MULHER

Emagrecimento rápido com saúde? Conheça a dieta low carb!

Publicados

em


source

Alto Astral

Emagrecimento rápido com saúde? Conheça a dieta low carb!
Reprodução: Alto Astral

Emagrecimento rápido com saúde? Conheça a dieta low carb!

A dieta low carb vem conquistando muitas pessoas que buscam um emagrecimento mais rápido junto de um ganho de saúde. Existem diversas opções, é necessário conhecê-las para saber qual é a mais indicada para a sua fase atual da vida.

No entanto, sem um acompanhamento nutricional esta estratégia alimentar pode não render os resultados esperados. Além disso, não existe uma “melhor dieta”, e sim a que dá certo para você.

A low carb pode ser uma estratégia temporária ou ser seguida a vida toda, dependendo da sua adaptação e dos seus objetivos no momento. Quer saber se ela é uma boa opção pra você? Confira 5 curiosidades sobre a dieta:

Low carb é a mesma coisa que cetogênica?

Ambas as estratégias alimentares buscam a redução na ingestão de carboidratos. Enquanto a low carb define um consumo de menos de 200g do nutriente por dia, ou que menos de 40% das calorias sejam provenientes dele, a cetogênica prega uma ingestão ainda menor, de até 50g de carboidratos diariamente.

Segundo a médica Bruna Marisa, especialista em emagrecimento, a dieta cetogênica é recomendada por um curto período ou para situações específicas. Durante a cetogênica, é importante contar os carboidratos de todos os alimentos, incluindo as bebidas.

Lembre-se de que a quantidade recomendada é do nutriente, e não do alimento fonte dele: por exemplo, uma fatia de pão tem aproximadamente 25g — e 12g do peso são de carboidratos.

Low carb é dieta da moda?

Para emagrecer com saúde, a recomendação é: evite seguir dietas da moda e não copie a alimentação dos outros. A low carb é uma prática alimentar bastante popular e que ficou ainda mais conhecida nos últimos anos. Entretanto, não pode ser chamada de “dieta da moda” de maneira negativa, uma vez que existem muitos estudos comprovando seus benefícios não só para o emagrecimento, mas para ajudar no controle de problemas de saúde como esteatose hepática, diabetes e hipertensão.

Leia Também:  Horóscopo do dia: previsões para 21 de abril de 2021

“Há coisas que estão na moda e são ruins e outras que são ótimas. A popularidade não é o critério pelo qual se determina o mérito científico”, destaca o médico José Carlos Souto, diretor-presidente da Associação Brasileira LowCarb (ABLC).

Nessa estratégia alimentar, a intenção é restringir principalmente o consumo de produtos refinados e alimentos processados, além de diminuir a ingestão de grãos, como arroz e trigo. Hábitos semelhantes já eram seguidos pelos nossos ancestrais em um período anterior ao surgimento da agricultura.

A dieta prejudica os treinos?

Talvez a redução de carboidratos, especialmente se você estava acostumado a consumir uma quantidade grande do nutriente, pode interferir no seu rendimento nas primeiras semanas. Por isso a importância do acompanhamento nutricional.

Você viu?

Contudo, é possível continuar com um bom rendimento nos exercícios e há até mesmo atletas profissionais que mantêm a low carb sem prejuízos. Isso porque o corpo aprende a utilizar a gordura como fonte de energia, que tem mais calorias e existe em maior quantidade no corpo.

Em relação à manutenção ou ganho de músculos, durante a fase de emagrecimento é normal perder uma pequena quantidade de massa magra, em qualquer tipo de dieta.

“Há apenas duas estratégias para mitigar isso: exercício resistido (musculação, por exemplo) e aumento do consumo de proteínas”, indica Souto.

O cérebro precisa de carboidratos para funcionar?

Leia Também:  Sonhou com dinheiro? Descubra agora os significados!

É preciso um aporte de glicose para o cérebro diariamente, porém ela não precisa ser adquirida através de uma alimentação rica em carboidratos. Vale lembrar que a dieta low carb não consiste na exclusão desse nutriente, e sim na redução.

Além disso, o processo de glicogênese (produção de glicose pelo fígado) é suficiente para manter o nível glicêmico do organismo por tempo indeterminado. Segundo Souto, os aminoácidos necessários para a realização desse processo podem vir de proteínas ingeridas na dieta.

O médico explica que o cérebro depende primariamente de glicose apenas em quem se alimenta à base de carboidratos. “Nas pessoas que se alimentam com baixo teor de carboidrato, até 75% das necessidades energéticas do cérebro são supridas por corpos cetônicos, pequenas moléculas energéticas produzidas pelo fígado a partir dos lipídeos, com esse fim”, esclarece o profissional.

Geralmente, após algumas semanas seguindo a dieta low carb, os indivíduos relatam melhora na concentração e na memória e menos sonolência diurna.

Essa estratégia alimentar sobrecarrega os rins?

Pessoas com qualquer tipo de problema de saúde devem consultar o médico antes de iniciar um plano alimentar. Pacientes com insuficiência renal, por exemplo, apresentam dificuldades em excretar diversas substâncias, como as derivadas do metabolismo de proteínas, por isso não podem aderir a uma dieta hiperproteica.

No entanto, o médico explica que pessoas sadias não vão desenvolver a doença se consumirem proteínas. Além disso, a ideia da low carb não é consumir proteínas em excesso, mas sim na quantidade adequada para cada organismo.

“Low carb é normoproteico, e isso deveria ser conhecimento básico para um profissional de saúde que fala sobre o assunto”, comenta Souto.

Colaboração: SportLife

Fonte: IG Mulher

Propaganda

MULHER

Horóscopo do dia: previsões para 23 de abril de 2021

Publicados

em


source
Mandala
Marcelo Dalla

A astrologia ajuda em diversas áreas de nossas vidas


ÁRIES 

Período de inquietação mental. O encontro de Mercúrio e Urano inspira questionamentos, libertações e novas ideias… Ainda bem que a Lua segue no criterioso e detalhista Virgem, tudo pode e deve ser aprimorado com mais atenção, para que funcione melhor. Novas organizações e estratégias no trabalho são muito bem vindas. Iniciativas em nome da qualidade de vida ganham destaque. Bom período para limpar, renovar e movimentar a energia estagnada. Ideal também para cuidar da saúde com providências curativas e regeneradoras. 


TOURO  

A Lua caminha em Virgem, doses de realismo são importantes para que possa evitar enganos e ilusões. No fim da tarde a Lua combina forças com Sol e Plutão para favorecer a renovação das energias. Esta é uma combinação que propicia a cura, sejam elas de ordem física ou emocional. Terapias, limpezas e tratamentos em geral podem fluir melhor. Atividades criativas também estão favorecidas. Esta mais fácil pensar diferente. O dia termina preguiçoso com a oposição entre Lua e Netuno, bom pra recolher-se mais cedo.

GÊMEOS 

Novas ideias continuam em pauta com o encontro de Mercúrio, Vênus e Urano. Cresce a inquietação, procure estabelecer prioridades. Você fica mais aberto para novidades e atualizações. Enquanto isso, a Lua segue em Virgem: bom dia para pesquisas, conversas, aprendizados, estudos, tratamentos de saúde e atividades artísticas. Evite a pressa e esclareça dúvidas para que possa canalizar tanta potência em algo construtivo. Bom período para investir em novas tecnologias, novos cursos e novas técnicas.

CÂNCER 

Você pode investir nos processos de cura, desintoxicação e limpeza. A Lua crescente segue em Virgem, favorecendo o desapego, a praticidade, a higiene, a saúde, os cuidados com a alimentação e a atenção aos detalhes. Procure simplificar seu dia-a-dia, com beleza e harmonia. Você pode também investir na rede de contatos, em novas amizades e divulgações em geral. Porém no período da noite a Lua confronta Netuno, indicando risco de enganos. O clima fica mais dispersivo. Aproveite para descansar mais. 

Leia Também:  Aprenda 10 molhos especiais para incrementar suas receitas caseiras

LEÃO 

Bom período para compreensões, entendimentos e decisões. A Lua segue em Virgem para ajudá-lo a cultivar método e discernimento. Além disso, Mercúrio, Vênus e Urano seguem juntos: você pode inovar, aprender algo novo, pesquisar e informar-se melhor. Pode também aperfeiçoar técnicas no trabalho, cuidar da saúde, da limpeza de casa, de cada detalhe com mais carinho e critério. Desacelere para conectar-se com sua intuição. Na parte da noite, Lua e Netuno pedem cuidado com investimentos arriscados. Há risco de enganos e enganadores.

VIRGEM 

Você viu?

Cresce o discernimento e clareza para separar o que deve ser mantido do que já não condiz com seu crescimento. Bom dia para encontros, diálogos curativos e transformadores. A Lua segue em seu signo, favorecendo o discernimento para identificar onde está o problema. Com investigações e análise você pode corrigi-lo. Tudo pode se tornar mais harmonioso e funcional. Porém, procure pegar leve no período da noite, quando a Lua desafia Netuno. A concentração fica reduzida. Bom para descansar e repor energias.

LIBRA 

Bom dia para medidas restaurativas, curativas e regeneradoras. A Lua segue em Virgem: Caso sua mente esteja acelerada demais, aproveite para promover uma boa arrumação em casa ou no local de trabalho. Isso pode proporcionar leveza e clarear seus pensamentos. Inovações podem transformar sua vida. Mercúrio e Vênus se encontram com Urano, favorecendo novos aprendizados. Procure abrir a mente para assimilar novos conceitos, inclusive para ampliar a possibilidade de ganhos. Foque nas soluções práticas e comece nas pequenas atitudes, cultivando bons sentimentos.

ESCORPIÃO 

É importante controlar a ansiedade e a impulsividade, para que não aconteçam rupturas indesejadas. Tudo pode ser resolvido com um pouco mais de diplomacia e ponderação. A Lua segue em Virgem, favorecendo estudos, entendimentos, limpezas e organizações gerais. Bom período para os cuidados com a saúde, alimentação, restauração e renovação das energias. Antes de realizar investimentos, procure pesquisar com calma para evitar enganos. Invista no equilíbrio emocional e no bem estar.

Leia Também:  Sonhou com dinheiro? Descubra agora os significados!

SAGITÁRIO 

Concentre-se agora nos aprimoramentos que deve promover. Com o Sol em Touro e a Lua em Virgem foque nas soluções práticas. Invista na segurança, na simplicidade, em adaptações e renovações. Você pode introduzir mudanças e buscar novos aprendizados, desde que com planejamento e critério. Com mais disciplina, pode assimilar novas técnicas e desenvolver novas ferramentas. É importante evitar julgamentos severos, esclareça com diplomacia e cordialidade qualquer dúvida. 

CAPRICÓRNIO 

Período ideal para limpezas e organizações. A Lua em Virgem favorece o aperfeiçoamento, o critério e a prestação de serviços. Procure abrir-se para inovações no trabalho. Você pode aproveitar assimilar novas técnicas, cultivar o entendimento, fazer novas amizades e novos contatos, promover investigações para descobrir onde está a raiz do problema. Assim você pode tomar providências, encaminhar e resolver o que for preciso. Aproveite para adiantar o que for possível durante o dia, a noite traz um clima mais lento e preguiçoso, quando a Lua desafia Netuno. 

AQUÁRIO 

O período criativo continua, bom para novos aprendizados. Impulsos de inquietação podem levá-lo a se libertar do que o prende. Vênus, Mercúrio e Urano seguem juntos, estimulando a curiosidade, cresce a vontade de conversar com as pessoas e buscar novidades. Mas é importante cultivar responsabilidade com o que diz, introduzindo as novidades aos poucos, com sabedoria. É importante também trabalhar em conjunto, unir-se a um grupo, formar uma rede para se tornar mais forte e realmente introduzir mudanças na sociedade. 

PEIXES 

Você ganha mais critério e atenção. Com o Sol em Touro e a Lua em Virgem, priorize a objetividade. Arregace as mangas para realizar um bom serviço. O contato com outras culturas e as novas formas de pensar, livre de barreiras e preconceitos estão favorecidos. Procure expandir seus horizontes de alguma forma. Um bom livro, um novo assunto ou um novo aprendizado, por exemplo. No período da noite o clima muda, a Lua desafia Netuno: cuidado com distrações e confusões, para não deixar escapar detalhes importantes. 

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA