Momento +

Uma das duas vagas restantes na Série B de acesso à Série A do Campeonato Brasileiro pode ficar com o Cuiabá com 85,9% de chances

Publicados

em

As  duas vagas que restam na Série B, com vistas ao acesso à Série A do Brasileirão 2021, são disputadas por 11 times.

Um deles é o Cuiabá EC, que tem 55 pontos. Nesta quinta-feira (14), a equipe enfrenta o Guarani, na Arena Pantanal, pela 35ª rodada.

Um levantamento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no entanto, aponta que o Cuiabá tem 85,9% de chances de acesso. As outras equipes com maiores probabilidades de subirem de divisão são: CSA (4º – 45.7%) e Juventude (5º – 40.1%).

Além de Cruzeiro e Avaí, outros com chances matemáticas são: Guarani (6º, com 48), Ponte Preta (7º, com 48), Operário (8º, com 48), Brasil de Pelotas (10º, com 47), CRB (11º, com 46) e Sampaio Corrêa (12º, com 45).

A partir daí, os outros times têm chances quase nulas ou não tem mais possibilidade de acesso.

 A elite do futebol brasileiro já tem definidos dois novos representantes para a temporada 2021. Na terça-feira (12), América-MG e Chapecoense conquistaram os resultados que precisavam na 34ª rodada, e contaram com tropeços de CSA e Juventude para garantir acesso à Série A por antecedência.

Leia Também:  AÇÚCAR: Ritmo de negócios cresce, mas preço segue enfraquecido

Agora, 11 times lutam por duas vagas nas quatro rodadas restantes.

Na liderança, o time mineiro foi o primeiro a sacramentar retorno ao Brasileirão (de onde caiu em 2018), após empatar em 0 a 0 com o Náutico, em Recife (PE), e chegar aos 67 pontos.

É o quarto acesso americano na era dos pontos corridos da segunda divisão, o que o torna recordista de ascensões ao lado de Sport e Avaí. A Chape precisava vencer o Figueirense: ganhou por 2 a 1, na Arena Condá, e chegou a 66 pontos.

Os dois times não podem ser ultrapassados pelo Juventude (5º, com 52 pontos). Das onze equipes que lutam por duas vagas, algumas têm mais chances e outras precisam praticamente de um milagre.

E ainda existem duas partidas a serem disputadas nesta quarta, pela 34ª rodada, que podem definir cenários para Cruzeiro e Avaí.

A Raposa está em 13º, com 44 pontos, e enfrenta o lanterna Oeste em casa, para chegar a 47, dar salto na tabela e ficar a 5 pontos do G-4.

Em outro jogo desta quarta, o Avaí (9º, com 47) precisa vencer o Vitória (que luta contra o rebaixamento) para encostar no pelotão de cima.

Leia Também:  Cuiabá vence o Paraná em Curitiba na noite desta terça-feira e praticamente assegura sua vaga na Série A do Campeonato Brasileiro em 2021

Otavio Ventureli(da redação)

Momento +

De olho na vaga: Deputado Eduardo Botelho garante que tem apoio de 18 colegas para postular cadeira no Tribunal de Contas do Estado

Publicados

em

Apesar de ter negado qualquer intenção de ocupar o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas (TCE-MT), o presidente da Assembleia Legislativa Eduardo Botelho(foto) disse nesta terça-feira (18), que pelo menos 18 deputados estaduais apoiam sua ida para o órgão.

De acordo com Botelho, um levantamento realizado pela deputada estadual e vice-presidente da AL, Janaina Riva aponta para ‘torcida’ do democrata. O conselheiro afastado do TCE, Waldir Teis, entrou com pedido de aposentadoria em dezembro de 2020.

O requerimento encontra-se em tramitação no TCE, sob relatoria do presidente da Corte de Contas, Guilherme Antônio Maluf. Caso seja aprovado no TCE, o pedido ainda passará pelo governador Mauro Mendes .

“Esse não é o meu sonho, não é meu desejo. Acho que na Assembleia Legislativa, eu acho que posso ajudar muito mais”, disse em entrevista à rádio CBN. Segundo o chefe do Legislativo, o governador nunca teria pedido para que ele deixasse a Casa de Leis. Com a saída de Botelho, o comando da Casa de Leis ficaria aos cuidados da deputada.

Leia Também:  Dados revelam que depois do Amazonas, Mato Grosso é o segundo estado do País com maior índice de contaminação pelo coronavirus

“Evidentemente, ele deve querer mesmo porque eu estou lá fazendo o melhor, não é porque ele não confia na Janaina, time que está ganhando não se mexe. Ele [governador] falou assim: se você for, realmente, me avise com antecedência, deixou em aberto para eu ir”, comentou.

Os planos do deputado, contudo, ainda não estão completamente definidos. Isso porque o parlamentar não descartou tentar se eleger mais uma vez para o parlamento estadual, mas revelou a possibilidade de voos maiores no futuro, ao lado do governador Mauro Mendes.

“Talvez eu possa me candidatar à reeleição, mas talvez eu possa ser vice do governador Mauro Mendes em 2022, tudo é possível”, declarou.

Botelho ainda citou o nome de outros deputados estaduais que estariam interessados na vaga no TCE, dentre eles os deputados Dilmar Dal Bosco, Sebastião Rezende, Dr. João e Wilson Santos .

 

 

Otavio Ventureli(da redação com assessoria)

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA