MULHER

Volta às aulas: como pais e crianças podem lidar com as emoções?

Publicados

em


source
Volta às aulas: como pais e crianças podem lidar com as emoções?
Reprodução: Alto Astral

Volta às aulas: como pais e crianças podem lidar com as emoções?

As salas de aula foram substituídas pelos computadores logo no início da pandemia do coronavírus, em março de 2020. A partir desta decisão, as crianças passaram a aprender dentro de casa, junto com os familiares que também estavam, em grande maioria, realizando suas atividades de forma remota.

Quase dois anos depois, o avanço da vacinação no país e as quedas de casos e mortalidades da doença motivaram um passo em frente: a volta às aulas presenciais. Por essa razão, o Governo do estado de São Paulo anunciou que passa a ser obrigatória a presença dos alunos nas escolas públicas e privadas a partir da próxima segunda-feira (18), desde que todas as medidas de segurança sejam respeitadas, como, por exemplo, o distanciamento social.

Mas como fica a emoção de pais e crianças após tanto tempo juntos? Essa separação — mesmo sendo comum antes — pode gerar novos sentimentos e aflições, afinal, uma nova rotina começará. Alto Astral conversou com duas psicólogas para esclarecer os impactos emocionais da volta às aulas nas famílias.

Leia Também:  Odeia catfish? Aplicativo de paquera garante perfis reais sem matchs aleatórios
Shutterstock

Segundo a neuropsicóloga Deborah Moss, alguns pais podem ficar mais sensíveis nesse momento, pois se apegaram à rotina de estar junto dos filhos. No entanto, ela assegura que é uma questão de tempo e adaptação dessa mudança de rotina para tudo funcionar bem. “Eles poderão aproveitar o tempo de qualidade tanto no trabalho, quanto com os filhos após escola. Esse afastamento também terá benefícios, como o reencontro no final do dia”, explica.

Leia Também

Diálogo é fundamental

Muriell da Silva Coelho, psicóloga clínica da Amparo Saúde, dá quatro dicas para que os pais possam ajudar os filhos nesse processo de retorno à escola e também pelo “afastamento” depois de um ano intenso dentro de casa:

  1. A escuta linear e a sintonia entre pais e filhos é fundamental neste momento.
  2. Explique para a criança o que está acontecendo e a mudança que vai surgir, sem carregar de sentimentos negativos ou fantasiar demais. Ao contrário do que pensamos, as crianças entendem e absorvem tudo.
  3. Saiba ouvir e perceber os sinais de desconfortos, não só os próprios, como os da criança também. E, juntos, pensem na melhor maneira de resolver.
  4. Caso perceba que o incômodo é complexo demais, o psicólogo pode ajudar. Busque ajuda profissional.
Leia Também:  Odeia catfish? Aplicativo de paquera garante perfis reais sem matchs aleatórios

Fontes: Deborah Moss, neuropsicóloga mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade de São Paulo (USP), e Muriell da Silva Coelho, psicóloga clínica da Amparo Saúde.

Fonte: IG Mulher

Propaganda

MULHER

Narcisa Tamborindeguy vai apresentar leilão em boutique no RJ

Publicados

em


source
O leilão contará com itens doados por grandes marcas e tudo que for vendido será doado para o projeto social Mulheres de Luz
Divulgação

O leilão contará com itens doados por grandes marcas e tudo que for vendido será doado para o projeto social Mulheres de Luz

Narcisa Tamborindeguy , a mais famosa das “Mulheres Ricas”, criadora do bordão “Ai, que loucura!” e musa do Twitter, tem também sua faceta social. A socialite irá apresentar um leilão de roupas de grife no Rio de Janeiro (RJ), cuja a renda será destinada a projetos sociais. Aberto ao público, o leilão terá peças de grandes marcas como Green People, Lenny Niemeyer, Amsterdam Sauer, Animale, Galeria Inox, Nk Store, T’Bag e Grupo Soma.

O leilão “Boutique do Bem” será realizado amanhã (02/12), às 19h, será inaugurada a “Boutique pelo Bem”, no 3º piso do Botafogo Praia Shopping. A renda irá financiar o projeto social Mulheres de Luz, em Duque de Caxias, que atende meninas de 12 a 18 anos, com aulas de educação sexual e capacitação profissional.

“Nós queremos mostrar para essas meninas que elas têm direito a uma vida melhor, que podem estudar e ter uma profissão. Elas têm sonhos e nós queremos auxiliá-las para que possam alcançá-los. É um projeto socioeconômico, pois angariamos fundos para apoiar ações de educação sexual e profissionalização destas adolescentes. A ideia é ajudá-las a mudarem suas realidades, gerando renda e dando perspectiva para planejarem suas vidas”, explica Fernanda Capobianco, que está à frente da organização do evento.

A Boutique Pelo Bem será um espaço permanente, com eventos quinzenais, que acontecerão com o intuito de angariar fundos e divulgar a iniciativa beneficente do projeto Mulheres de Luz. Para tanto, a loja venderá roupas, sapatos, jóias e outros itens doados por celebridades, entre elas, Giovanna Antonelli e Narcisa Tamborindeguy, além de peças de diversas marcas apoiadoras como Animale e Use Lapa.

Fonte: IG Mulher

Leia Também:  Lavanda poderosa! 5 simpatias para melhorar sua vida sexual
Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA