MULHER

Saiba o que são os bebês arco-íris e o que representam no psicológico das mães

Publicados

em


source

No final de setembro, a influenciadora Tata Estaniecki Cocielo compartilhou um vídeo em seu Youtube falando sobre um aborto espontâneo que sofreu em 2018, após oito semanas de gestação. O vídeo que é intitulado “Minha Filha um Bebê Arco-Íris” tinha como intuito  ajudar mulheres que passaram por essa situação. A filha da youtuber, Beatriz, nasceu em abril desse ano.

bebê arco-íris
Reprodução

Entenda o que é um bebê arco-íris


  “A culpa não é nossa. A gente se sente muito culpada, a gente sente que fez algo errado. A gente acha que  foi porque não desejou essa gravidez. A gente acha que foi porque a gente estava com medo e aí a gravidez não evoluiu. A gente acha tudo. Mas no fim, não é nada disso. É mais comum do que a gente imagina”, disse.


O que é um bebê arco-íris?

A especialista em reprodução humana Flavia Torelli explica que os chamados bebês arco-íris são aqueles que nascem após uma perda gestacional. “Seja um aborto inicial, perda de uma gestação avançada ou após a mulher ter um bebê com morte neonatal”, explica.

Leia Também:  Deolinda Saraiva participa de live sobre seu novo livro nesta sexta-feira

O nome surgiu por conta daquele ditado que diz que “após a tempestade, vem algo bom, o arco-íris!”. Ou seja, depois de uma gestação com um final triste vem um bebê que traz alegria e luz.  

As causas de abortamento espontâneo são as mais diversas, como explica a ginecologista. Em geral, um aborto inicial é causado por alguma alteração genética no embrião e pode ocorrer ao acaso, sem repercussões futuras. A mulher pode ter outra gestação sem problemas no futuro.

Como os pais podem lidar com a perda? 

A psicóloga Helena Motagnini, explica que a perda de uma gestação pode causar muito sofrimento na gestante e seu companheiro. Por isso é importante que esse sofrimento seja vivenciado para elaborar a perda e se reorganizar psiquicamente.

Ela explica que as perdas precoces, essas que ocorrem no início da gestação, podem ser mais difíceis de serem elaboradas porque não tem visibilidade externa e não são reconhecidas socialmente. Apesar de serem perdas significativas, muitas vezes não são reconhecidas e valorizadas.

“A ausência de reconhecimento do sofrimento, a ausência de rituais e apoio familiar e social leva algumas mulheres a viverem essa perda solitariamente, dificultando o processo de luto.  Nesses casos, a ajuda de um psicólogo pode ser muito importante para que se abra um espaço para expressão e elaboração da perda, pois esse filho precisará de um lugar dentro de si e não será substituído. Uma futura gestação ou o bebê arco-íris pode trazer a lembrança e o sofrimento do filho perdido, se essa perda não tiver sido elaborada”, complementa.

Após o aborto, os pais podem se tornar hiperprotetores com o bebê arco-íris.  Se o medo e a super proteção forem intensos, além de causar sofrimento aos pais, isso poderá trazer repercussões no desenvolvimento da criança, que terá muito medo de fazer coisas, pois não irá querer correr riscos.

 “A elaboração da morte do filho perdido anteriormente pode minimizar o medo de que isso se repita, com a percepção que são situações distintas e que é um outro filho. Quando os pais não conseguem amenizar o medo da perda, a ajuda de um psicólogo pode ser útil e necessária”, recomenda.

Fonte: IG Mulher

Propaganda

MULHER

Maquiagem monocromática: descubra a versatilidade das cores

Publicados

em


source

Alto Astral

undefined
Reprodução: Alto Astral

Maquiagem monocromática: descubra a versatilidade das cores

A cada momento surge uma nova tendência fashion, mas há algumas que nunca saem de moda , como a maquiagem monocromática . Para quem tem poucos produtos em casa ou busca mais praticidade na hora de se maquiar, esse visual é perfeito.

Às vezes, com apenas um cosmético como o lip tint , por exemplo, já é possível conseguir uma make completa em poucos minutos. Basta escolher o tom que mais combina com você e apostar na criatividade. Inspire-se!

Como usar uma única cor na maquiagem monocromática

Rosa

Maquiagem monocromática: descubra a versatilidade das cores
Fotos: Reprodução/Pinterest

Uma das cores mais tradicionais quando o assunto é maquiagem monocromática é o rosa. Isso se deve, principalmente, à facilidade de encontrar produtos de beleza nesse tom. Para produzir um visual pink é possível usar o mesmo lip tint , por exemplo, para maquiar olho, boca e, ainda, trazer um coradinho natural para as bochechas. O mesmo pode ser feito com um gloss, que é perfeito para iluminar o rosto.

Leia Também:  Roda do Ano: Veja as celebrações do calendário pagão

Vermelho

Fotos: Reprodução/Pinterest

Outra cor ideal para quem quer trazer mais destaque para os olhos e lábios é o vermelho. Nesse caso, vale preparar bem a pele antes de aplicar a sombra e o batom. Mais uma opção simples é investir em delineadores coloridos, se quiser optar por um visual básico e menos chamativo.

Roxo

Maquiagem monocromática: descubra a versatilidade das cores
Fotos: Reprodução/Pinterest

Se estiver procurando por uma make para a noite ou, até mesmo, para o Halloween , uma ótima escolha é usar uma maquiagem monocromática roxa. Os tons escuros são perfeitos para roubar a atenção por onde você passar. Invista em contornos e iluminadores para dar um toque extra.

Laranja

Fotos: Reprodução/Pinterest

Quer um visual alegre e colorido? Então a maquiagem laranja foi feita para você! Com esse tom, dá para iluminar e trazer mais vida ao seu rosto sem deixar a make carregada, o que é ótimo para o dia a dia. Nos lábios, é possível apostar tanto em um batom matte , quanto em um gloss na mesma nuance.

Marrom

Maquiagem monocromática: descubra a versatilidade das cores
Fotos: Reprodução/Pinterest

Mais neutro, o marrom é capaz de oferecer muita praticidade na hora de fazer uma maquiagem monocromática, principalmente por ser uma cor disponível em várias tonalidades e bem fácil de combinar. Essa make pode ser usada em qualquer ocasião; tudo depende dos tons que você escolher. Se for para o trabalho, vale investir em opções mais claras, mas, em um evento durante a noite, as mais escuras ficam incríveis. Se joga!

Leia Também:  Aprenda a fazer o poderoso Pó do Amor e a Água de Dinheiro!

Texto: Mariana Oliveira | Edição: Renata Rocha

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA