MULHER

Conheça Aída dos Santos, única brasileira nas Olimpíadas de Tóquio, de 1964

Publicados

em


source
Aída dos Santos, única brasileira a participar das Olimpíadas de Tóquio em 1964
Reprodução

Aída dos Santos, única brasileira a participar das Olimpíadas de Tóquio em 1964

Há 37 anos, a atleta carioca Aída dos Santos conquistou um feito inédito na história do atletismo brasileiro. Ela foi a primeira mulher a participar de uma final olímpica. Naquele ano, os jogos aconteceram em Tóquio e Aída era a única mulher na delegação do Brasil e ficou em quarto lugar no salto em altura. Foi a maior conquista de uma atleta brasileira por 32 anos, até a dupla Jacqueline e Sandra Pires, jogadoras de vôlei de praia, ganharam medalha de ouro em Atlanta, em 1996.

Nas Olimpíadas de 1964, Aída conseguiu uma vaga em setembro, e os jogos aconteceriam em outubro. Desse modo, o tempo de organização foi quase nulo e o incentivo quase inexistente. 


Você viu?

A atleta não possuía uniforme e reutilizou uma roupa dos Jogos Ibero-Americanos, que havia participado anteriormente. Também não dispunha de material e técnico, precisando recorrer a ajuda de participantes estrangeiros. Um colega japonês emprestou o material, enquanto os sapatos para o salto vieram das mãos de um cubano. Ao fim da competição, Aída atingiu a marca de 1,76m, apenas dois centímetros da medalha de bronze.

Aída dos Santos é uma mulher de origem pobre que cresceu no Morro do Atroz, favela em Niterói, no Rio de Janeiro. Ainda jovem, foi descoberta pelo Fluminense, mas na primeira competição que ganhou levou uma surra do pai, que desaprovava a profissão. Quatro anos depois de Tóquio, ela disputou nos Jogos Olímpicos novamente, desta vez na Cidade do México, em que ficou em vigésimo lugar no pentatlo.

Leia Também:  Sofrendo com o frizz? Aprenda a acabar com ele definitivamente!

A atleta se formou em Geografia, Educação Física e Pedagogia. Quando fazia faculdade, frequentava as aulas de manhã, trabalhava durante a tarde. A noite era reservada para os treinos. Ela chegou a ser professora de Educação Física na Universidade Federal Fluminense entre os anos de 1975 a 1987. 

Em 2012, durante as Olimpíadas de Londres, Aída dos Santos recebeu da Confederação Brasileira de Atletismo e da Caixa Econômica Federal uma homenagem. O livro “Mulheres no pódio –  A empolgante história das atletas brasileiras” retrata o caminho percorrido pela atleta até conseguir competir na capital japonesa. Em 2016, nos jogos do Rio, conduziu a Tocha Olímpica ao lado de sua filha Valeska Menezes, jogadora da seleção brasileira de vôlei. 

Fonte: IG Mulher

Propaganda

MULHER

8 dicas para manter os vidros e espelhos da sua casa limpos!

Publicados

em


source
8 dicas para manter os vidros e espelhos da sua casa limpos!
Reprodução: Alto Astral

8 dicas para manter os vidros e espelhos da sua casa limpos!

Manter os vidros de casa limpos e belos é um desafio para quem ama um espelho. Além deles exigirem uma atenção especial por serem objetos que revelam facilmente as sujeiras, é necessário aprender a limpar corretamente para evitar riscos e manchas. Quem nunca se deparou com um vidro empoeirado após acabar de passar o pano? Pois bem, a poluição da cidade grande junto à falta de chuva pode causar esse efeito sujo mesmo com a limpeza em dia. Mas o que talvez muitos não saibam é que existem técnicas para amenizar esse problema! Os espelhos muitas vezes fazem parte da decoração da casa, mas, em sua maioria, eles são fundamentais para conferir o visual, isso sem contar que ele é lugar de muitas fotografias para quem ama tirar fotos mostrando o look do dia, novidades e até mesmo pós treino suado da academia. Para deixar o seu espelho o mais transparente possível, o Alto Astral separou 8 dicas que com certeza irão colaborar com o efeito ‘clean’ que todo espelho precisa ter, com base nas orientações de Eloise Paul Warmling, responsável pelo perfil @casinha_da_eloo no Instagram e parceira da Bettanin. Confira abaixo:

  • Manter sempre a higienização em dia, seja a limpeza completa ou apenas a manutenção;
  • Afastar objetos pontiagudos, como canetas, tesouras e até mesmo quinas de móveis;
  • Prestar atenção nos materiais utilizados durante a higienização, isto é, tomar cuidado com esponjas que podem riscar o vidro e danificar a superfície delicada que ele tem;
  • Fazer a limpeza completa a cada duas semanas com o apoio de detergentes e água, esfregando suavemente com a esponja e, ao terminar, fazer a secagem dos vidros e espelhos com um pano multiuso ou papel;
  • Nas semanas que intercalarem a limpeza completa, é possível fazer apenas a remoção do pó ou utilizar um pano levemente umedecido com produto multiuso de limpeza de vidros e espelhos e passá-lo suavemente por toda a superfície;
  • Caso o vidro tenha alguma manchinha, basta aplicar um pouco do produto adequado e esfregar de forma leve com o pano multiuso, que não solta fiapos, e a limpeza está garantida;
  • Antes de aplicar o produto é importante que seja feita uma remoção da poeira com um espanador, assim, não ficarão poeirinhas indesejadas;
  • Dê atenção aos vidros e espelhos da sua casa e tome cuidado para que ele tenha vida útil por muito tempo.
Leia Também:  4 dicas de harmonização entre vinhos e pratos deliciosos para a primavera

Por fim, vale ressaltar que todo cuidado com vidro é pouco, portanto, é importante seguir as dicas para que os espelhos tenham vida longa, pois além de deixarem o ambiente mais bonito, também podem ser seu melhor amigo na hora de montar looks ou caprichar na make!

Fonte : Eloise Paul Warmling, influenciadora digital responsável pelo perfil @casinha_da_eloo no Instagram e parceira da Bettanin.

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA