MULHER

Arroz integral: vantagens e diferenças em relação ao branco

Publicados

em


source

Alto Astral

undefined
Reprodução: Alto Astral

Arroz integral: vantagens e diferenças em relação ao branco

Ao comparar a quantidade de calorias do arroz integral , o valor energético é um pouco menor do que a versão branca. Entretanto, quando analisamos os aspectos nutricionais, a diferença é imensa. Isso porque os benefícios do arroz integral são inúmeros em relação ao outro.

“Trata-se de um grão descascado não-polido que preserva todos os seus nutrientes. Contém textura fibrosa, sabor amendoado e requer um cozimento mais longo. Possui proteínas, sais minerais, entre eles, fósforo, ferro e cálcio, vitaminas do complexo B, fibras e maior quantidade de gordura benéfica à saúde “, explica a nutricionista Caroline de Salve. Saiba mais!

Benefícios do arroz integral

Arroz integral: vantagens e diferenças em relação ao branco
Foto: Shutterstock

Auxilia no processo digestório

Os grãos integrais possuem uma quantidade muito maior de fibras em relação aos brancos. Essa característica colabora com o bom funcionamento do intestino, o que interfere diretamente na função metabólica do organismo e na perda de peso.

As fibras insolúveis ainda apresentam mais benefícios. “Como a parte do grão com a maior quantidade de nutrientes é preservada, o sistema gastrointestinal é estimulado. Dessa forma, aumenta o período de saciedade e facilita seu processo digestório”, afirma a especialista.

Leia Também:  Eclipse Lunar em Gêmeos: como o último eclipse lunar do ano pode te afetar

Combate o colesterol

A grande presença de ômega 3 e magnésio é outro ponto positivo do consumo de arroz integral. O primeiro contém óleos bons para o coração, que ajudam a reduzir o índice de colesterol. Já o mineral, além de auxiliar no combate ao colesterol ruim, promove benefícios na formação dos ossos, evitando a desmineralização óssea e prevenindo problemas como a osteoporose.

Previne doenças

O arroz é rico em vitaminas, principalmente as do tipo B, que fortalecem o sistema imunológico do corpo. A presença da vitamina do tipo E também é importante, pois leva o alimento a atuar como antioxidante e evitar doenças como o Alzheimer e o Parkinson.

Ajuda a emagrecer

Além de produzir uma sensação maior de saciedade, que leva a pessoa a ingerir uma quantidade menor de alimentos, o grão integral dá uma mãozinha no processo de emagrecimento .

“O arroz integral possui baixo índice glicêmico, ou seja, é convertido em açúcar no sangue lentamente, ao contrário do arroz branco. Ele prolonga a energia e garante mais saciedade, sendo um grande aliado da dieta. E é excelente para os diabéticos, pois melhora seu metabolismo e ainda protege o sistema nervoso, por conter vitamina B1″, esclarece a profissional.

Leia Também:  Descubra como cada signo demonstra que está interessado

Antioxidante

A presença de selênio nos grãos é outro benefício do arroz integral. O mineral é importante, pois atua como antioxidante e anticoagulante. Também ajuda na manutenção do ciclo de vida das células, pois colabora com a tendência à apoptose, que é a morte natural e programada das células, completando seu ciclo. Esse mecanismo é importante na prevenção de doenças como o câncer.

Agora que você já conhece as vantagens do arroz integral , inclua esse grão no seu cardápio diário e aproveite os seus benefícios!

Texto: Bruno Ribeiro/colaborador/SportLife | Edição: Matheus Santos e Renata Rocha

Fonte: IG Mulher

Propaganda

MULHER

Cuidados com as plantas no calor: 7 dicas simples para o verão

Publicados

em


source

Alto Astral

undefined
Reprodução: Alto Astral

Cuidados com as plantas no calor: 7 dicas simples para o verão

Também faz parte do imenso grupo de pessoas que resolveu comprar mais plantinhas nesta quarentena? Talvez você ainda não tenha passado por todas as épocas do ano com elas e não saiba que necessitam de alguns cuidados especiais no verão. Algumas espécies podem ficar desidratadas ou abafadas na estação que está chegando, além de mais suscetíveis às pragas. Para evitar que isso aconteça, mantendo-as saudáveis em todos os momentos, separamos algumas dicas básicas para preservar as plantas no calor desde já. Confira!

Truques para manter as plantas bonitas no calor

Cuidados com as plantas no calor: 7 dicas simples para o verão
Foto: Shutterstock

Horário certo para regar

Você sabia que existe uma hora correta para regar as plantas no calor ? Isso porque, se você deixar para realizar a tarefa quando o sol estiver muito forte, elas acabarão “cozinhando” nesse momento. O ideal é reservar os períodos da manhã ou final da tarde, evitando problemas.

Outra dica fundamental é fazer isso aos poucos, afinal, você não quer que a planta absorva toda a água de uma vez e fique com a terra seca mais tarde, certo? A sugestão é molhar a plantinha devagar ou até mesmo investir em um borrifador.

De olho (ou dedo) na hidratação

A moda de cultivar plantas dentro de casa é recente, mas o truque do “dedômetro” já existe há tempos. A técnica nada mais é do que, literalmente, colocar os dedos na terra para identificar as necessidades dela naquele momento. Via de regra, se estiver seca, significa que a planta já tomou toda a água e está precisando de uma nova rega. Caso contrário, você deve repetir o teste nos próximos dias.

Leia Também:  Descubra como cada signo demonstra que está interessado

Aposte nesse truque antigo até conhecer o intervalo ideal entre as regas de cada planta no calor. Estar atenta aos sinais emitidos por suas plantinhas, assim como a mudança de cor ou aparência, é fundamental para mantê-las vivas e saudáveis no verão .

Não esqueça as folhas

Nem só a terra precisa de atenção especial durante os dias mais quentes, não é mesmo? A dica é não se esquecer das folhas na hora da hidratação. Para garantir que elas recebam toda a água que necessitam, você também pode borrifar direto na superfície. Faz toda a diferença!

Momento de adubar

O verão é considerado a melhor época do ano para adubar as plantas, pois é nessa estação em que os nutrientes do solo são metabolizado e absorvidos rapidamente. Portanto, aproveite os dias quentes para renovar o adubo e remover a terra seca dos vasinhos ou do jardim.

Cuidado com as pragas

As práticas para evitar fungos e bactérias devem ser redobradas durante os dias quentes, já que as pragas aproveitam o calor e a umidade para se instalarem nas plantas . Para espantá-las, priorize os métodos naturais, que são menos agressivos à saúde das plantas e ao ambiente; como a aplicação de canela em pó na terra, por exemplo.

Leia Também:  Bruna Marquezine surge com novo cabelo e posta foto de biquíni cavado

Mova a planta de lugar

Cada planta precisa receber uma determinada quantidade de luz solar por dia. Acontece que, com a mudança de estação, a posição do sol também se altera, afetando a iluminação das plantinhas. Sendo assim, para que elas não fiquem muito tempo no escuro ou embaixo do sol forte, a dica é movê-las para outro canto da casa, se possível, sempre seguindo as recomendações de cuidados para cada espécie.

Plantas mais recomendadas

Ninguém vai renovar todo o estoque de plantas da casa ou cultivar um novo jardim só por conta da mudança de estação, né? Ainda assim, se você estiver pensando em adquirir vasos novos neste momento e quer saber quais são aquelas que adoram um calorzinho, para não precisar se preocupar, existem algumas espécies mais indicadas… Suculenta, bromélia, zamia, cacto, avelós, norantea, orquídea borboleta, entre outras. Aproveite!

Você conhecia algum desses cuidados com as %img-replaced%plantas no %img-replaced%calor ? Já pode começar a colocá-los em prática hoje mesmo, vendo suas plantinhas lindas e saudáveis em qualquer estação!

Texto: Milena Garcia | Edição: Renata Rocha

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA