MULHER

Conto da Baba Yaga: a bruxa mais famosa do leste europeu

Publicados

em


source

João Bidu

undefined
Ana Melo

Conto da Baba Yaga: a bruxa mais famosa do leste europeu

A famosa bruxa já apareceu em diferentes filmes, porém, muito pouco se sabe sobre essa figura tão marcante do folclore eslavo. Há diversas versões de quem é Baba Yaga e o que ela fazia, e ela vai muito além de uma história de terror para assustar criancinhas. 

+Inscreva-se no Clube João Bidu e receba conteúdo exclusivo! Basta baixar o app do Telegram no seu celular e entrar neste LINK .

A história dessa velha senhora tem várias versões, inclusive, ela tem vários nomes e pouco se sabe sobre o real significado e origem de cada um deles. Típico de histórias que sobreviveram anos e anos a partir da linguagem oral, passando-se de geração em geração, é bem difícil mapear e rastrear sua origem e como foi desenvolvida. Acredita-se que a história era contada para assustar as crianças e afastá-las do perigo das florestas.

A história mais contada é a versão russa, na qual, Baba Yaga é uma senhora com aparência pouco agradável que vive em uma pequena casa com um ou dois pés de galinha que possibilita que a casa se movimente pela floresta. Além disso, algumas lendas falam de sua decoração peculiar com ossos humanos e crânios de olhos brilhantes, já que a velhinha era conhecida por canibalismo também. A senhora tinha um espírito viajante e voava dentro de um caldeirão, com auxílio de um pilão como remo, enquanto varria o caminho com uma vassoura com cabelos humanos para apagar seus rastros.

Leia Também:  Plantas murchas podem indicar energia negativa no ambiente

Hoje, também chamada de Ведьма (ou ved’ma), Baba Yaga é vista como a bruxa má e feia, feroz que devora pessoas, mas, saiba que existem muitas outras versões que mostram um lado bem diferente disso. A figura desse mulher mística era conhecida também como vidente, por ser alguém bastante sábia e bastante associada com a arte da adivinhação, além disso, muitos contos mostram-na como um mulher antiga que guardava séculos de conhecimento. Podia até não ser tão simpática, mas era gentil e ajudava quem precisava de sua ajuda.

Alguns historiadores acreditam a Baba Yaga teve sua origem em contos pagãos, como uma divindade, e foi demonizada com o tempo a partir do momento que o cristianismo se espalhou pela Europa. Pouco ainda se sabe dessa anciã, contudo, é evidente que as diversas versões de seus contos só mostram a importância dessa figura para a cultura local dos países do leste europeu. 

A ambiguidade das histórias representa uma mulher impetuosa, porém maternal. Baba Yaga, como figura ancestral, simboliza a morte, luz e nuvem, também conhecida por Deusa da Terra. Apesar disso, apenas os contos negativos dessa anciã são de conhecimento das pessoas, representando sempre uma vilã com aparência horripilante que devora pessoas.

Leia Também:  "Não é fácil", diz Simone sobre rotina pós-parto

Mesmo depois de muitas gerações contando histórias sobre ela, Baba Yaga é enigmática e muito do que se sabe sobre ela, ainda é muito pouco. Sem dúvidas, uma figura marcante que jamais deverá ser perdida no esquecimento.

LEIA TAMBÉM:

Dia da bruxas: a fantasia ideal de cada signo

As histórias mais famosas de mulheres acusadas de bruxaria

Lua das Fadas: Rituais para Lua Azul

Fonte: IG Mulher

Propaganda

MULHER

Bocas atraentes: conheça diversos procedimentos estéticos para os lábios

Publicados

em


source

Alto Astral

Bocas atraentes: conheça diversos procedimentos estéticos para os lábios
Reprodução: Alto Astral

Bocas atraentes: conheça diversos procedimentos estéticos para os lábios

Em busca dos lábios da moda, as pessoas estão cada vez mais adeptas aos procedimentos estéticos. Para as vaidosas, que mesmo em tempos de pandemia não deixam de lado a aparência, a boa notícia é que existem diversos meios capazes de alterar a região labial com o intuito de deixá-las mais atraentes.

Preenchimento labial

Reprodução / Instagram @dra.brunamuryelle

Esse é o mais conhecido entre os procedimentos estéticos. A aplicação de preenchedores injetáveis é uma ótima opção quando há desproporção entre os lábios, ou quando apresentam um tamanho reduzido.

O procedimento pode ser feito com ácido hialurônico, que contribui para a sustentação dos tecidos , ou com a própria gordura do paciente, utilizando uma técnica chamada de lipoenxertia.

Ele dura cerca de seis meses a um ano, e para prologar o efeito, hidratação e filtro solar ajudam.

Micropigmentação labial

micropigmentação lábios
Reprodução / Instagram @gabrielaeboliacademy

O procedimento consiste na aplicação de pigmento nos lábios, com o intuito de melhorar o contorno a fim de deixá-lo mais desenhado, além de alterar o tom da pele labial. A micro pode corrigir pequenas assimetrias, assim como disfarçar sinais do envelhecimento.

Leia Também:  Daiana Garbin diz que está doando leite materno: "É um ato muito legal"

A mudança é feita através de um aparelho chamado dermógrafo, que possui pequenas agulhas na extremidade.

Lifting labial

Reprodução / Instagram @instituto.corpory

É um procedimento cirúrgico permanente para aumentar e deixar o lábio superior com a aparência mais cheia. O procedimento requer a remoção de um “pedaço de pele” embaixo do nariz. Não há motivo de preocupação com a cicatriz , pois ela fica escondida logo abaixo das vias respiratórias.

O lifting labial ou lip lift, basicamente, tem os mesmos benefícios que o preenchimento à base de ácido hialurônico, mas sem a necessidade de reaplicações.

Você viu?

Para quem tem a parte acima da boca até o nariz longa e com pouca exposição da arcada dentária, esse procedimento pode ser o mais adequado para melhores resultados.

Queitoplastia Redutora

Reprodução / Instagram @clinicas_fernandezblanco

Quando os lábios são excessivamente grandes, pode-se optar pela queiloplastia redutora, que consiste em uma cirurgia que visa diminuir para conquistar proporções equilibradas, mantendo a região mais simétrica.

A cirurgia é realizada com uma incisão na parte interna do lábio de onde é retirada uma faixa da mucosa. A cicatriz geralmente é imperceptível e fica na parte interna dos lábios.

Leia Também:  Horóscopo do dia: previsões para 24 de fevereiro de 2021

Não há necessidade de internação para a cirurgia, mas é necessário o repouso de cinco dias antes do retorno às atividades rotineiras.

Toxina botulínica

Reprodução / Instagram @draemanuelacruz

A toxina tem o objetivo de evitar a contração muscular, provocando o relaxamento da região e reduzindo rugas e linhas de expressão provocadas pelo envelhecimento natural da pele ou pela ativação frequente da área.

O tratamento com toxina botulínica é rápido e quase não provoca dor. A aplicação é feita em consultório médico e leva cerca de 15 minutos.

Os resultados duram entre 4 e 6 meses, já que a paralisia muscular vai diminuindo de maneira progressiva. O ideal é que o paciente faça o tratamento de maneira preventiva, evitando esperar o surgimento de novas rugas para fazer uma nova aplicação.

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA