MULHER

Saiba como o estresse e ansiedade podem desencadear as enxaquecas

Publicados

em


source

Alto Astral

Saiba como o estresse e ansiedade podem desencadear as enxaquecas
Reprodução: Alto Astral

Saiba como o estresse e ansiedade podem desencadear as enxaquecas

Considerando o isolamento social e as incertezas quanto ao futuro, muitas pessoas passaram por um período cheio de mudanças em seus hábitos do dia a dia. Esses fatores podem resultar, por exemplo, em uma grande quantidade de estresse e ansiedade , gerando até mesmo um impacto fortíssimo tanto para a saúde mental quanto física.

Porém, um dos desencadeamentos dessas problemáticas, principalmente para aquelas pessoas que já possuem algum tipo de predisposição, são as temidas crises de fortes dores de cabeça , conhecidas também como enxaquecas.

Segundo Paolo Rubez, cirurgião plástico, isso acontece porque “nosso comportamento, emoções e estado mental influenciam fortemente no aparecimento do problema, já que, durante essas situações de alteração do humor, ocorrem mudanças na liberação das substâncias que o cérebro utiliza para minimizar a dor”, como ele explica.

Mas, felizmente, é possível adotar alguns cuidados que vão ajudar a prevenir a recorrência dessas crises, principalmente no que diz respeito ao estilo de vida . Segundo Gabriel Novaes de Rezende Batistella, neuro-oncologista, não se deve menosprezar o valor de uma boa alimentação, uma rotina de exercícios físicos, meditação e tratamentos psicológicos. “Comprimidos não fazem milagres. Mesmo ir ao neurologista não resolverá tudo sem esforço por parte do paciente”, diz o profissional.

Cuidados para prevenir a enxaqueca

Um dos cuidados importantes é controlar o estresse, o que pode ser feito por meio da programação de sua rotina. “Tente manter a mente ocupada. Procure ter um horário para acordar, comer, trabalhar e para dormir. Ao se levantar, não fique na cama de pijama o dia todo . Crie objetivos e prazos para que você cumpra ao longo desse período. Mas, lembre-se de pausar por um momento. Ao final do dia, desconecte-se e realize algo que te dê prazer”, aconselha Rubez.

Preste atenção na alimentação

Como já pontuado por Batistella, ter uma alimentação saudável é fundamental. De acordo com a médica nutróloga Marcella Garcez, os fortes sintomas da enxaqueca podem ser evitados e amenizados com uma alimentação equilibrada, principalmente com a inclusão de alimentos como castanha-do-pará, atum, canela, vegetais verde-escuros e grão-de-bico na dieta.

Leia Também:  Ranking dos signos mais preguiçosos

A nutróloga explica que refeições ricas em selênio e magnésio são importantes para diminuir o estresse, enquanto anti-histamínicos (presentes na canela e gengibre) inibem a produção de prostaglandina, responsável pela sensação de dor. “É fundamental também evitar fast-foods, frituras e alimentos gordurosos, com perfil mais inflamatório e que liberam prostaglandina”, explica. “Assim como diminuir o consumo de cafeinados, substâncias que alteram a circulação sanguínea e de bebidas alcoólicas , que promovem a dilatação dos vasos”, complementa a médica.

Faça atividades físicas

Ademais, a prática regular de atividade física também é fundamental, pois libera substâncias que ajudam a controlar o estresse e promovem a sensação de bem-estar, algo muito importante nesse momento de grande ansiedade pelo qual estamos passando.

Você viu?

Em último caso, procure um especialista

Porém, se mesmo com os cuidados acima as dores de cabeça não cessarem, vale a pena procurar ajuda médica, que poderá realizar uma avaliação para diagnosticar corretamente o problema, visto que a enxaqueca pode ser facilmente confundida com dores de cabeça passageiras.

Segundo Batistella, dores de cabeça ocorrem, na maioria das vezes, por duas causas comuns: tensional, que são dores geralmente mais leves que surgem nos dois lados da cabeça e não causam náusea ou irritabilidade com luz e cheiros fortes; e enxaqueca, quando a dor começa e permanece apenas de um lado, mas atrapalha muito a rotina do paciente, podendo gerar náusea, irritabilidade com a luz, sons e cheiros, e redução da produtividade de forma geral. “De fato, a hipótese de estarmos lidando com uma dor de cabeça momentânea é maior do que de estarmos lidando com uma dor de cabeça crônica”, desvenda.

Ainda de acordo com Batistella, para identificarmos se há necessidade de um acompanhamento neurológico para dor de cabeça, é preciso considerar o impacto da dor na rotina social do paciente e o motivo do surgimento das dores. Por isso, à rigor, o ideal é que todos que possuem dor de cabeça procurem um neurologista ou clínico geral ao menos uma vez para receber orientação adequada.

Leia Também:  Horóscopo do dia: previsões para 26 de julho de 2021

Dessa forma, uma vez que o quadro foi diagnosticado como enxaqueca, o médico poderá recomendar o melhor tratamento para cada caso. Todavia, hoje já existe também a possibilidade da realização de uma cirurgia que, muitas vezes, é capaz de colocar um fim definitivo às fortes crises de enxaqueca.

Cirurgia de Enxaqueca

Segundo Rubez, a Cirurgia de Enxaqueca vem sendo realizada por diversos grupos de cirurgiões plásticos ao redor do mundo. “Os resultados positivos e semelhantes das publicações dos diferentes grupos comprovam a eficácia e a reprodutibilidade do tratamento”, afirma.

O cirurgião plástico afirma que o procedimento é pouco invasivo e visa descomprimir e liberar os ramos periféricos dos nervos trigêmeo e occipital, que podem sofrer compressões das estruturas ao seu redor, como músculos e vasos sanguíneos, gerando a liberação de substâncias que desencadeiam a inflamação dos nervos e membranas ao redor do cérebro e, consequentemente, favorecendo o aparecimento dos sintomas da enxaqueca, como dor intensa, náuseas, vômitos, sensibilidade à luz ao som.

Esse procedimento pode ser realizado em qualquer paciente que tenha diagnóstico de Migranea (Enxaqueca) feito por um neurologista, e que sofra com duas ou mais crises severas de dor por mês que não podem ser controladas por medicações. Além disso, os pacientes que acometidos pelos efeitos colaterais das medicações e que tenham intolerância à elas ou ainda que tenham sua vida pessoal e profissional comprometida devido às dores, podem passar pela cirurgia.

Fontes: Paolo Rubez, cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica; Marcella Garcez, médica nutróloga, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR; Gabriel Novaes de Rezende Batistella, médico neurologista e neuro-oncologista, membro da Society for Neuro-Oncology Latin America (SNOLA).

Fonte: IG Mulher

Propaganda

MULHER

6 receitas espetaculares de lasanha para o jantar

Publicados

em


source

Alto Astral

6 receitas espetaculares de lasanha para o jantar
Reprodução: Alto Astral

6 receitas espetaculares de lasanha para o jantar

As massas ocupam um lugar especial no coração do brasileiro. Desde um macarrão mais básico até receitas mais incrementadas, é difícil resistir ao sabor dessa criação italiana. Além da praticidade, a possibilidade de escolher o recheio e o molho tornam o prato ainda mais delicioso.

E se o assunto é massa, como não falar da lasanha? As várias camadas cremosas e deliciosas são um sucesso garantido no cardápio! Embora seja difícil encontrar alguém que não goste desse prato, listamos opções capazes de agradar qualquer paladar pela versatilidade, e, claro, pelo sabor inigualável.

Confira 6 receitas de lasanha e escolha a sua preferida para o jantar de hoje!

Lasanha de calabresa com tomate e Catupiry®

Reprodução / Guia da Cozinha

Tempo: 40min Rendimento: 6 porções Dificuldade: fácil

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 2 dentes de alho amassado
  • 1 cebola picada
  • 4 xícaras (chá) de linguiça calabresa moída
  • 10 tomates batidos no liquidificador
  • 2 xícaras (chá) de molho de tomate
  • 1 pacote de massa para lasanha pré-cozida (500g)
  • 2 bisnagas de requeijão tipo Catupiry® (460g)
  • 1 e 1/2 xícaras (chá) de muçarela ralada
  • 1 pacote de queijo parmesão ralado (100g)

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o óleo e frite o alho com a cebola, adicione a linguiça e refogue até fritar por igual. Coloque o tomate batido e o molho de tomate. Acerte o tempero e reserve. Em um refratário retangular pequeno, untado com óleo, intercale camadas de massa para lasanha, com o molho, o Catupiry® e finalize em molho. Polvilhe muçarela misturado com parmesão e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos. Retire e sirva em seguida.

Lasanha de frango na panela

Reprodução / Guia da Cozinha

Tempo: 15min Rendimento: 4 Dificuldade: fácil

Ingredientes

  • 1 lata de molho de tomate pronto
  • 1/4 de xícara (chá) de água
  • 500g de massa para lasanha pré-cozida
  • 2 xícaras (chá) de peito de frango temperado, cozido e desfiado
  • 3 xícaras (chá) de queijo muçarela ralado
  • 1 lata de creme de leite
  • 1/4 de xícara (chá) de azeitonas verdes picadas

Modo de preparo

Em uma panela de pressão grande, espalhe 1/2 xícara (chá) do molho vermelho e a água no fundo e vá intercalando camadas de massa, de frango desfiado, de muçarela, de molho vermelho e de creme de leite, terminando em massa, molho, um pouco de queijo e as azeitonas. Tampe a panela, leve ao fogo alto e cozinhe por 3 minutos após iniciada a pressão. Retire a pressão, abra a panela e sirva em seguida.

Leia Também:  Sabrina Sato curte com a filha em praia nos bastidores de "Ilha Record"

Lasanha de presunto e queijo ao molho branco

Reprodução / Guia da Cozinha

Tempo: 1h (+10min de descanso) Rendimento: 8 Dificuldade: fácil

Ingredientes

  • 1kg de massa de lasanha pré-cozida
  • 100g de queijo parmesão ralado para polvilhar
  • Margarina para untar

Molho Branco

Você viu?

  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 cebola ralada
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 e 1/2 litro de leite
  • 1 pitada de noz-moscada
  • 2 colheres (chá) de sal
  • 2 copos de requeijão cremoso (400g)

Recheio

  • 400g de presunto fatiado
  • 3 xícaras (chá) de ricota esfarelada
  • 500g de queijo mussarela ralado grosso

Modo de preparo

Para o molho branco, em uma panela, em fogo médio, aqueça a manteiga, doure a cebola, espalhe a farinha e refogue por 3 minutos. Adicione o leite, aos poucos, mexendo até engrossar. Tempere com a noz-moscada e o sal. Desligue, deixe esfriar um pouco e misture com o requeijão. Reserve. Em um refratário grande untado, intercale camadas de molho branco, de massa, de presunto, de ricota e de mussarela, terminando em massa e molho branco. Polvilhe com o parmesão ralado. Leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até gratinar. Deixe descansar 10 minutos antes de cortar e sirva acompanhado de salada verde e pão italiano.

Lasanha à bolonhesa de quatro queijos

Reprodução / Guia da Cozinha

Tempo: 1h Rendimento: 6 porções Dificuldade: fácil

Ingredientes

  • 3 xícaras (chá) de queijo muçarela ralado
  • 1 xícara (chá) de queijo provolone ralado
  • 1 xícara (chá) de Catupiry®
  • 1 pacote de massa para lasanha pré-cozida (500g)
  • 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Molho

  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1 dente de alho picado
  • 1 cebola picada
  • 400g de carne moída
  • 3 tomates picados
  • 2 latas de molho de tomate
  • Sal e cheiro-verde picado a gosto

Modo de preparo

Para o molho, aqueça uma panela com o óleo, em fogo médio, e frite o alho, a cebola e a carne até dourar. Adicione o tomate e refogue por 2 minutos. Acrescente o molho de tomate, tempere com sal, cheiro-verde e cozinhe por 10 minutos, mexendo. Reserve. Em uma tigela, misture a muçarela, o provolone e o Catupiry®. Em um refratário médio, intercale camadas de molho, de massa, de molho e de mistura de queijos, terminando em molho. Polvilhe com o parmesão ralado e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até assar e dourar. Retire e sirva em seguida decorada como desejar.

Leia Também:  Melhore suas noites de sono como Feng Shui

Lasanha de frango com creme de milho e bacon

Reprodução / Guia da Cozinha

Tempo: 1h40 Rendimento: 6 porções Dificuldade: médio

Ingredientes

  • 1 pacote de massa fresca para lasanha (500g)
  • 350g de queijo prato fatiado
  • 100g de queijo parmesão ralado
  • 100g de bacon picado

Refogado

  • 3 colheres (sopa) de óleo
  • 1 cebola picada
  • 4 xícaras (chá) de peito de frango cozido e desfiado
  • 2 tomates picados
  • 1 envelope de tempero em pó para aves
  • 1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado
  • Sal a gosto

Creme de milho

  • 2 latas de milho-verde com a água
  • 3 xícaras (chá) de leite
  • 2 colheres (sopa) de margarina
  • 1 colher (sopa) de maisena
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Para o refogado, aqueça uma panela com o óleo, em fogo médio e frite a cebola até dourar. Adicione o frango, o tomate, o tempero e refogue por 3 minutos. Acrescente o cheiro-verde, tempere com sal, misture e desligue o fogo. Reserve. Para o creme de milho, bata no liquidificador, 1 lata do milho, o leite, a margarina e a maisena por 2 minutos. Despeje em uma panela, adicione o milho restante, tempere com sal a gosto e cozinhe por 5 minutos ou até engrossar um pouco. Em um refratário médio, intercale camadas de creme de milho, de massa, de refogado, de queijo prato, terminando em creme de milho, polvilhe com o parmesão e o bacon, e leve ao forno médio, preaquecido, por 35 minutos.

Lasanha de carne com cenoura

Reprodução / Guia da Cozinha

Tempo: 1h (+10min de descanso) Rendimento: 6 porções Dificuldade: fácil

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 500g de carne moída
  • 2 cenouras raladas
  • 1 cebola ralada
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de extrato de tomate
  • 2 xícaras (chá) de água
  • 1 lata de creme de leite
  • 1/3 de xícara (chá) de cheiro-verde picado
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 pacote de massa para lasanha pré-cozida (500g)
  • 300g de queijo mussarela ralado
  • 50g de queijo parmesão ralado

Modo de preparo

Em uma panela, em fogo médio, aqueça o óleo e frite a carne moída até secar toda a água. Junte a cenoura, a cebola e refogue por 3 minutos. Coloque o extrato de tomate e cozinhe por mais 2 minutos. Acrescente a água e cozinhe por cerca de 15 minutos. Misture o creme de leite, o cheiro-verde, sal e pimenta. Em um refratário médio, intercale camadas de molho, de massa e de mussarela, terminando em molho. Polvilhe com o parmesão e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até gratinar. Deixe descansar por 10 minutos e sirva em seguida.

Fonte: Guia da Cozinha

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA