MULHER

Benefícios do gengibre: conheça o poder medicinal dessa raiz

Publicados

em


source

Alto Astral

undefined
Reprodução: Alto Astral

Benefícios do gengibre: conheça o poder medicinal dessa raiz

O gengibre é uma raiz muito potente que possui inúmeros benefícios para o nosso organismo. Não é à toa que ele é usado não só na culinária, mas também na medicina. As substâncias presentes em sua composição agem diretamente nos receptores celulares, tornando-o antioxidante, anti-inflamatório e um aliado para quem quer perder peso . Confira!

Benefícios do gengibre para o corpo humano

A médica ortomolecular Tamara Mazaracki explica que o gengibre pode ser usado para tratar náuseas e enjoos, tanto de movimento quanto de gravidez. Além disso, ele ainda promove a saúde cardiovascular, reduz os níveis de colesterol ruim (LDL), os triglicerídeos e a formação de aterosclerose (placas de gordura) e outras substâncias que se acumulam nas paredes das artérias.

“É indicado para dores articulares, ajuda na saúde do trato gastrointestinal, alivia cólicas, reduz gases, age na diarreia, melhora a produção de bile, estimula o sistema imunológico, tem ação anticancerígena , protege contra bactérias e fungos e ajuda na perda de peso”, complementa.

O gengibre também é ótimo para melhorar a digestão, pois regula o pH do estômago e a produção de enzimas digestivas: “Ele estimula a motilidade gastrointestinal. A combinação desses dois efeitos permite que nutrientes essenciais sejam absorvidos rapidamente”.

As vantagens do gengibre não param por aí! De acordo com a nutricionista Talita da Mata, por seu aspecto refrescante, os cristais da raiz são indicados para combater o mau hálito. Além disso, ajuda a aliviar a cólica menstrual e a ressaca. “Para ser mais eficiente ao aliviar a cólica, utilize-o em forma de óleo e massageie a região. Como ele aquece o corpo, auxilia a diminuir as dores e desconfortos. E, como ajuda na desintoxicação do fígado, é interessante utilizá-lo em sua forma fresca, consumindo em pedacinhos ou fazendo um chá para diminuir a ressaca. A quantidade dependerá de cada caso”, afirma.

Leia Também:  Armazenamento de leite materno: saiba como fazer de forma adequada

Gengibre para o emagrecimento

Estudos sugerem que o gengibre também é um agente termogênico, ou seja, ajuda o corpo a queimar calorias armazenadas em forma de gordura. Segundo Tamara, pesquisadores da Universidade de Maastricht , na Holanda, comparam o efeito do gengibre ao da cafeína, por ajudar a emagrecer.

“Ele pode aumentar a taxa metabólica do corpo e é recomendado para o tratamento da obesidade. Além disso, há relatos de que o gengibre pode acelerar o metabolismo em até 20%, o que ajuda a queimar a gordura armazenada no corpo. Isso não só se traduz em perda de peso, mas também pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides. Ele também atua na saciedade”, comenta.

Ainda segundo a nutróloga, um estudo feito no Japão e publicado em 2008 no Journal of the Pharmaceutical Society of Japan diz que o gengibre cria termogênese, uma ação que faz o metabolismo aumentar: “Na pesquisa, ratos que foram alimentados com extrato de gengibre perderam peso, mesmo mantendo uma dieta com alto teor de gordura. Sem contar que o gengibre aumenta a produção de bile, que é diretamente responsável pela digestão de gorduras”.

O poderoso chá de gengibre

Acreditava-se que o mecanismo para promover a perda de peso seria a melhora da digestão e da taxa metabólica. No entanto, uma nova forma com que o gengibre ajuda no emagrecimento foi descoberta em um estudo publicado em 2012 na revista Metabolism , feito pela Universidade de Columbia com 10 homens adultos saudáveis, mas com excesso de peso. Eles tomaram o chá da raiz (preparado com 2 gramas de pó de gengibre seco) no café da manhã em dias alternados.

Os pesquisadores monitoraram a sensação de fome durante o dia (com ou sem o chá de gengibre) e, também, as calorias queimadas. Os resultados mostraram que houve um efeito significativo sobre a sensação de saciedade de quem o consumiu. O uso do chá reduz o apetite, sendo uma maneira eficaz de evitar a ingestão de calorias em excesso, o que também contribui para a perda de peso.

Leia Também:  Tatá Werneck critica elogios a Rafael Vitti por cuidar da filha: "Só é pai"

Como incluir o gengibre na dieta?

O gengibre pode ser acrescentado em chás de diversas outras ervas, biscoitos, bolos, pudins, balas ou até mesmo no preparo de sopas, carnes, aves, pescados e legumes. Também pode ser tomado como chá puro e incrementar shakes e vitaminas. Uma maneira muito prática é acrescentá-lo na forma de pó desidratado em sucos e vitaminas (1 colher de café).

Existem contraindicações?

Apesar de o gengibre ter muitos benefícios, quem exagera na dose pode sentir azia, refluxo, queimação, diarreia e irritação da boca. “Os efeitos colaterais do gengibre são raros e ele é considerado uma erva segura. Quem tem cálculos biliares não deve usá-lo, porque ele estimula a função do fígado e pode causar uma crise. Pessoas que tomam medicação anticoagulante também devem evitar seu uso, pois pode potencializar a ação do remédio. O mesmo vale para quem faz uso crônico de aspirina, o que poderia levar a um sangramento digestivo”, alerta Tamara.

Segundo a médica, gestantes e diabéticas também devem tomar cuidado: “Quem tem problemas cardíacos ou dificuldades na coagulação deve evitar o gengibre. Mulheres grávidas não devem tomar mais de 1 grama por dia da raiz. Diabéticas em uso de hipoglicemiantes devem ser monitoradas, já que pode reduzir o nível de açúcar no sangue. O mesmo é válido para quem toma anti-hipertensivos, pois pode baixar a pressão”, conclui.

Consultoria: Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular; Talita da Mata, nutricionista | Edição: Mariana Oliveira e Renata Rocha

Fonte: IG Mulher

Propaganda

MULHER

Aumenta o som! Conheça o samba de cada signo

Publicados

em


source

João Bidu

undefined
Larissa Silva

Aumenta o som! Conheça o samba de cada signo

No dia 2 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Samba . Esse gênero encanta as pessoas há anos e é perfeito para levantar o astral. Saiba qual samba mais combina com cada signo e não esqueça de aumentar o som ! Aproveite este dia para dançar esses sambas que marcaram época.

+ Inscreva-se no Clube João Bidu e receba conteúdo exclusivo! Basta baixar o app do Telegram no seu celular e entrar neste  LINK !

Dia Nacional do Samba: conheça o samba de cada signo

Áries – Preciso me encontrar (Cartola)

A liberdade de Áries combina com os versos de Cartola. Viva intensamente, Áries, e aproveite cada dia com muito otimismo.

“Quero assistir ao sol nascer

Ver as águas dos rios correr

Ouvir os pássaros cantar

Eu quero nascer

Quero viver”.

Touro – Porta aberta (Luiz Ayrão)

Às vezes um amor chega de repente e muda tudo, principalmente em um coração descuidado como é o de Touro. Só o samba pode ajudar a colocar em ordem esses corações bagunçados.

“Pela porta aberta

De um coração descuidado

Entrou um amor em hora incerta

Que nunca deveria ter entrado

Chegou, tomou conta da casa

Fez o que bem quis e saiu”

Gêmeos – Desde que o samba é samba (Caetano Veloso)

Essa música é um exemplo de como a pessoa de Gêmeos coloca a tristeza para correr. Ao lado dela, a felicidade e o bom humor reinam.

“Solidão apavora

Tudo demorando em ser tão ruim

Mas alguma coisa acontece

No quando agora em mim

Cantando eu mando a tristeza embora”

Câncer – Deixa eu te amar (Agepê)

Só uma pessoa de Câncer sabe o que é viver intensamente uma paixão. A música de Agepê é uma poesia que traduz esse sentimento.

Leia Também:  Saiba como usar o tarot ao seu favor nas magias

“Quero saciar a minha sede

No desejo da paixão que me alucina

Vou me embrenhar nessa mata só porque

Existe uma cascata que tem água cristalina”

Leão – Coisinha do Pai (Beth Carvalho)

Quem é desse signo pode usar a música de Beth Carvalho para exaltar a si mesmo. Então, Leão, aumente o som e cante se olhando no espelho! Mostre para si o quanto você se ama.

“Você vale ouro todo o meu tesouro

Tão formosa da cabeça aos pés

Vou lhe amando lhe adorando

Digo mais uma vez

Agradeço a Deus por que lhe fez”

Virgem – Ex amor (Martinho da Vila)

Não é sempre que um amor dá certo, mas isso não é o fim do mundo para a pessoa de Virgem. Ela transforma a experiência triste em aprendizado.

“Eu lamento, mas não deu…

Nos desgastamos

Transformando tudo em dor,

Mas mesmo assim

Eu acredito que valeu”

Libra – Mulheres (Martinho da Vila)

Esse signo é conhecido por ser indeciso, até na hora de escolher um amor. Por isso, pode namorar várias vezes até encontrar a pessoa certa.

“Procurei em todas as mulheres a felicidade

Mas eu não encontrei e fiquei na saudade

Foi começando bem mas tudo teve um fim

Você é o sol da minha vida a minha vontade

Você não é mentira você é verdade

É tudo que um dia eu sonhei pra mim.”

Escorpião – Tá escrito (Grupo Revelação)

A pessoa do signo de Escorpião tem fé que a sua estrela irá brilhar. Esse é o jeito transformador de Escorpião, que pode renascer nos momentos de aflição.

“Erga essa cabeça, mete o pé e vai na fé

Leia Também:  Casal com diferença de idade de 53 anos vende vídeos adultos na internet

Manda essa tristeza embora

Basta acreditar que um novo dia vai raiar

Sua hora vai chegar”

Sagitário – Não deixe o samba morrer (Alcione)

Esse signo nunca quer que a festa e, principalmente, a alegria acabem, por isso, essa música de Alcione expressa o jeito de ser de Sagitário.

“Não deixe o samba morrer

Não deixe o samba acabar

O morro foi feito de samba

De samba pra gente sambar”

Capricórnio – Moleque atrevido (Jorge Aragão)

Para se alcançar algo é preciso de esforço e dedicação. Capricórnio compreende isso e, por essa razão, respeita o trabalho das pessoas, bem como quer ser respeitado.

“Respeite a camisa que a gente suou

Respeite quem pode chegar onde a gente chegou

E quando pisar no terreiro

Procure primeiro saber quem eu sou

Respeite quem pode chegar onde a gente chegou”

Aquário – A amizade (Fundo de Quintal)

Pode ter uma fama de solitário, mas Aquário sabe como cultivar boas amizades. A verdade é que a amizade é um bem precioso para esse signo.

“A amizade

Nem mesmo a força do tempo irá destruir

Somos verdade

Nem mesmo este samba de amor pode nos resumir”

Peixes – Deixa a vida me levar (Zeca Pagodinho)

A pessoa de Peixes prefere curtir a vida em vez de esquentar a cabeça. Assim, ela a deixa que as coisas aconteçam naturalmente, sendo grato por tudo.

“A coisa não sai do jeito que eu quero

Também não me desespero

O negócio é deixar rolar

Aos trancos e barrancos, lá vou eu

E sou feliz e agradeço

Por tudo que Deus me deu”

LEIA TAMBÉM:

Confira qual sucesso do Grupo Revelação combina com seu signo

O que é Musicoterapia? Entenda como os sons podem mudar sua vida

  • Meditação sonora: como a música ajuda na concentração?
  • Fonte: IG Mulher

    Continue lendo

    MOMENTO POLICIAL

    MOMENTO DESTAQUE

    MOMENTO MULHER

    MOMENTO PET

    MAIS LIDAS DA SEMANA