MULHER

Tempo seco: veja como manter a hidratação durante o inverno!

Publicados

em


source

Alto Astral

Tempo seco: veja como manter a hidratação durante o inverno!
Reprodução: Alto Astral

Tempo seco: veja como manter a hidratação durante o inverno!

O inverno tem seus pontos positivos e há quem o prefira ao invés do calor. No entanto, apesar da possibilidade de experimentarmos looks estilosos, vinhos e sopas quentinhas e ficarmos aconhegados em casa, a estação pode ser bastante prejudicial à saúde já que é a mais seca do ano, especialmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Assim, a escassez de chuvas e a consequente redução da umidade do ar, cujo valor ideal é entre 50% e 80%, pode gerar algumas complicações no corpo humano, como sangramento nasal e irritação nas vias aéreas, olhos e pele. Com isso, é bastante importante estar preparado para driblar os impactos que o tempo seco costuma causar na saúde.

Dessa forma, confira abaixo algumas medidas para manter o seu corpo saudável durante o clima seco de inverno :

Beba água!

A melhor forma de combater os efeitos do tempo seco é, sem dúvidas, beber água! Logo, mesmo que não tenha sede, beba bastante água para manter seu corpo hidratado de dentro para fora. Segundo Vanessa Vargas, médica pós-graduada em nutrologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein e pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrólogos), “em média, o recomendado de ingestão de água por dia é entre 1,5 a 2 litros”. Mas, claro, esse valor pode variar de pessoa para pessoa.

De todo modo, na hora das refeições, vale apostar também em alimentos ricos em água, como abobrinha, pepino, alface, melancia, melão e laranja.

Contudo, a dica de ouro é: tenha sempre uma garrafinha de água por perto e crie o hábito de enchê-la toda vez que estiver vazia.

Hidrate a pele e evite banhos quentes

Leia Também:  Zé de Abreu pede desculpa para Tabata Amaral: "Eu errei redondamente"

A pele sofre bastante no clima frio, principalmente pela diminuição da umidade do ar. “Com o ressecamento nossa barreira cutânea perde sua integridade, ficando mais predisposta à dermatites e infecções”, explica a dermatologista Fabiana Seidl.

Você viu?

Segundo a médica, os dois fatores que mais contribuem para a saúde da pele são a ingestão de água, geralmente mais baixa durante o inverno, e a temperatura do banho, que tende a ser mais alta, o que piora o ressecamento da derme.

Assim, os cuidados com a pele devem ser redobrados no inverno. “O banho quente quando aliado ao uso de sabonetes inapropriados, causa uma maior perda de umidade e altera a camada de lipídeos que protege a pele, prejudicando sua função de barreira de proteção. A pele fica mais seca e suscetível a dermatoses (como psoríase, dermatite atópica, dermatite seborreica e rosácea) e aos fungos e bactérias patogênicos. O simples fato da pele estar ressecada já propicia o desenvolvimento de prurido intenso (coceira). Isso ocorre tanto no corpo quanto na face”, observa a dermatologista Ana Paula Fucci.

Desse modo, além da ingestão adequada de água, as médicas aconselham o seguinte:

  • Tome o banho na temperatura menos alta que conseguir – não precisa ser frio, mas evite o famoso “banho sauna”.
  • Se sua pele já tem tendência a ser seca, utilize sabonetes suaves, que não piorem o ressecamento.
  • Hidrate a pele logo após o banho, pois ela estará mais receptiva e o resultado será melhor.
  • Use produtos apropriados ao seu tipo de pele e tenha em mente que, geralmente, os produtos para corpo e face são diferentes.
  • Mantenha sua rotina de tratamentos normalmente, mas consulte seu médico ou médica dermatologista para possíveis ajustes.
  • Nessa época mais fria, o uso de ácidos no skincare e a realização de tratamentos estéticos, como laser e peelings químicos, costuma aumentar. Portanto, não esqueça de manter o filtro solar diariamente.
  • Se for usar maquiagem, opte por produtos “oil-free” ou não-comedogênica. Isso porque não são oleosas e não tamponam os poros, podendo conter até mesmo substâncias que auxiliam no controle da oleosidade.
Leia Também:  Projeção astral: entenda o que é e como praticar sem medo

Aposte em hidratantes labiais

O inverno também demanda cuidados especiais nos lábios. “Os lábios racham porque o ressecamento da pele diminui sua elasticidade. Usar hidratantes labiais com frequência ajudam a minimizar esse dano”, explica Franklin Veríssimo, médico especialista em medicina estética.

Assim, invista naquele hidratante para lábios que mais funciona para você e lembre-se: nada de arrancar as pelinhas da boca!

Outras dicas importantes para combater o tempo seco:

  • Invista em um umidificador de ar;
  • Cuide dos seus olhos e de suas vias aéreas – consulte sempre um médico especialista antes de utilizar soros ou colírios;
  • Evite exposição solar, especialmente durante o horário de almoço;
  • Priorize a manhã e o final da tarde para a prática de exercícios físicos;
  • Deixe as janelas abertas para que o ar circule pela casa;
  • Se possível, evite o uso de ar-condicionado, pois ele tende a ressecar o ar;

Fontes : Vanessa Vargas Ferreira, médica especialista em nutrologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein e pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrólogos) e com Título de Especialista em Cirurgia Geral pela AMB (Associação Médica Brasileira); Fabiana Seidl, médica dermatologista, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica; Ana Paula Fucci, médica dermatologista, Membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da Academia Européia de Dermatologia (EADV); Franklin Veríssimo, médico especializado em medicina estética.

Fonte: IG Mulher

Propaganda

MULHER

Quem é você na TPM? Descubra como cada signo fica nesse período

Publicados

em


source
Quem é você na TPM? Descubra como cada signo fica nesse período
Redação João Bidu

Quem é você na TPM? Descubra como cada signo fica nesse período

Todo mês antes da menstruação as mulheres têm oscilações de hormônios e humor, ficam mais inchadas e indispostas. Esse período é conhecido como TPM (Tensão Pré-Menstrual) e, por mais chato que seja, é supercomum e necessário para o corpo feminino. Ou seja, não tem como fugir! Para saber lidar melhor com essa fase, vamos explicar sobre como cada signo se comporta neste período tão doido! Confira, a seguir, os signos na TPM.

JÁ CONFERIU O HORÓSCOPO DE HOJE NO SITE DO JOÃO BIDU? VEJA AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO!

Veja como são os signos na TPM e aprenda a lidar melhor com esta fase

Áries 

A paciência não é uma das maiores qualidades da ariana e, quando a mulher deste signo está na TPM, tudo fica pior. Aguardar uma carona que está demorando provavelmente irá deixá-la muito brava. Neste período, a ansiedade também aumenta e pode fazer com que desconte tudo na comida. Cuidado para não exagerar!

Touro 

Ter paciência não é um problema para você, mas a sua desconfiança aumenta demais nessa época. Este é o motivo pelo qual acaba brigando com muita gente. Seu par é quem mais sofre com isso. Por achar que ele está mentindo, basta algo diferente acontecer para que comece a sessão de perguntas. Pegue leve para não estragar um relacionamento por causa desse período, viu?

Gêmeos 

As geminianas, na maioria das vezes, tem um bom humor. Mas, durante a TPM , é comum essas mulheres ficarem mais quietas e caseiras. A inconstância também aumenta bastante. Daí começa a surgir várias dúvidas, confusões e sentimentos conturbados. A melhor dica é: não tome nenhuma decisão até essa fase passar.

Leia Também:  Zé de Abreu pede desculpa para Tabata Amaral: "Eu errei redondamente"

Câncer  

As mulheres deste signo são supersensíveis. Na TPM ficam ainda mais carinhosas. Neste período não é difícil vê-las chorando por motivos simples (e, ás vezes, bobos). O que, também, pode acontecer é a autoestima da canceriana diminuir muito. Livre-se dos pensamentos baixo astral e lembre-se que você é linda sempre!

Leão 

A dica é: controlem-se leoninas! Durante a TPM vocês tendem a ficarem arrogantes sem paciência e esnobando os outros só pelo fato de não estar gostando do papo. Cuidado para não magoar as pessoas próximas com a desculpa de que estão apenas sendo sinceras.

Virgem 

As características controladores das virginianas ficam mais fortes neste período. Vão estar mais mandonas e exigindo que todos sejam perfeccionistas assim como elas. E, por isso, saem brigando com aquela pessoa que deixou algum objeto fora do lugar.

Libra 

As librianas são sempre muito gentis e conhecidas por evitarem brigas o máximo possível, não é mesmo? Por isso, durante esta fase, a sensibilidade das mulheres deste signo irá aumentar e elas vão querer ficar quietas no canto. Acabam omitindo demais suas opiniões em vários assuntos e as indecisões pioram.

Escorpião 

A teimosia das escorpianas durante a TPM vai de mal a pior! Se a mulher deste signo diz que o mar é rosa, nada nem ninguém irá fazer com que ela mude de opinião e admita que está errada. A dica é: aprenda a dosar o estresse para evitar problemas.

Leia Também:  Essa ou aquela? Saiba qual a melhor escolha na hora de compor um look

Sagitário 

Durante a TPM, as sagitarianas precisam serem mais delicadas. Elas nem fazem por mal, mas acabam usando palavras duras em diversas situações, machucando com quem convive. Pense duas vezes antes de falar algo, beleza?

Capricórnio

Nesta época, essas mulheres adoram comprar mais do que deviam e depois ficam arrependidas. A impulsividade toma conta, fazendo tudo o que não faz na maior parte do mês. Fazer programas legais com as amigas, como sair para almoçar e conversar, é uma ótima dica.

Aquário 

Tudo fica mais exagerado para as mulheres de Aquário neste período. Elas acham que uma frase foi dita para magoá-las, que as pessoas estão distantes e que todo mundo as odeiam. Acabam se isolando por isso. No entanto, assim que a fase acaba, tudo volta ao normal.

Peixes 

Ficam sensíveis além do normal e tudo dói. Se sentem incompreendidas e acabam distorcendo as situações. Apesar de não ser de propósito, se fazem de vítima para conseguir o que querem e acabam irritando os outros.

Gostou de saber como a Astrologia pode ajudar no seu período de TPM? Além dessa fase, os astros também podem colaborar com o seu desenvolvimento em outros momentos da sua vida por meio do seu Mapa Astral personalizado. Ele é uma excelente ferramenta de autoconhecimento que pode te trazer ensinamentos sobre você mesma. 

LEIA TAMBÉM 

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA