MULHER

Açaí: mitos e verdades sobre o consumo da fruta para a saúde

Publicados

em


source

Alto Astral

undefined
Reprodução: Alto Astral

Açaí: mitos e verdades sobre o consumo da fruta para a saúde

O açaí é uma das primeiras opções que vem em mente quando pensamos em uma sobremesa refrescante e saudável, já que é uma fruta extremamente saborosa e fonte de substâncias positivas para o organismo. Apesar disso, é preciso esclarecer alguns mitos e verdades para entender melhor os benefícios desse alimento tão popular e adorado no nosso país.

Nativo da Amazônia, ele é rico em vitamina E, fibras, cálcio, magnésio e potássio, além de possuir grande poder antioxidante. Estudos apontam que consumir 100 gramas de polpa de açaí duas vezes ao dia estimula a redução de glicemia, insulina e colesterol ruim. Para tirar algumas dúvidas, Jefferson Oliveira Domingos, fundador do Villa Roxa, empresa especializada em açaí e alimentação saudável, explica os mitos e verdades sobre o fruto. Confira!

Mitos e verdades sobre o açaí

Açaí: mitos e verdades sobre o consumo da fruta para a saúde
Foto: Shutterstock

Açaí rejuvenesce

Verdade! Além de conter uma alta dose de antioxidantes, o fruto é capaz de retardar o envelhecimento . Pesquisas indicam que o açaí é 33 vezes mais eficaz do que o vinho tinto ou a manga nesse sentido. Para completar, ele também possui a capacidade de combater células cancerígenas.

Leia Também:  Banhos dos Orixá: Conte com o poder dessas divindades

É muito calórico e engorda

Mito! A polpa em si não impacta no peso (100 gramas de açaí têm apenas 60 calorias). Ou seja, é um produto de baixo teor calórico. Na verdade, o que pode engordar é o xarope de guaraná que é acrescentado ao fruto para que fique mais doce. Esse tipo de consumo é maior no Sudeste, onde as pessoas costumam também adicionar frutas, paçoca, leite condensado, leite em pó e outros acompanhamentos.

Ajuda no controle do diabetes e colesterol

Verdade! O diabetes mellitus tipo 2 pode ser controlado e prevenido com a ajuda da fruta, pois ela é rica em lipídios e fibras e pobre em carboidratos. Outra vantagem é o baixo índice glicêmico, que evita os picos de glicemia. Também contém propriedades hipocolesterolêmicas, que atuam na redução do colesterol e melhoram o equilíbrio entre colesterol bom (HDL) e ruim (LDL).

Poderosa fonte de ferro

Mito! Apesar de seus pontos positivos, a quantidade de ferro encontrada em 100 gramas do fruto é somente 1,5 mg. Essa é uma concentração baixa se comparada a outros alimentos como o feijão, que possui quase 6 mg em uma xícara.

Leia Também:  7 ideias de tatuagens que significam liberdade para você se inspirar

Boa opção para antes da atividade física

Verdade! Por conter diversas vitaminas e minerais, o alimento garante uma dose extra de energia durante o exercício. Por outro lado, é bom se lembrar de não exagerar nas porções e consumi-lo sem o xarope de guaraná. Caso queira incrementar a refeição, uma ótima dica é bater a polpa com uma banana e adoçar com mel .

Pode transmitir Doença de Chagas

Verdade! A má higienização do fruto após a colheita pode fazer com que transporte ovos de barbeiro – inseto que transmite a doença. Por isso, é essencial confiar na procedência do produto comprado.

Para evitar que isso aconteça, ele deve ser colocado de molho em uma composição que retira todas as impurezas. Depois, passar por três tanques de lavagem para que seja feita a despolpa. Feito isso, deverá ser congelado a uma temperatura de 45° negativos. Essa fase só pode ser realizada após o processo de limpeza e higienização, eliminando o risco de transmissão da doença.

Leia bem o rótulo e dê sempre preferência para o açaí pasteurizado !

Consultoria: Jefferson Oliveira Domingos, fundador do Villa Roxa | Texto: Gabriel Gameiro/colaborador/ SportLife | Edição: Giovane Rocha, Milena Garcia e Renata Rocha

Fonte: IG Mulher

Propaganda

MULHER

Água com cristal: energize seu corpo com essa técnica incrível

Publicados

em


source

Alto Astral

undefined
Reprodução: Alto Astral

Água com cristal: energize seu corpo com essa técnica incrível

Você já deve ter visto pelo Instagram, em lojas esotéricas ou na casa de alguém… As garrafas de água com cristal se tornaram verdadeiras febres no começo de 2019 – e continuam em alta desde então. A promessa é que, além de ajudar em uma vida mais saudável, elas também colaboram na purificação do corpo e equilíbrio astral .

As fabricantes garantem que a técnica possui diversos benefícios para o bem-estar, como a redução da insônia, dores de cabeça, estresse; fortalecimento da imunidade e emoções; rejuvenescimento da pele. Suas ações místicas estão diretamente relacionadas às vibrações internas e estabilidade espiritual.

Desenvolvida e comercializada por várias marcas, a garrafa de água com cristal pode ser encontrada por valores acima de cem reais. Sua produção, geralmente, é feita com vidro borossilicato (resistente à mudança de temperatura) e aço inoxidável. Já as pedras devem sofrer um processo especial de lapidação, não podendo ter qualquer fissura ou desgaste.

Leia Também:  Conheça Cacai Bauer, influenciadora com Síndrome de Down que brilha nas redes

Entre os cristais mais comuns estão a ametista, citrino, ônix e quartzos rosa, verde e fumê. O mais recomendado é encher o recipiente antes de dormir e deixar a infusão agir durante a noite, como um elixir. Assim, sua composição e vibração são transmitidas por completo para o líquido. Saiba mais!

Limpeza e conservação 

Além de garantir que a pedra esteja bem fixa e sem qualquer rachadura, manter a garrafa limpa é essencial. Enxaguar constantemente, remover pequenos resíduos com panos e deixar secar naturalmente é o mais recomendado.

Os cristais são removíveis e, para não perderem seu poder terapêutico, devem ser lavados com sal grosso em água corrente, no intervalo de 15 em 15 dias. Banhos de sol e/ou lua também são indicados para energizá-los.

Médicos não relatam qualquer problema com a técnica ou ingestão do líquido. Mas, caso fique na dúvida, vale consultar um especialista de sua confiança.

Há controvérsias sobre a água com cristal?

Alguns especialistas afirmam que a mistura não possui qualquer efeito sobre o corpo ou a mente. O próprio consumo de água por si só já traz os benefícios necessários para uma vida mais saudável. Ou seja, para eles, a técnica serviria apenas como “efeito placebo”.

Leia Também:  Como é a vida de uma enxadrista?

No entanto, partindo do princípio de que, ao beber a infusão, a pessoa acreditará nos seus efeitos positivos, eles serão ativados. Isso sem contar que é um incentivo a mais para o consumo constante de água.

Como energizar cristais em casa

Além da garrafa, também é possível limpar e energizar seus outros cristais em casa. Tudo o que você precisa é de sal grosso e um copo de vidro com água. Basta misturar, colocar a pedra no líquido e deixar descansando por meia hora ou pelo tempo que sentir necessidade.

Depois, enxágue o cristal em água corrente e deixe secar em exposição direta ao sol, se for possível, por 20 minutos no máximo. Caso prefira, faça a energização utilizando a luz da lua, especialmente na fase cheia .

Por fim, coloque-o entre as mãos, feche os olhos e programe mentalmente o que deseja receber ou potencializar, de forma intuitiva . Peça com fé!

Texto: Vítor Ferreira | Edição: Mariana Oliveira e Renata Rocha

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA