MULHER

Desmistificando a ovulação: tudo o que você precisa saber sobre essa fase do ciclo!

Publicados

em


source

Alto Astral

Desmistificando a ovulação: tudo o que você precisa saber sobre essa fase do ciclo!
Reprodução: Alto Astral

Desmistificando a ovulação: tudo o que você precisa saber sobre essa fase do ciclo!

Se você já ouviu falar ou é adepta ao método da tabelinha, provavelmente conhece o período do ciclo menstrual chamado ovulação. É nessa etapa que o óvulo é liberado pelo ovário e está pronto para ser fecundado pelo espermatozoide, resultando na gravidez.

Dessa forma, saber o dia em que a ovulação ocorre pode ser a chave para aquelas que desejam engravidar e maior proteção para quem não quer uma gestação. No entanto, não há uma data padrão, dado que a duração dos ciclos é individual e varia de uma mulher para a outra.

Então, como fazer essa conta? Normalmente, os ciclos costumam durar de 25 a 35 dias, portanto, o previsto é que a ovulação ocorra entre 12 a 16 dias antes da próxima menstruação, aproximadamente, na metade do ciclo. Mas, como é difícil falar de regras quando o assunto é organismo, vale lembrar ainda que alguns fatores podem tornar a ovulação precoce ou tardia, como estresse e uso de medicamentos, pois alteram o processo hormonal.

Leia Também:  Zé de Abreu pede desculpa para Tabata Amaral: "Eu errei redondamente"

Visando entender melhor esse processo fundamental para a gestação, respondemos as principais dúvidas sobre o assunto com a colaboração do especialista em reprodução humana Nilo Frantz. Confira!

Alto Astral: Qual a diferença entre período fértil e ovulação?

Nilo Frantz: É importante esclarecer que não são a mesma coisa. A ovulação é o dia em que o óvulo maduro é liberado do ovário, estando pronto para ser fecundado. Já o período fértil engloba os dias que precedem e sucedem à ovulação. Isso porque, após liberado, o óvulo só sobrevive 24 horas no organismo da mulher, enquanto os espermatozoides podem durar de 3 a 5 dias no trato genital feminino. Logo, é considerado período fértil dos três dias antes até três dias depois da ovulação.

AA: A ovulação apresenta sintomas?

Você viu?

NF: Ela pode gerar alguns sintomas, sim, como alteração no muco cervical, tornando-o mais transparente e elástico, aumento da sensibilidade dos seios e da temperatura corporal. Porém, é importante esclarecer que esses sinais passam despercebidos pela maioria das mulheres, o que dificulta saber o período exato da ovulação, então, o melhor é fazer os cálculos. Além disso, vale lembrar que mulheres que tomam anticoncepcionais orais não ovulam.

Leia Também:  Mercúrio retrógrado vem aí! Prepare-se para esta fase

AA: É comum sentir dor neste período?

NF: Existem mulheres que sentem uma pontada de dor quando ovulam, mas muitas acabam não apresentando esse sintoma. Se a dor for intensa e constante, permanecendo por mais de um dia, pode ser sinal de endometriose, mioma, cistos, entre outros males que acometem a região pélvica. Nesse caso, é importante a consulta com um ginecologista.

AA: O que acontece depois da ovulação?

NF: Se o óvulo for fecundado, pode se implantar com sucesso no revestimento do útero, o que geralmente ocorre cerca de uma semana após a fertilização. A partir daí, o corpo começa a produzir o hormônio da gravidez, Gonadotrofina coriônica humana (hCG). Entretanto, se o óvulo não for fecundado, os níveis de estrogênio e progesterona diminuirão e o revestimento espesso do útero começa a se decompor. Assim, se dá a menstruação e o início do próximo ciclo menstrual.

Fonte: Nilo Frantz, médico ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana e Membro da ASRM (American Society for Reproductive Medicine).

Fonte: IG Mulher

Propaganda

MULHER

Quem é você na TPM? Descubra como cada signo fica nesse período

Publicados

em


source
Quem é você na TPM? Descubra como cada signo fica nesse período
Redação João Bidu

Quem é você na TPM? Descubra como cada signo fica nesse período

Todo mês antes da menstruação as mulheres têm oscilações de hormônios e humor, ficam mais inchadas e indispostas. Esse período é conhecido como TPM (Tensão Pré-Menstrual) e, por mais chato que seja, é supercomum e necessário para o corpo feminino. Ou seja, não tem como fugir! Para saber lidar melhor com essa fase, vamos explicar sobre como cada signo se comporta neste período tão doido! Confira, a seguir, os signos na TPM.

JÁ CONFERIU O HORÓSCOPO DE HOJE NO SITE DO JOÃO BIDU? VEJA AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO!

Veja como são os signos na TPM e aprenda a lidar melhor com esta fase

Áries 

A paciência não é uma das maiores qualidades da ariana e, quando a mulher deste signo está na TPM, tudo fica pior. Aguardar uma carona que está demorando provavelmente irá deixá-la muito brava. Neste período, a ansiedade também aumenta e pode fazer com que desconte tudo na comida. Cuidado para não exagerar!

Touro 

Ter paciência não é um problema para você, mas a sua desconfiança aumenta demais nessa época. Este é o motivo pelo qual acaba brigando com muita gente. Seu par é quem mais sofre com isso. Por achar que ele está mentindo, basta algo diferente acontecer para que comece a sessão de perguntas. Pegue leve para não estragar um relacionamento por causa desse período, viu?

Gêmeos 

As geminianas, na maioria das vezes, tem um bom humor. Mas, durante a TPM , é comum essas mulheres ficarem mais quietas e caseiras. A inconstância também aumenta bastante. Daí começa a surgir várias dúvidas, confusões e sentimentos conturbados. A melhor dica é: não tome nenhuma decisão até essa fase passar.

Leia Também:  Projeção astral: entenda o que é e como praticar sem medo

Câncer  

As mulheres deste signo são supersensíveis. Na TPM ficam ainda mais carinhosas. Neste período não é difícil vê-las chorando por motivos simples (e, ás vezes, bobos). O que, também, pode acontecer é a autoestima da canceriana diminuir muito. Livre-se dos pensamentos baixo astral e lembre-se que você é linda sempre!

Leão 

A dica é: controlem-se leoninas! Durante a TPM vocês tendem a ficarem arrogantes sem paciência e esnobando os outros só pelo fato de não estar gostando do papo. Cuidado para não magoar as pessoas próximas com a desculpa de que estão apenas sendo sinceras.

Virgem 

As características controladores das virginianas ficam mais fortes neste período. Vão estar mais mandonas e exigindo que todos sejam perfeccionistas assim como elas. E, por isso, saem brigando com aquela pessoa que deixou algum objeto fora do lugar.

Libra 

As librianas são sempre muito gentis e conhecidas por evitarem brigas o máximo possível, não é mesmo? Por isso, durante esta fase, a sensibilidade das mulheres deste signo irá aumentar e elas vão querer ficar quietas no canto. Acabam omitindo demais suas opiniões em vários assuntos e as indecisões pioram.

Escorpião 

A teimosia das escorpianas durante a TPM vai de mal a pior! Se a mulher deste signo diz que o mar é rosa, nada nem ninguém irá fazer com que ela mude de opinião e admita que está errada. A dica é: aprenda a dosar o estresse para evitar problemas.

Leia Também:  Mercúrio retrógrado vem aí! Prepare-se para esta fase

Sagitário 

Durante a TPM, as sagitarianas precisam serem mais delicadas. Elas nem fazem por mal, mas acabam usando palavras duras em diversas situações, machucando com quem convive. Pense duas vezes antes de falar algo, beleza?

Capricórnio

Nesta época, essas mulheres adoram comprar mais do que deviam e depois ficam arrependidas. A impulsividade toma conta, fazendo tudo o que não faz na maior parte do mês. Fazer programas legais com as amigas, como sair para almoçar e conversar, é uma ótima dica.

Aquário 

Tudo fica mais exagerado para as mulheres de Aquário neste período. Elas acham que uma frase foi dita para magoá-las, que as pessoas estão distantes e que todo mundo as odeiam. Acabam se isolando por isso. No entanto, assim que a fase acaba, tudo volta ao normal.

Peixes 

Ficam sensíveis além do normal e tudo dói. Se sentem incompreendidas e acabam distorcendo as situações. Apesar de não ser de propósito, se fazem de vítima para conseguir o que querem e acabam irritando os outros.

Gostou de saber como a Astrologia pode ajudar no seu período de TPM? Além dessa fase, os astros também podem colaborar com o seu desenvolvimento em outros momentos da sua vida por meio do seu Mapa Astral personalizado. Ele é uma excelente ferramenta de autoconhecimento que pode te trazer ensinamentos sobre você mesma. 

LEIA TAMBÉM 

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA