MULHER

O medo e a falsa sensação de estar seguro

Publicados

em


source
O medo e a falsa sensação de estar seguro
Bia Albuquerque

O medo e a falsa sensação de estar seguro

Sentir medo é bom? Diante dessa pergunta, muitas pessoas podem responder que sim, o medo é bom, pois é ele que nos protege. Mas será que isso é, realmente, verdade?

Imagine que chegou o dia em que você irá  fazer um concurso público para o qual vem se preparando há mais de um ano. Você se senta na cadeira e recebe a prova. As mãos começam a suar, a musculatura do pescoço e ombros está travada e o coração disparado, tudo reflexo do medo que está sentindo. E aí, esse medo fez você ir melhor na prova?

Pense agora na situação de alguém que vem em sua direção com uma atitude que você considera suspeita. As pernas amolecem, o coração bate mais intensamente, você começa a tremer. Sentir o medo evitou que o assalto ocorresse?

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO HORÓSCOPO DIÁRIO NO SITE DO JOÃO BIDU! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO!

Você pode dizer: “Ah, mas é medo faz com que eu não me coloque em uma situação de risco”, ou “devido ao medo, procuro me prevenir e, assim, não me vejo em perigos”.

Mas, o nome disso não é medo, é instinto de sobrevivência. É esse instinto, que naturalmente faz parte do ser humano, que faz com que exista sempre a tendência à preservação e continuidade da vida.

O medo é, praticamente, o contrário disso. Pois, ao invés de garantir que a vida se expresse em sua máxima potência, ele freia e retrai, em um movimento de paralisar. Assim, por causa do medo, ideias deixam de se concretizar na forma de atitudes e projetos.

Leia Também:  30 segredos para atrair a felicidade

Por isso, apesar de parecer que se está protegido, na realidade, o que está ocorrendo é um bloqueio da potencialidade da pessoa. Nesse contexto, até a disposição para tentar fazer algo ou fazer de maneira diferente fica afetada, acarretando em sentimento de frustração e, em última instância, na sensação de vazio e falta de plenitude .

Como nossos pais

O grande problema é que a educação dada às crianças, de maneira geral, é baseada no medo: medo de levar uma bronca, medo de repetir de ano, medo do homem do saco… e esse padrão tem se perpetuando, sendo passado de geração a geração.

E, com o sistema “instalado” na infância, na vida adulta as pessoas vivem sob a mesma ótica: medo de serem mandadas embora, medo de serem criticadas, medo de ficarem sozinhas…

Isso resulta em pessoas paralisadas, limitadas e até mesmo aprisionadas em problemas que, muitas vezes, nem existem, sem raciocinar se o que observam em si mesmas e ao seu redor faz sentido.

E, até mesmo vivendo da maneira como disseram que a vida deveria ser vivida ou no caminho que alguém disse que era o que levaria à felicidade. Sem fazer o que realmente alimenta seu coração, sua alma.

Controle e manipulação

Em termos biológicos, o medo ativa mecanismos primitivos de luta e de fuga no sistema humano. Isso faz com que o corpo físico e o campo energético se contraiam, visando correr ou enfrentar uma ameaça em potencial, como se a todo momento estivesse iminente o risco de morte.

Leia Também

Com isso, ocorrem descargas hormonais e a pessoa vive de maneira reativa, tomando atitudes que não desejava, metendo os pés pelas mãos . Em termos energéticos, ocorre uma baixa em sua frequência, e ela fica mais suscetível a influências externas em sua vibração, pensamentos, emoções e ações.

Leia Também:  Orações do Zodíaco: veja qual é o anjo do seu signo

Portanto, estar sob a influência do medo é a maneira mais fácil de ser controlado e manipulado. Observe os estímulos para a venda de produtos como um exemplo: o medo da doença faz consumir planos de saúde e remédios, o medo da violência faz adquirir seguros e itens de proteção.

Atenção, não que exista algum problema com esses produtos em si. A questão é a pessoa viver apenas com foco nessas perspectivas e, assim, se tornar alvo fácil de quem tem o interesse de “criar um problema” para “vender a solução”.

Tem saída

Tomar consciência de que a maioria das pessoas está sob influência deste processo já é um primeiro passo para não viver sob o domínio do medo.

A segunda etapa é buscar o autoconhecimento, identificando as causas e os gatilhos que estão despertando essas questões em sua vida, além de identificar o que realmente faz você feliz, “limpando” as interferências de medos e padrões já estabelecidos.

O acompanhamento de um terapeuta pode potencializar esse processo, atuando conjuntamente no ganho de consciência de na limpeza energética-espiritual de todas questões relacionadas à situação do medo.

Jornada da transformação

Quer aprender mais um pouco sobre autoconhecimento e subconsciente? Participe da Jornada da Transformação , um webinário que abordará temas como inteligência emocional, numerologia e autoconhecimento.

Shutterstock

Texto: Bia Albuquerque ( @biaaterapeuta ) , humanoterapeuta, psicanalista espiritualista, facilitadora do Círculo da Vida e ledora de baralho terapêutico

LEIA TAMBÉM

Fonte: IG Mulher

Propaganda

MULHER

Horóscopo do dia: previsões para 28 de janeiro de 2022

Publicados

em


source
O horóscopo do dia te ajuda a se preparar para as atividades da vida
Marcelo Dalla

O horóscopo do dia te ajuda a se preparar para as atividades da vida

ÁRIES 

Bom período para filosofar, estudar e ampliar conhecimentos, com profundos questionamentos e importantes descobertas. A Lua minguante segue em Sagitário, colocando em destaque o entusiasmo, a positividade e a busca por tudo o que traz um significado para a existência. Não se começa nada agora. É tempo de conclusões, análises e reflexões. No período da tarde, Lua e Netuno indicam uma energia preguiçosa. Vale descansar mais, ver um bom filme, sem exigir demais de si mesmo. 

TOURO 

Você pode cultivar uma postura mais independente. Porém, sem deixar de lado os compromissos assumidos, com responsabilidade e maturidade. Vênus segue em Capricórnio, pedindo mais seriedade. Procure observar se está muito crítico, é bom refletir sobre a forma como satisfaz suas carências. É bom economizar e controlar os gastos também. A Lua minguante segue em Sagitário e favorece o otimismo, vale buscar lugares arejados, pensar em formas de expandir seus horizontes, dando espaço para si mesmo e os outros.

GÊMEOS

O Sol segue em Aquário, lembrando a importância da solidariedade, da liberdade de pensamento, do humanitarismo e da mente aberta para assimilar novos conceitos. Procure expandir cada vez mais sua consciência para fortalecer a vontade de criar e amar. Enquanto isso, a Lua segue na fase minguante, indicando uma etapa de finalizações. Mercúrio retornou para Capricórnio, invista na resolução de pendências práticas, com uma postura mais realista e comprometida. Revisões, reparos e aprimoramentos continuam em pauta.

CÂNCER

Temas espirituais, filosóficos e elevados estão favorecidos. Você pode contar positividade e entusiasmo para ampliar conhecimentos. A etapa é ideal para finalizações, aproveite para concluir os assuntos possíveis. Bom período para fazer uma lista das tarefas pendentes, cultivar foco para finalizar assuntos e encaminhar o que realmente importa. No período da tarde, Lua e Netuno pedem que respeite seus limites energéticos. Procure desacelerar, evite loucuras e excessos! É bom programar atividades leves e relaxantes. 

Leia Também:  Horóscopo do dia: previsões para 27 de janeiro de 2022

LEÃO

O período é de recolhimento, no clima da Lua minguante. Vale reservar momentos de introspecção para revisar erros e aspectos que quer mudar em sua vida. A preferência vai para tudo o que é diferente e original. Com o Sol em Aquário, aproveite para descartar o que já perdeu o sentido e já não serve mais. Essas libertações são necessárias pra poder dar boas-vindas às novidades, aos novos compromissos que deve assumir. Ao mesmo tempo, esteja ligado nas parcerias e na colaboração. A força vem dos parceiros e do grupo.

VIRGEM

Em tempos de Lua minguante, é melhor deixar a vida fluir. A solução de assuntos que representavam um obstáculo pode surgir naturalmente. O próximo ciclo lunar chegará no dia 01/02, quando terá poder para desenvolver seus projetos. Por enquanto, vale diminuir as expectativas, simplificar a vida e finalizar as pendências possíveis. Sua mente segue afiada e os condicionamentos ficam mais baixos. Você pode mudar o que for preciso para tornar a vida mais harmoniosa e seguir com mais independência.

Leia Também

Leia Também

LIBRA

Com o Sol em Aquário, é importante cultivar independência. Mas, ao mesmo tempo é importante cultivar responsabilidade e comprometimento nas relações também. Vale expressar o que sente e também compreender os sentimentos dos outros. Estamos num período de finalizações e conclusões, de cunho mais introspectivo. A intuição está mais afiada! É tempo de rever velhas posturas e ideias, desvencilhar-se de assuntos antigos, deixar ir o que não precisa mais em sua vida, abrindo espaço para o novo. 

ESCORPIÃO

Filosofia, cursos, estudos, literatura, aventuras ou qualquer arte inspirada são alimento para a alma e ganham destaque com a Lua minguante em Sagitário. Reserve tempo para cuidar de si mesmo e renovar sua imagem. Prefira os assuntos mais leves, sem grudar demais nos outros ou fazer cobranças. Programas ligados às artes e atividades de cunho espiritual ficam favorecidos. É bom investir em tudo o que possa realizar com autonomia e independência. É tempo de elevar a alma e os sentimentos. 

Leia Também:  30 segredos para atrair a felicidade

SAGITÁRIO

Os temas em evidência são: espaço, liberdade, ousadia e originalidade. Como cultiva essas qualidades em sua vida? Estão na proporção correta? Com a Lua minguante em seu signo, atividades de cunho introspectivo são as mais recomendadas. Fique atento aos sinais do Universo e à sua intuição. Tudo o que amplie seus conhecimentos está favorecido. Mas é importante que evite aventuras, atividades ou investimentos arriscados. Os movimentos devem ser planejados com prudência.

CAPRICÓRNIO

Temas mais elevados e transcendentais continuam em destaque, tudo deve ser feito sem pressa ou ansiedade. Bom período para concluir pendências e colocar os pingos nos is. Ao mesmo tempo, deixar a vida fluir e interagir com as situações na medida em que elas se apresentam. Resolva o que for possível, mas reserve tempo também para si mesmo, para cultivar bem-estar e a conexão com o coração. Momentos de introspecção tornam-se mais criativos e produtivos. Vale anotar as boas ideias que possam surgir.

AQUÁRIO

Você pode pensar em novas formas de ampliar seus lucros, é tempo de responsabilizar-se pelos seus ganhos, organizar as finanças, valorizar seus dons e seu trabalhos. É tempo de concluir todos os assuntos possíveis, enquanto traça novas metas. Com Mercúrio retrógrado você pode refletir e repensar velhos conceitos, olhar para o futuro e se identificar com as soluções. Muitas situações surgem para que possa repensar sua vida. É tempo de abrir a mente para novas descobertas e revolucionar a si mesmo.

PEIXES

A Lua segue minguante, os momentos de introspecção tornam-se ricos a criativos. Prefira sair para caminhar, refletir sobre a vida, buscar liberdade com assuntos transcendentais e espirituais. Dê espaço para si mesmo e os outros. Aproveite também para colocar um ponto final nos assuntos pendentes. Mas no período da tarde a Lua se desentende com Netuno, indicando queda de energia. É importante desacelerar. Aproveite para descansar mais, tome cuidado com distrações, enganos e confusões. 

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA