MULHER

Os efeitos do confinamento na saúde mental de pais e filhos

Publicados

em


source

Depois de longos sete meses, continuamos em quarentena. E agora, como isso está afetando nossas mente e a dos nossos filhos?

criança em isolamento social
FreePik/freepic.diller

A quarentena e o isolamento social trouxe consequências para o emocional de crianças e adultos

Esses efeitos dos tempos de isolamento social e quarentena não são bons para ninguém. As crianças perderam muito: perderam o convívio social de amigos, parentes, professores e outros; perderam a antiga e estabelecida rotina escolar; alguns perderam parentes dos quais nem sequer puderam se despedir; perderam espaço físico para brincar. Ou seja, perderam demais.

Como a mente de uma criança reage a toda essa perda? Ninguém reage bem ao que estamos vivendo hoje, isso é um fato, mas nós, adultos, temos a nosso favor a informação e o amadurecimento, e isso faz diferença. A criança está vivendo somente de meias verdades e informações selecionadas que são passadas pelos pais, e isso faz com que  estejam ainda mais inseguras com a situação.

A insegurança das crianças pode ser transmitida por meio de irritabilidade, pesadelos, apatia, nervosismo, dificuldade de concentração, aumento da quantidade de comida, aumento enorme no tempo em frente a aparelhos eletrônicos e desânimo para atividades físicas. Todos esses sintomas, juntos ou separados, podem levar a patologias conhecidas, tais como, estresse, ansiedade e depressão. 

Leia Também:  Sonhou com dinheiro? Descubra agora os significados!

A pandemia do novo coronavírus já é considerada um evento traumático em massa, ou seja, um único trauma que ocorre ao mesmo tempo para milhares de pessoas. Os efeitos desse trauma ainda não são totalmente conhecidos e estão se desenvolvendo justamente neste momento.

Outros dois exemplos de trauma coletivo que posso dar são o ataque às Torres Gêmeas, nos Estados Unidos, e as guerras mundiais, mas mesmo esses enormes traumas os quais a humanidade sobreviveu não são nem um pouco parecidos ao que vivemos hoje. As consequências da pandemia estão se iniciando agora, e nós sofreremos consequências e nossos filhos também.

Como lidar com os traumas da pandemia?

Para fortalecer sua mente, faça pequenas mudanças no seu dia a dia a partir de agora. Comece filtrando as informações que chegam até você, pois informações controversas aumentam a angústia pela falta de conhecimento da doença e suas consequências.

Ocupe-se com filmes e livros de ficção. Temas que fujam um pouco da realidade fazem sua mente relaxar.

Leia Também:  Mulher se casa com o sogro dois anos após se divorciar do ex-marido

Inicie uma atividade relaxante, uma coisa nova e que te desafie, isso te dará expectativa de futuro.

Compartilhe coisas boas. Pensamentos e atos positivos são contagiantes.

Estimule e pratique exercícios físicos. Cansar o corpo ajuda a relaxar a mente.

Faça terapia. Quando sentir a necessidade de extravasar ou perceber que já não “aguenta mais”, procure ajuda terapêutica. Existem associações e grupos que podem ajudar.

Tratando bem a sua mente, você poderá ajudar seu filho a tratar da dele. 

É momento de cuidar de nós mesmos

Geralmente levamos para a vida adulta os traumas da infância, mas algumas situações são tão traumatizantes tão difíceis que podem nos marcar em qualquer idade. Quando essas situações acontecem, precisamos parar e elaborar, ou seja, parar e tentar entender o que está acontecendo e o que isso está causando em nossa vida, em nossa mente.

Somente fazendo isso podemos entender, superar e continuar. Entretanto, às vezes não conseguimos fazer isso sozinhos, precisamos de ajuda. Se você alguma vez já pensou em procurar ajuda de um terapeuta em qualquer momento de sua vida, não existe momento mais propício para isso do que este momento.

Trate a sua mente e trate também a mente de seu filho. Não internalize os problemas psicológicos, porque eles voltarão através de problemas físicos. 

Fonte: IG Mulher

Propaganda

MULHER

Horóscopo do dia: previsões para 23 de abril de 2021

Publicados

em


source
Mandala
Marcelo Dalla

A astrologia ajuda em diversas áreas de nossas vidas


ÁRIES 

Período de inquietação mental. O encontro de Mercúrio e Urano inspira questionamentos, libertações e novas ideias… Ainda bem que a Lua segue no criterioso e detalhista Virgem, tudo pode e deve ser aprimorado com mais atenção, para que funcione melhor. Novas organizações e estratégias no trabalho são muito bem vindas. Iniciativas em nome da qualidade de vida ganham destaque. Bom período para limpar, renovar e movimentar a energia estagnada. Ideal também para cuidar da saúde com providências curativas e regeneradoras. 


TOURO  

A Lua caminha em Virgem, doses de realismo são importantes para que possa evitar enganos e ilusões. No fim da tarde a Lua combina forças com Sol e Plutão para favorecer a renovação das energias. Esta é uma combinação que propicia a cura, sejam elas de ordem física ou emocional. Terapias, limpezas e tratamentos em geral podem fluir melhor. Atividades criativas também estão favorecidas. Esta mais fácil pensar diferente. O dia termina preguiçoso com a oposição entre Lua e Netuno, bom pra recolher-se mais cedo.

GÊMEOS 

Novas ideias continuam em pauta com o encontro de Mercúrio, Vênus e Urano. Cresce a inquietação, procure estabelecer prioridades. Você fica mais aberto para novidades e atualizações. Enquanto isso, a Lua segue em Virgem: bom dia para pesquisas, conversas, aprendizados, estudos, tratamentos de saúde e atividades artísticas. Evite a pressa e esclareça dúvidas para que possa canalizar tanta potência em algo construtivo. Bom período para investir em novas tecnologias, novos cursos e novas técnicas.

CÂNCER 

Você pode investir nos processos de cura, desintoxicação e limpeza. A Lua crescente segue em Virgem, favorecendo o desapego, a praticidade, a higiene, a saúde, os cuidados com a alimentação e a atenção aos detalhes. Procure simplificar seu dia-a-dia, com beleza e harmonia. Você pode também investir na rede de contatos, em novas amizades e divulgações em geral. Porém no período da noite a Lua confronta Netuno, indicando risco de enganos. O clima fica mais dispersivo. Aproveite para descansar mais. 

Leia Também:  Preces poderosas para Arcanjo Miguel

LEÃO 

Bom período para compreensões, entendimentos e decisões. A Lua segue em Virgem para ajudá-lo a cultivar método e discernimento. Além disso, Mercúrio, Vênus e Urano seguem juntos: você pode inovar, aprender algo novo, pesquisar e informar-se melhor. Pode também aperfeiçoar técnicas no trabalho, cuidar da saúde, da limpeza de casa, de cada detalhe com mais carinho e critério. Desacelere para conectar-se com sua intuição. Na parte da noite, Lua e Netuno pedem cuidado com investimentos arriscados. Há risco de enganos e enganadores.

VIRGEM 

Você viu?

Cresce o discernimento e clareza para separar o que deve ser mantido do que já não condiz com seu crescimento. Bom dia para encontros, diálogos curativos e transformadores. A Lua segue em seu signo, favorecendo o discernimento para identificar onde está o problema. Com investigações e análise você pode corrigi-lo. Tudo pode se tornar mais harmonioso e funcional. Porém, procure pegar leve no período da noite, quando a Lua desafia Netuno. A concentração fica reduzida. Bom para descansar e repor energias.

LIBRA 

Bom dia para medidas restaurativas, curativas e regeneradoras. A Lua segue em Virgem: Caso sua mente esteja acelerada demais, aproveite para promover uma boa arrumação em casa ou no local de trabalho. Isso pode proporcionar leveza e clarear seus pensamentos. Inovações podem transformar sua vida. Mercúrio e Vênus se encontram com Urano, favorecendo novos aprendizados. Procure abrir a mente para assimilar novos conceitos, inclusive para ampliar a possibilidade de ganhos. Foque nas soluções práticas e comece nas pequenas atitudes, cultivando bons sentimentos.

ESCORPIÃO 

É importante controlar a ansiedade e a impulsividade, para que não aconteçam rupturas indesejadas. Tudo pode ser resolvido com um pouco mais de diplomacia e ponderação. A Lua segue em Virgem, favorecendo estudos, entendimentos, limpezas e organizações gerais. Bom período para os cuidados com a saúde, alimentação, restauração e renovação das energias. Antes de realizar investimentos, procure pesquisar com calma para evitar enganos. Invista no equilíbrio emocional e no bem estar.

Leia Também:  Experimente 9 receitas de churros que dão água na boca!

SAGITÁRIO 

Concentre-se agora nos aprimoramentos que deve promover. Com o Sol em Touro e a Lua em Virgem foque nas soluções práticas. Invista na segurança, na simplicidade, em adaptações e renovações. Você pode introduzir mudanças e buscar novos aprendizados, desde que com planejamento e critério. Com mais disciplina, pode assimilar novas técnicas e desenvolver novas ferramentas. É importante evitar julgamentos severos, esclareça com diplomacia e cordialidade qualquer dúvida. 

CAPRICÓRNIO 

Período ideal para limpezas e organizações. A Lua em Virgem favorece o aperfeiçoamento, o critério e a prestação de serviços. Procure abrir-se para inovações no trabalho. Você pode aproveitar assimilar novas técnicas, cultivar o entendimento, fazer novas amizades e novos contatos, promover investigações para descobrir onde está a raiz do problema. Assim você pode tomar providências, encaminhar e resolver o que for preciso. Aproveite para adiantar o que for possível durante o dia, a noite traz um clima mais lento e preguiçoso, quando a Lua desafia Netuno. 

AQUÁRIO 

O período criativo continua, bom para novos aprendizados. Impulsos de inquietação podem levá-lo a se libertar do que o prende. Vênus, Mercúrio e Urano seguem juntos, estimulando a curiosidade, cresce a vontade de conversar com as pessoas e buscar novidades. Mas é importante cultivar responsabilidade com o que diz, introduzindo as novidades aos poucos, com sabedoria. É importante também trabalhar em conjunto, unir-se a um grupo, formar uma rede para se tornar mais forte e realmente introduzir mudanças na sociedade. 

PEIXES 

Você ganha mais critério e atenção. Com o Sol em Touro e a Lua em Virgem, priorize a objetividade. Arregace as mangas para realizar um bom serviço. O contato com outras culturas e as novas formas de pensar, livre de barreiras e preconceitos estão favorecidos. Procure expandir seus horizontes de alguma forma. Um bom livro, um novo assunto ou um novo aprendizado, por exemplo. No período da noite o clima muda, a Lua desafia Netuno: cuidado com distrações e confusões, para não deixar escapar detalhes importantes. 

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA