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5 alternativas fáceis para controlar definitivamente a ansiedade

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5 alternativas fáceis para controlar definitivamente a ansiedade
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5 alternativas fáceis para controlar definitivamente a ansiedade

Os sintomas de ansiedade andam aumentando cada vez mais entre a população. De acordo com a pesquisa Women’s Forum, realizada pela Ipsos com entrevistados dos países do G7 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) e divulgada no final de 2020, as mulheres têm sido mais afetadas por estresse, medo e um sentimento de desamparo do que os homens, desde o início da pandemia.

A pesquisa aponta que 40% das mulheres afirmaram ter menos tempo para si, contra 34% dos respondentes do gênero masculino. Na publicação, 49% das participantes relataram que não conseguem dedicar tempo suficiente para garantir que estão em boa saúde.

Conheça algumas alternativas para aliviar essa sensação de preocupação intensa, respiração mais rápida, sudorese , dificuldade para dormir e receios de situações futuras:

Invista em chás medicinais

Invista em chás medicinais
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Erva-cidreira: fonte de nutrientes e substâncias sedativas. Sua ação calmante auxilia no tratamento da insônia, enquanto ajuda na diminuição do estresse.

Passiflora: conhecida por ser a flor do maracujá, existem diversos tipos de passiflora, como a incarnata, edulis, alata e quadrangulares. Ela ajuda a promover um humor mais equilibrado e combate o estresse e a insônia.

Manjericão: famoso por fazer parte das “sete ervas de proteção”, devido ao seu grande poder místico contra as energias e os pensamentos negativos , proporciona sensação de tranquilidade, paz e bem-estar. O ideal é ingerir o chá de manjericão após as refeições.

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Óleos essenciais

Óleos essenciais
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Segundo a aromaterapeuta Gabriela Eloy, os óleos muitas vezes possuem efeito acalmante e devem ser manipulados com cuidado. “Eles precisam ser utilizados sempre diluídos (de preferência entre 0,5% até no máximo 2% em uso caseiro — sem acompanhamento terapêutico). Jamais utilizar puro sobre a pele, nem mesmo na palma das mãos”, aconselha a profissional.

Pensando na ansiedade o óleo de camomila é um poderoso ansiolítico e calmante, elimina a inquietação e tem ação revitalizadora. Trabalha a intolerância, demonstra combater o mau humor e frustrações.

Já a bergamota LFC é multifuncional, trabalha a sensação de bem-estar, acolhimento e otimismo, reduz a ansiedade, a tensão muscular e ajuda a desenvolver autoconfiança.

Com excelente ação calmante, a lavanda atua na redução da ansiedade, esgotamento mental e físico. Também auxilia em distúrbios do sono, traz uma sensação de serenidade e clareza.

Alimentação equilibrada

Alimentação equilibrada
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O ideal é evitar a ingestão de açúcares e doces em geral, refrigerantes, sucos industrializados e energéticos, farinha branca, cafeína, bebidas alcoólicas, cereais refinados, gorduras ruins como os embutidos, fast foods, biscoitos recheados e comidas prontas.

De acordo com a nutricionista Viviane Gomes, alimentos ricos em magnésico, ômega-3, fibras, probióticos, triptofano, vitaminas do complexo B e C devem ser incluídos na dieta para auxiliar no controle da ansiedade. Eles atuam de diversas formas no corpo, desde melhorias no funcionamento do cérebro, regulação do sistema nervoso, produção de serotonina, ação antioxidante e equilíbrio da microbiota intestinal.

Exercício físico

Exercício físico
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Segundo o ortopedista Layron Alves, especialista em ombro e cotovelo, antes de começar a rotina de exercícios em casa é preciso se aquecer para evitar acidentes indesejados. “É importante se preparar e adaptar o corpo para os exercícios e, assim, evitar lesões, e trazer mais resistência e força para o organismo”.

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Faça atividades que te tragam uma sensação de bem-estar, dentro do seu limite físico e espaço adequado disponível. Lembre-se de usar roupas leves, calçado esportivo e procurar indicação profissional, se sentir que quer ir mais além.

Uma boa opção são vídeos de treinadores físicos nas redes sociais, apps e atendimento pago à distância.

Meditação guiada

Meditação guiada
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Uma boa noite de sono é parte essencial de um estilo de vida saudável e uma mente descansada. Manter uma rotina equilibrada favorece o desempenho ao longo do dia, diminui a sensação de cansaço e evita que você se sinta ansiosa.

A meditação te auxilia com exercícios de respiração, sentir mais a fundo seu corpo e ainda conseguir algumas respostas do seu eu-interior. Existem diversos aplicativos e vídeos disponíveis com meditações guiadas sobre temáticas e duração variadas.

São uma ótima alternativa para quem é iniciante e não está familiarizado com a técnica tradicional. Tente por uns 10 minutos por dia ou dias intercalados, e veja depois como isso melhora seu humor e ajuda a colocar os pensamentos em ordem.

Lembrando que em casos mais graves de ansiedade, considerados transtornos psíquicos, devem ser acompanhados por um profissional indicado.

Consultoria: João Bidu . Gabriela Eloy / aromaterapeuta, Viviane Gomes / nutricionista, Layron Alves / ortopedista.

Pesquisa : Women’s Forum

Fonte: IG Mulher

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Máscara de vaselina vira febre no Tiktok; conheça o slugging

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Máscara de vaselina vira febre no Tiktok
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Máscara de vaselina vira febre no Tiktok

Novidades no mundo da beleza é o que não faltam. Sempre movimentado por novas tendências, uma área que ganha cada vez mais força é a dos cuidados com a pele – o famoso skincare .

A febre do momento, que viralizou no aplicativo de vídeos Tiktok , se trata se um produto básico, que, até então, nem era tão popular: a vaselina. Com a proposta de continuar cuidando do rosto mesmo durante o sono, o truque chamado “slugging” consiste em passar uma camada generosa do produto na face, deixando mesmo um aspecto bem pegajoso (o que justifica seu nome, que tem a ver com lesma), como uma máscara .


Essa nova skincare gosmenta já virou tendência, por isso conversamos com o médico dermatologista e membro da Doctoralia, Dr. Érico Pampado Di Santis, para conhecer os benefícios e malefícios desse produto para a pele e descobrir quais são suas indicações. Será mesmo que serve para todo mundo?

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Vaselina
A vaselina costumava ser usada para hidratar os lábios – Shutterstock

A vaselina sólida também conhecida como petrolatum, é normalmente utilizada em manipulações de alguns produtos quando há a intenção de deixá-lo com aspecto mais amanteigado, segundo o especialista. Além disso, ele explica que sua indicação é para peles excessivamente ressecadas ou acometidas por alguns tipos de psoríase e regiões do corpo que já são naturalmente secas, como pés e mãos. Logo, o uso da substância em peles oleosas ou acneicas não é indicado, pois, poderá desobstruir os poros.

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O médico alerta sobre o uso excessivo da substância. “Pode obstruir os poros e a saída das secreções naturais da pele. Em áreas que já produzem sebum (oleosidade natural da pele), o uso pode aumentar essa produção, podendo causar acne ou dermatite seborreica, por exemplo”.

Aderir a essa hidratação noturna não é uma recomendação médica frequente devido à face já ser uma área mais oleosa, conta Dr. Érico. Entretanto, há exceções em casos específicos. “Após a realização de alguns procedimentos como laser ou peelings, ou em casos de acidentes como queimaduras, sob orientação do dermatologista para auxiliar na recuperação”, explica.

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Como foi visto, o slugging é considerada a última etapa da skincare, vez que o truque é tratar a pele mesmo durante o sono. Diferente dessa recomendação popular, o dermatologista enfatiza que a vaselina não é um bom hidratante facial de rotina, portanto só deverá ser usada quando receitada por um profissional da área. “O mercado já oferece uma gama diversa de produtos mais compatíveis com a região da face que podem se encaixar na rotina de hidratação diária, conforme o tipo de pele de cada um”, conclui o médico.

Ressaltamos a importância de sempre consultar um dermatologista antes de usar algum produto, porque cada pele reagirá de uma forma diferente. O uso indevido pode não gerar os resultados esperados e causar efeitos colaterais, como alergia, por exemplo.

Fonte: IG Mulher

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