MULHER

Dia das Mães: prepare você mesma um day spa

Publicados

em


source


spa
Getty Images

spa


Ter um momento para relaxar e repor as energias nunca foi tão necessário como neste momento de pandemia. Com uma rotina agitada, a correria do dia a dia, as tarefas diárias, o trabalho presencial ou remoto, além da necessidade de muita das vezes ter que conciliar tudo isso e o cuidado com os filhos pequenos, só evidencia o quanto as mães têm precisado de um momento só delas para descansar.

Pensando nisso, por que não criar Day Spa nesse Dia das Mães? Com dicas simples e gastando pouco, essa pode ser uma boa alternativa para presentear, de um jeito diferente e tornar essa data ainda mais especial.


Priscila Gabriela Sampietri, docente da área de saúde e bem-estar do Senac São Paulo, separou algumas dicas de como alcançar todas as sensações e experiências vivenciadas em um spa sem sair de casa.

É hora de preparar o ambiente!

Para criar um ambiente propício para momentos de conexão e relaxamento é preciso contar com todos os estímulos que possam induzir a sensações de tranquilidade e harmonia. Confira o passo a passo:

1 – Separe um cantinho da casa onde não seja agitado ou movimentado.

2 – Deixe esse ambiente à meia luz. A alta luminosidade interfere no hormônio do sono, a melatonina. Então opte por usar luminárias com lâmpadas quentes – amarelas, nunca as brancas de led. Usar lenços sobre luminárias muito fortes ou luz de velas também pode criar um ambiente muito especial. Nunca deixe a luz interferir diretamente no rosto de quem está recebendo esse cuidado. Se for preparar esse momento durante o dia, opte por um ambiente com cortinas.

3 – Use e abuse de óleos essenciais. Óleos essenciais são ricos em substâncias fitoquímicas, naturais, capazes de criar estímulos sensoriais em todo sistema nervoso e endócrino. Lavanda, Olíbano e Cedro são ótimas opções de essências relaxantes para serem usadas em aromatizadores de tomada.

Leia Também:  Horóscopo do dia: previsões para 18 de junho de 2021

4 – Coloque uma música relaxante. Sons da natureza, mantras e músicas suaves são as mais indicadas para estimular o cérebro a uma frequência mais tranquila. Hoje em dia, diversas plataformas contam com uma ampla variedade de músicas que transmitem a sensação de estar em um spa à beira-mar ou no alto das montanhas.

5 – Separe todos os produtos que serão utilizados no seu momento terapêutico, vista-se para esse cuidado e deixe tudo no jeito para a pessoa que receberá o tratamento tome um bom banho quente quando acabar. O ambiente pode ter cristais, flores e plantas. Tudo para deixar o espaço mais harmonioso.

Observando todos esses pontos é possível criar um cantinho essencial em sua casa, para momentos de autocuidado, meditação, leitura ou descanso. Uma dica, não use incenso para aromatizar o ambiente. Muitas pessoas são sensíveis ao cheiro, que não manifesta nenhuma ação terapêutica.

Escalda pés

Essa é uma técnica milenar de fácil aplicação e muito benéfica para saúde, que melhora a qualidade do sono, a circulação e as dores de coluna. Você vai precisar de:

  • Bacia ou balde
  • Água quente e fria
  • Sal grosso
  • Ervas e óleos essenciais* são opcionais.

Mas, atenção: os óleos essenciais nunca devem ser utilizados diretamente na pele, eles sempre devem ser diluídos em um óleo vegetal ou creme base.

Você viu?

Modo de preparo:

Ferva a água e adicione na bacia com um pouco de água fria, até cobrir os tornozelos. A temperatura deve ser suportável, mas quente. Dependendo do ambiente e dia ela pode cair muito rápido, por isso, vale sempre ter água quente por perto para acrescentar ao escalda pés e estimular mais calor. Adicione um punhado de sal grosso. Você pode colocar ervas aromáticas e oualgumas gotinhas de óleo essencial.

Fazer o preparo de um chá, usando sachês, é muito benéfico para ser usado na água do escalda pés. Chá de camomila é uma ótima opção tanto para o escalda pés, como para reduzir o inchaço dos olhos e, até mesmo, clarear manchas na pele.

O ideal é deixar o pé na imersão por 10 a 15 minutos, finalizando com uma massagem ou hidratação. Meias quentes e descanso. Um ponto importante, após os escalda pés não é aconselhado contato com o frio. Andar descalço, nem pensar!

Leia Também:  Como cada signo se comporta no sexo

Pessoas com hipertensão e patologias vasculares, deve fazer o escalda pés com água morna. Nesses casos o calor não é indicado.


Hidratação dos pés

Usar o óleo de coco, o mesmo utilizado em receitas culinárias, é extremamente benéfico para promover uma boa hidratação nos pés das mamães. Espalhe o óleo de coco pelos pés, envolvendo-os e fazendo movimentos firmes de deslizamento por toda planta, dorso e dedos, com os polegares e toda mão.

Massagear o hálux (famoso dedão do pé), estimula o relaxamento mental, por meio da massagem você também irá estimular outros pontos terapêuticos de correspondência orgânica. Não é preciso ser um expert em massagem, basta ter boa vontade, carinho e atenção no toque. Explorar movimentos que sejam agradáveis para quem está recebendo e se certificar sempre que o toque está sendo suave, nunca incomodo ou agressivo.

Máscara de hidratação revigorante

Hoje temos à disposição inúmeras argilas de todas as cores de minerais concentrados. A argiloterapia, também conhecida como geoterapia, pode ser um procedimento muito simples e revigorante. Basta misturar o pó de argila em um pouco de água morna e criar uma pasta cremosa, que pode ser aplicada sob a face, depois de limpa, ou em diferentes áreas do corpo.

A argila tem efeitos de mineralização que revitalizam a pele, e também cuidam do organismo, a força da natureza a nossa disposição. No rosto, a aplicação da máscara de argila deve ser feita com cuidado, sem contato com os olhos, deixar agir de 10 a 15 minutos, e a remoção precisa ser feita com gases umedecidas em água morna. Nunca deixe a argila secar a ponto de descascar. Após a remoção, pode ser aplicado um creme facial ou protetor solar em movimentos suaves, ascendentes e estimulantes.

Todos esses cuidados farão sua mãe se sentir em um spa sem sair de casa, além de fazê-la perceber todo o cuidado e carinho que tem por ela.

Fonte: IG Mulher

Propaganda

MULHER

Cozinha perfeita: veja 5 dicas para renovar a área

Publicados

em


source

Alto Astral

Cozinha perfeita: veja 5 dicas para renovar a área
Reprodução: Alto Astral

Cozinha perfeita: veja 5 dicas para renovar a área

Nada melhor do que reunir os familiares e amigos na cozinha para botar a mão na massa e colocar a conversa em dia, não é mesmo? Esse cômodo é a definição de união, aconchego e carinho, visto que é um lugar cheio de momentos inesquecíveis para a maioria das pessoas.

Porém, justamente por isso, vale pensar em todos os detalhes da cozinha com o intuito de proporcionar um espaço agradável e funcional, atendendo às necessidades de cada família . Desse modo, com a ajuda da arquiteta Alessandra Gandolfi, separamos algumas dicas para te ajudar a renovar a cozinha. Confira!

Praticidade

Foto: Marcelo Stammer

Cozinha e praticidade devem sempre andar juntas. Atualmente, o mercado oferece diversos acessórios que contribuem para a organização milimétrica de todos os cantos desse cômodo: desde organizadores de temperos, talheres, panelas , marcenarias planejadas com gavetões, basculantes, portas e gavetas vazadas, até divisórias estratégicas, lixos embutidos, torre de fornos, cooktops e muito mais.

Segundo Gandolfi, é necessário sempre optar pela eficiência. “Além disso, também é essencial utilizar materiais que sejam fáceis para a manutenção no dia a dia e que garantam a segurança do ambiente, como pisos não escorregadios e superfícies laváveis, por exemplo”, destaca a profissional.

Pense bem nas superfícies

Foto: Eduardo Macarios

Para cada estilo e necessidade, existe um tipo ideal de revestimento a ser aplicado em tampos e bancadas de cozinhas. Se você privilegia a otimização e a agilidade, o ideal são as superfícies ultracompactas, como o Dekton e o Laminatto. Além de não manchar, estes materiais sintéticos são modernos e contam com tecnologia para suportar o calor, sendo extremamente resistentes e duradouros.

Leia Também:  Signos mais vaidosos do zodíaco

Os Quartzos e Silestones são alguns dos minerais mais duros encontrados na Terra, ou seja, cumprem muito bem o desempenho esperado para as bancadas e ainda oferecem diversas cores em tons lisos que dialogam perfeitamente com o décor.

Os Granitos também são super funcionais e cumprem a função, são opções que atraem pelo custo benefício, porém têm uma estética bem característica que pode não harmonizar com o restante do projeto.

Para quem deseja variedade, o porcelanato pode ser uma ótima opção. Com diversas estampas, texturas e acabamentos, o material vem sendo muito usado na hora de revestir as bancadas, agregando praticidade na limpeza do dia a dia e durabilidade ao projeto. No entanto, a mão de obra para esse tipo de aplicação deve ser bem especializada par garantir o resultado desejado.

Por fim, os Mármores que são os menos indicados para esse tipo de composição, com exceção do Mármore Branco Paraná. Muito similar ao Granito em relação à resiliência, o Mármore Paraná é um material muito bonito que pode ser usado em cozinhas , desde que seja impermeabilizado.

Cores pontuais e iluminação

Você viu?

Foto: Marcelo Stammer

Para quem ama a proposta de um cenário mais colorido e marcante, a dica da arquiteta é trabalhar as cores em detalhes pontuais. “Isso deve ser tratado de forma estratégica para não destoar do resto da casa, principalmente se a cozinha for estruturada em um conceito aberto”, ressalta.

Leia Também:  Confira as joias que estarão em alta no inverno!
Foto: Eduardo Macarios

Ademais, a iluminação também, sem dúvida, é o ponto-chave do cômodo! Ela pode alterar a cor dos alimentos e até mesmo influenciar diretamente no bem-estar de quem está no ambiente, por isso, é necessário utilizar uma luz geral que seja funcional, além de spots pontuais na área da bancada e nos locais de preparo das refeições.

Em segundo plano, pode ser criado uma iluminação indireta em nichos, rasgos em lugares estratégicos no intuito de gerar aquela sensação agradável de aconchego.

Eletros: tecnologia, conectividade e inovação

Foto: Nenad Radovanovic

Assim como em toda a casa , a cozinha também recebe muito investimento em tecnologia, conectividade e inovação.

É preciso ter em mente o formato que você deseja organizar seus utensílios e eletrodomésticos. Seja de forma aparente, deixando-os expostos como parte do décor , ou guardados em locais específicos. Não pense duas vezes ao abusar da imensa variedade de artigos que existem no mercado para facilitar a rotina.

Pense na cozinha como um todo

Shutterstock

O acompanhamento de um arquiteto é fundamental para que o resultado esperado possa atender com precisão a todas as particularidades de cada família . Com uma visão macro, esse profissional enxerga o todo, entregando melhores soluções técnicas, decorativas e operacionais.

Fonte: Alessandra Gandolfi, arquiteta

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA