MULHER

Finanças do casal: dicas de especialistas para organizar seu dinheiro

Publicados

em


source

Alto Astral

undefined
Reprodução: Alto Astral

Finanças do casal: dicas de especialistas para organizar seu dinheiro

Em um casamento, é comum que as finanças do casal sejam divididas, assim como as responsabilidades da casa … Mas nem sempre essa é uma tarefa fácil. São muitos compromissos e obrigações para organizar e dar conta, o que pode acabar atrapalhando alguns planos. Que tal aprender a lidar da melhor forma?

Sim, é possível. Os especialistas dão algumas dicas valiosas para que o casal consiga se entender financeiramente. A economista e educadora financeira Gisele Kobayashi explica que o ideal é unir tudo, das receitas e despesas aos investimentos. “Lembrando que os sonhos e objetivos devem ser divididos por três: para o esposo, a esposa e o par. Dessa forma, ninguém se anula”. Saiba mais!

Como gerenciar bem as finanças do casal

Caso um parceiro ganhe mais do que o(a) outro(a), a profissional diz que “se houver união de tudo, não haverá problema nessa situação”. E, se o casal optar por separar as receitas, o recomendado é que seja proporcional. Ou seja, se um for responsável por 70% do dinheiro que entra na casa, também será responsável por 70% do valor das contas .

Leia Também:  Bronzeamento saudável: 7 dicas para aproveitar o sol com segurança

Já a psicóloga Angélica Rodrigues acredita que o principal ponto de conflito relacionado às finanças do casal é a falta de diálogo. Ela aconselha que os parceiros conversem sobre o que cada um deseja gastar com cada item (moradia, educação, saúde, etc.) – e também troquem ideias sobre as metas financeiras individuais.

A especialista destaca que o casamento é uma parceria. O casal que mede os gastos com “eu coloquei mais dinheiro que você” ou “você me deve isso” está escondendo algum tipo de conflito e descontando na situação financeira. Quando uma das partes não trabalha e a outra controla toda a renda da casa, é importante entender o motivo; se foi uma opção escolhida em conjunto ou apenas por um lado. Se isso não foi conversado na época do namoro ou noivado, depois do casamento pode ser mais complicado. O casal deve estabelecer se essa situação é permanente ou passageira para combinar como vai acontecer a divisão das finanças.

Caso o marido não deseje que a esposa trabalhe, então a situação é diferente. A psicóloga ressalta que é importante refletir que tipo de relação o casal está vivendo: há respeito mútuo das vontades e necessidades de cada um? Será que a mulher está sendo tratada como objeto? É mesmo um relacionamento saudável? “O que pode ser feito é conversar, negociar e cada um expor o que realmente quer e sente”, completa.

Leia Também:  Simpatia com farinha de trigo: chama dinheiro e afasta rival

É comum que entre os casais não haja uma compreensão total dos gastos. Muitas vezes, um dos dois pode não entender os motivos pelos quais o outro gasta com determinado produto, por exemplo: “O par precisa entrar em um acordo, faz parte do relacionamento cada parte ceder um pouco”.

Os dois também podem combinar uma cota de X% da renda familiar para cada um poder gastar com o que quiser. Para isso, precisam ter um orçamento participativo, planejando e definindo como pretendem usar o dinheiro. “Se o gasto superficial for algo esporádico e que não estoure o orçamento da família, pode ser saudável “, finaliza Angélica.

Consultoria: Gisele Kobayashi, economista e educadora financeira; Angélica Rodrigues, psicóloga | Texto: Redação Alto Astral | Edição: Mariana Oliveira e Renata Rocha

Fonte: IG Mulher

Propaganda

MULHER

Macacão utilitário: como usar a peça versátil em qualquer estação

Publicados

em


source

Alto Astral

undefined
Reprodução: Alto Astral

Macacão utilitário: como usar a peça versátil em qualquer estação

Que tal montar looks com o macacão utilitário ? Você não vai querer mais usar outra roupa. Além de ser versátil e ideal para qualquer estação do ano, ele também é capaz de transitar entre diferentes tipos de estilos, para compor visuais mais despojados ou elegantes.

A tendência é perfeita para quem busca conforto e praticidade dentro da moda, já que normalmente conta com bolsos, além de ser uma peça única. Não tem erro… Apenas o preço pode acabar sendo salgado, mas vale a pena investir no modelo curinga – e que, dependendo do material, com certeza durará anos. Confira!

Looks com macacão utilitário para qualquer época

Sem mangas

Macacão utilitário: como usar a peça versátil em qualquer estação
Fotos: Reprodução/Pinterest

Essa opção é a cara do verão. Se combinada com uma blusa de gola alta e de manga comprida por baixo, também pode ser uma ótima produção para apostar nos dias mais frios. O sapato também pode complementar o look de acordo com a estação.

Leia Também:  Horóscopo do dia: previsões para 15 de janeiro de 2021

Com botas

alt
Fotos: Reprodução/Pinterest

A peça fica chique com uma bota em couro ecológico, especialmente de salto alto. Esse visual se torna ainda mais elegante se você fechar todos os botões do macacão utilitário, como se fosse uma gola alta, em dias mais frios.

Jeans

Macacão utilitário: como usar a peça versátil em qualquer estação
Fotos: Reprodução/Pinterest

O jeans nunca sai de moda e é sempre uma opção bastante versátil, já que pode ser combinado com sapatos abertos, botas, saltos e até mesmo tênis, para compor looks mais despojados. Aposte nesse visual e tenha uma peça que durará as quatro estações.

Estilo jogging

alt
Fotos: Reprodução/Pinterest

A barra da calça do macacão utilitário em estilo jogging também pode ser outro detalhe bem charmoso para montar visuais modernos. A opção também é ideal para quem busca uma peça que pode ser usada em qualquer ocasião, já que dá certo com diversos tipos de sapato.

Você viu?

Cores vivas

Macacão utilitário: como usar a peça versátil em qualquer estação
Fotos: Reprodução/Pinterest

Vermelho, laranja, amarelo… O macacão utilitário em cores mais vivas é a cara do verão. Vale apostar, também, nas fendas e nos decotes para driblar os dias mais quentes. Use e abuse dos acessórios , como cintos, colares e brincos. Aproveite!

Leia Também:  Os 4 elementos no seu Mapa Astral indicam preferências profissionais

Texto: Giulianna Lombardi | Edição: Renata Rocha

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA