MULHER

Quais os problemas emocionais que a pandemia pode causar em nossos filhos?

Publicados

em


source

Ontem, durante uma conversa fui questionada se ao final da pandemia, as pessoas teriam mais ou menos problemas emocionais do que antes do início da quarentena, e essa é sem dúvida uma ótima pergunta.

criança no isolamento social
Unsplash/Kelly Sikkema

O isolamento e toda a tensão com a pandemia pode deixar marcar e trazer problemas emocionais para crianças e adultos

A resposta para essa questão é que sim, as pessoas em geral estarão mais propensas a distúrbios emocionais no final da quarentena .

Durante esse longo período em que estamos total ou parcialmente isolados, desenvolvemos alguns mecanismos de defesa emocional para suportar as mudanças bruscas que ocorreram na rotina diária. Deixamos de encontrar outras pessoas então, nos acostumamos a estar mais sozinhos, a ter auto suficiência para suprir a necessidade de socialização e atenção alheia.

O simples ato de não poder cumprimentar os outros como estávamos acostumados durante toda a nossa vida traz um estranhamento, o qual nos faz sentir constrangidos e levemente indiferentes aos nossos sentimentos e necessidades emocionais.

No caso das crianças, podemos dizer que os “problemas” são exatamente os mesmos que os dos adultos, somando-se ao fato de que crianças dificilmente desenvolvem a doença, mas são grandes transmissores da mesma, o que gera na criança uma ansiedade de poder estar infectando um pai ou um avô.

Leia Também:  Descubra quais signos mais demoram para envelhecer

Estamos falando então principalmente de medo. Medo de pegar a doença, medo de transmitir a doença, medo de algo desconhecido e o que mais importa para a psicanálise, o medo do que não se pode controlar.

Quando ficamos em casa, trancados na quarentena, temos a impressão de que temos um certo controle, já que, estando trancado, desinfectando todos os produtos que chegam e não interagindo com outras pessoas, estamos no controle de nossa vida para não nos infectar.

Entretanto, trata-se de um falso controle, porque está restrito a uma situação que está fora do nosso controle. Ainda assim é um alento.

Com a liberação para a retomada de atividades, o medo torna-se mais ativo e muito mais poderoso. Esse medo é demostrado através da angustia e da depressão, em como enfrentar algo que eu não conheço, que não tenho controle e que pode me matar e matar as pessoas que eu amo?

O enfrentamento se dá através de conhecimento do inimigo e do fortalecimento do ego. Conheça o seu inimigo, que aqui no caso não é o coronavírus, mas, sim, o seu medo de enfrentar situações desconhecidas e fortaleça o seu ego, sendo a cada dia quem você realmente é e não o que os outros gostariam ou esperam de você.

Leia Também:  Será que você é uma pessoa cisgênera? Descubra aqui

Durante o período de quarentena, as crianças estão sofrendo com restrições com as quais não estão acostumadas e que não entendem. Para algumas é inevitável um certo abalo emocional, o qual não posso aqui diagnosticar como depressão, mas, sim, como  angústia. Se esse sentimento não for bem elaborado juntamente com os pais ou um profissional, pode então vir a tornar-se uma depressão.

Ajudar a criança a entender o que está acontecendo agora e como lidar com isso no final da quarentena é essencial para mantê-la emocionalmente serena.

Converse com o seu filho, faça desenhos, leia histórias, invente músicas, discuta sobre a pandemia, tudo sem alarmismo desnecessário, mas com muita sinceridade. Dedique-se a dar atenção à saúde emocional da criança, que é tão ou mais importante que a saúde física.

Lide com as demandas conforme elas forem ocorrendo. Vencendo cada batalha, no final você vencerá a guerra.

Fonte: IG Mulher

Propaganda

MULHER

Horóscopo do dia: previsões para 25 de outubro de 2020

Publicados

em


source
mandala
Marcelo Dalla

Veja o horóscopo do dia na previsão de Marcelo Dalla

ÁRIES 

Bom domingo para tentar algo diferente, fazer um programa que nunca fez ou surpreender alguém. A Lua segue fora de curso em Aquário, os condicionamentos ficam mais baixos. Está mais fácil de desapegar de algo e abrir espaço para algo novo. Atividades que permitam ousadia e originalidade ficam favorecidas. Porém, é bom adiar grandes decisões e investimentos, ganhar tempo para ponderar e refletir melhor. Já à noite a Lua ingressa em Peixes, ativando a sensibilidade e favorecendo da meditação.

TOURO 

Fique atento para todo tipo de novidades. Você pode receber propostas interessantes, vale tentar algo diferente hoje. A Lua segue em Aquário, favorecendo a quebra de velhas regras e padrões. Vale também precisar velhos conceitos desgastados, para dar vez a novos caminhos e possibilidades. Está mais fácil se desapegar de algo e abrir espaço para algo novo. Ainda bem, pois relacionamentos doentios ficam mais evidentes. Invista no diálogo para transformar situações que já não mais condizem com sua consciência.

GÊMEOS  

É tempo de criar, programar algo diferente para fazer. A Lua segue fora de curso em Aquário: deixe-se levar pelo desconhecido. É bom respeitar a individualidade também, pois todos querem independência. No período da noite a Lua ingressa em Peixes e se combina com Mercúrio, inspirando saberes elevados, conversas filosóficas e intelectuais. Aproveite o período para trocar informações, você fica mais intuitivo e perspicaz. Está mais fácil desvendar mistérios e encontrar respostas.

CÂNCER 

Período bom para conectar-se com as novas correntes de pensamento, com a Lua fora de curso em Aquário. Vale cultivar uma postura mais independente ou conhecer lugares diferentes também. Já no início da noite a Lua ingressa em Peixes, combina forças com Sol e Mercúrio, ativando a inspiração, a imaginação, a sensibilidade e a vontade de sonhar. A troca de ideia se torna ainda mais estimulante. Aproveite para relaxar, cultivar harmonia e bem estar, buscar informações inspiradoras e elevadas.


LEÃO 

Invista na ousadia, na quebra de velhas regras e na criatividade. A Lua transita em Aquário, favorecendo as atividades independentes, prometendo inspiração para novas ideias. Aproveite para expandir sua rede de contatos, atualizar informações ou inteirar-se das novidades do mercado. Atividades criativas e inusitadas também ficam favorecidas. Já no período da noite a Lua se combina com Sol e Mercúrio, favorecendo conversas inspiradas. Bom período para planejar a semana, escrever ou dar asas à imaginação.

VIRGEM 

Continue a promover ajustes em sua vida em nome de mais equilíbrio, saúde, consciência e harmonia. Mercúrio segue junto com Sol em Escorpião, favorecendo um pensamento mais intuitivo e estratégico. Canalize suas atenções para o autoconhecimento, para mergulhos mais profundos em sua alma. Velhos sentimentos podem ser curados, assim abre espaço para novas experiências e aprendizados. Vale investir também nas atividades criativas, nas terapias e no aprofundamento dos estudos.

LIBRA 

Canalize suas atenções para o autoconhecimento, para que possa se amar ainda mais. É tempo de curar e limpar a alma, de livrar-se de dependências insanas. Vale também colocar-se em movimento e gastar energia. A Lua segue em Aquário, indicando mais ousadia, irreverência e liberdade. Cresce a vontade de buscar novidades. As velhas carências e as relações doentias podem ficar mais evidentes para que sejam transformadas. Afaste-se de quem o puxa para baixo, procure cercar-se de coisas que elevam e inspiram.

ESCORPIÃO  

Período ideal para mergulhar mais fundo em sei mesmo, perceber aspectos doentios em si mesmo e em suas relações para que possa buscar a cura. Ao invés de alimentar confronto de egos, você pode cultivar uma postura mais responsável e comprometida, investigar para perceber o que deve ser remediado, resgatar e reciclar o que for preciso. Ainda bem que a Lua segue em Aquário, favorecendo uma postura mais criativa e inovadora. No período da noite o diálogo inspirado está favorecido.

Leia Também:  Mulher vai para o hospital com cólica e descobre que está em trabalho de parto

SAGITÁRIO 

Seu trabalho, profissão e missão de vida ganham novas formas, com mais disciplina e consciência. Mas é importante controlar os arroubos do ego, os exageros e a ambição desmedida. Júpiter continua em Capricórnio: invista no comprometimento, na responsabilidade e na perseverança. Com Sol e Mercúrio em Escorpião, aproveite para investigar-se, você pode transformar atitudes egoístas, controladoras e manipuladoras. Vale também de desenvolver sua criatividade em atividades artísticas para que tudo fique mais leve e divertido.

CAPRICÓRNIO  

Aposte em algo diferente e em novos aprendizados. O que está rígido, velho e desgastado pode e deve ser transformado. Com a Lua em Aquário os condicionamentos ficam mais baixos, você pode introduzir novas ideias e novos conceitos em sua rotina e em seu trabalho. Desta forma você recupera a vitalidade e a inspiração, enquanto desenvolve um sistema de pensamento mais flexível, livre e criativo. No período da noite a mente fica mais afiada, você ganha mais capacidade para expressar pensamentos e sentimentos.

AQUÁRIO

Libertações estão na pauta do período. A Lua segue em seu signo, favorecendo novidades de todos os tipos. Vale abrir espaço para o inesperado, ampliar o olhar para novas soluções e novas possibilidades. Mas é importante refletir mais também, cultivar ponderação, equilibrar liberdade e responsabilidade. No período da noite o diálogo fica favorecido. Você pode alinhar o compromisso com parceiros e colaboradores junto com a sede de novidades, de espaço e o desejo de autonomia.

PEIXES 

Você pode definir suas metas com mais confiança e clareza. Procure fazer uma lista das pendências mais importantes. É tempo de ampliar a consciência, de buscar mais sabedoria. O céu favorece a liberdade e a independência, que devem ser combinadas com responsabilidade e maturidade. O contato com novos conhecimentos, outras culturas e regiões distantes fica favorecido.  No período da noite a Lua ingressa em seu signo, a sensibilidade e a vontade de sonhar. A troca de ideia se torna ainda mais estimulante.

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA