MULHER

Dia de Oxóssi: o orixá da caça e da fartura

Publicados

em


source

João Bidu

undefined
Redação João Bidu

Dia de Oxóssi: o orixá da caça e da fartura

Oxóssi é considerado o orixá da caça e da vida dos animais selvagens, protegendo os caçadores e caminhantes. Seu domínio é a mata. Guerreiro e solitário, é tradicionalmente associado à Lua, já que a noite é o seu melhor momento para caçar. Ele também é considerado o orixá da fartura. O símbolo de Oxóssi é uma árvore de sete ramos, encimada por um pássaro, essência da força da árvore.

O chifre ou berrante também simboliza e significa tanto fertilidade como o meio que o homem terreno pode utilizar para se fazer escutar do céu. Oxóssi também é dono de um cetro feito de rabo de touro para com ele controlar os espíritos da floresta. Nota-se que, na metafísica africana, a floresta é o reino dos espíritos, em que cada árvore corresponde à alma de um ser manifestado. É no seu domínio que se encontram as ervas medicinais e as ervas sagradas, os remédios e os venenos pertencentes a Ossaim, motivo pelo qual os dois orixás estão ligados.

Leia Também:  Plus size: dicas de ouro para você não errar nas compras on-line

O Oxóssi da caça se veste com túnica branca, por cima da qual leva uma roupa de caçador. Seu chapéu tem plumagens. O habitat de Oxóssi é a floresta, sendo simbolizado pelas cores verde na Umbanda, e recebendo a cor azul-clara no Candomblé, mas podendo usar, também, a cor prateada nesse último. Sendo assim, roupas, guias e contas costumam ser confeccionadas nessas cores, incluindo elementos que remetem à floresta, tais como penas e sementes.

No Candomblé, Oxóssi dança rapidamente, como se estivesse caçando, e segura arco e flecha (ofá) feitos de aço. Carrega capanga (uma bolsa de couro onde guarda a caça) e cabacinhas para guardar água e pólvora para sua espingarda. Usa braceletes e pulseiras largas. No sincretismo religioso, Oxóssi aparece como São Sebastião (santo católico), tendo a data de comemoração em 20 de janeiro.

+Inscreva-se no Clube João Bidu e receba conteúdo exclusivo! Basta baixar o app do Telegram no seu celular e entrar neste Link !

Filhos de Oxóssi

As pessoas consideradas filhas de Oxóssi são alegres, expansivas, preferem agir à noite, como os caçadores. São falantes, ágeis e de raciocínio muito rápido. Sabem lutar e alcançar o que almejam, sabem como lançar uma flecha para acertar o alvo. Sabem dominar mas, quando raivosos, ferem as pessoas com palavras e atitudes, como se fosse dada uma flechada. Quando amam, são zelosos e fiéis, não toleram ser enganados. São muito trabalhadores e honestos.

Leia Também:  Saiba como usar o tênis bruto, calçado queridinho pelas famosas

Como montar o guia

Oxóssi – protetor de Touro

Você viu?

Saudação: “O kiarô”.

Cores: azul-claro, verde-claro e branco. Em uma quinta-feira, monte sua guia, coloque-a sobre um pano branco e acenda, ao lado, uma vela azul-claro. Faça uma oração que goste.

Características

Cor: azul-turquesa. 

Dia: quinta-feira.

Essência: madeira, pois ativa a sorte. Deve ser usada para atrair dinheiro e fartura na família. Ele auxilia a nunca faltar os alimentos na mesa. 

Oferenda: milho vermelho com lascas de coco. 

Talismã: arco e flecha. 

LEIA TAMBÉM:

Fonte: IG Mulher

Propaganda

MULHER

Maria da Penha é vacinada contra a Covid-19 aos 76 anos

Publicados

em


source
Maria da Penha tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19
Instituto Maria da Penha/Reprodução

Maria da Penha tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19

Maria da Penha, de 76 anos, referência na luta contra a violência contra a mulher, foi vacinada contra o coronavírus.

“Todos devem se vacinar. É importante que tenhamos a consciência de pensar no coletivo e, principalmente, reconhecer o esforço científico dos profissionais que batalham diariamente. Por isso, fica aqui o meu agradecimento aos pesquisadores, ao SUS e a todos e a todas que colaboraram para que esse momento pudesse acontecer. Vacina, sim!”, declarou.

Fonte: IG Mulher

Leia Também:  Aprenda a fazer simpatias com perfume para aumentar seu poder de sedução
Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA