Momento +

Emenda à reforma da previdência de Cuiabá garante aposentadoria integral à servidores com doenças incapacitantes

Publicados

em

O vereador cuiabano, Diego Guimarães(foto) apresentou uma emenda à Reforma da Previdência municipal, que foi aprovada pelos colegas parlamentares, que garante o pagamento integral da aposentadoria para servidores que sejam acometidos de Lúpus Eritematoso Sistêmico ou outras doenças raras, desde que incapacitante.

O vereador explica que foi procurado por servidores já aposentados e outros no exercício de suas funções que manifestaram a preocupação quanto ao cálculo do recebimento dos proventos no período de sua aposentadoria.

Em alguns casos os servidores recebem 67% a menos do salário que recebiam quando estavam em exercício. A diminuição dos recursos dificulta principalmente a manutenção da doença, uma vez que os recursos não são suficientes para custear o tratamento clínico e compra de remédios.

Atualmente já fazem parte do rol de assegurados servidores que são acometidos por tuberculose ativa, alienação mental, neoplasia maligna, cegueira, hanseníase, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose, anquilosante, nefropatia grave,estado avançado de doença de Paget (osteíte deformante), síndrome da deficiência imunológica adquirida – AIDS, contaminação por radiação (com base em conclusão da medicina especializada). Com a emenda do parlamentar também serão incluídos os pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico ou outras doenças raras.

Leia Também:  Prefeito de Sorriso MT sanciona Lei que cria no Municipio o Alvará Fácil visando desburocratizar o processo de autorização para execução de obras

Na justificativa do projeto o vereador ressalta que a lei previdenciária apresentada anteriormente não abrangia tais doenças. “Algumas doenças raras podem atingir múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. Em casos mais graves, se não tratadas adequadamente, podem matar,conforme informações do Ministério da Saúde. Essa emenda visa alterar a redação da acrescentando ao artigo 13 da referida lei, no rol taxativo, o Lúpus Eritematoso Sistêmico ou outra doença rara, desde que incapacitante”.

 

 

Otavio Ventureli(assessoria)

Momento +

Resultado de 1 x 0 sobre o Grêmio na noite desta quinta marca a primeira vitória do Leão da Ilha no Campeonato Brasileiro e afunda os gaúchos

Publicados

em

O Sport venceu o Grêmio por 1 a 0 em um confronto marcado por chances de ambos os lados e um herói improvável.

O lateral-esquerdo Sander, que não costuma cobrar faltas pelo Leão, marcou aos 33 e garantiu a vitória.

O Tricolor ainda balançou as redes antes disso, com Thiago Santos, mas estava impedido. Resultado marcar primeira vitória do Rubro-negro e mantém rival na lanterna.

O Sport soma quatro pontos, deixa a zona de rebaixamento e assume a 11ª posição na tabela. O Grêmio, por outro lado, continua na lanterna da competição e é o único clube que ainda não pontuou.

O Sport visita o Juventude, às 20h30 do domingo(20), no Alfredo Jaconi. Enquanto o Grêmio enfrenta o Cuiabá, no Presidente Dutra, na capital de Mato Grosso, às 16h do mesmo dia.

Sander não costuma assumir as cobranças de falta no Sport. Mas dessa vez fez. Aos 33 minutos, o lateral-esquerdo mandou por cima da barreira e abriu o placar pelo Leão e garantiu a vitória dos pernambucanos.

 

 

Otavio Ventureli(da redação esportes)

Leia Também:  Mato Grosso apresenta reduções de homicídios dolosos, feminicídios, roubos e furtos
Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA