O senador Wellington Fagundes (PL-MT) reafirmou, nesta quarta-feira (09/04), seu compromisso com o desenvolvimento tecnológico e a qualificação profissional em Mato Grosso ao solicitar apoio institucional e financeiro da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para a criação do Parque Tecnológico de Cuiabá, o TecParque. O projeto, com foco principal no setor agroindustrial, foi apresentado durante uma reunião em seu gabinete em Brasília, com a presença do presidente da Finep, Celso Pansera; Carlos Braguini, diretor do Senai-MT; a deputada estadual Janaina Riva; e Sílvio Rangel, presidente do Sistema Fiemt.
Preocupado com a qualificação de mão de obra no estado, Fagundes destacou que o TecParque será uma ferramenta essencial para atender a crescente demanda tecnológica do setor. “Este parque tecnológico vai gerar soluções inovadoras para o desenvolvimento do setor agroindustrial, acelerando o crescimento do estado por meio de pesquisa, capacitação e inovação. É inaceitável que um estado tão rico como Mato Grosso tenha dificuldade em encontrar profissionais qualificados para trabalhar em sua economia”, afirmou o senador.
O TecParque será localizado em Cuiabá e terá como foco a formação de profissionais de nível superior, com ênfase em engenharia, pós-graduação e cursos de extensão. Além da qualificação acadêmica, o parque também será um centro de soluções inovadoras, serviços especializados, assessorias técnicas e projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), especialmente voltados para empresas e empreendedores do setor agroindustrial.
A Finep, tradicional parceira do Senai em todo o Brasil, poderá financiar os investimentos necessários para a implementação do parque e também contribuir com discussões técnicas e científicas que fortalecerão a qualificação dos trabalhadores da região.
Sílvio Rangel, presidente do Sistema Fiemt, destacou a importância do projeto para o estado. “Mato Grosso, essencialmente agrícola, precisa avançar na agregação de valor às cadeias agroindustriais. Estamos saindo dessa reunião com a certeza de que o senador Wellington abrirá portas importantes, e, em maio, o presidente da Finep virá ao estado para conhecer de perto nosso projeto”, afirmou Rangel.
Por fim, o senador Wellington Fagundes enfatizou a relevância de contar com instituições como o Senai, que promovem o conhecimento, a inovação e o avanço tecnológico. “O Senai criou um projeto que será um sucesso e tem meu total apoio. Sei que a nossa economia só avançará quando qualificarmos as pessoas, e este é um passo fundamental para isso”, concluiu Fagundes.
Por:Assessoria