MULHER

Yoga relaxante: por que a prática é capaz de auxiliar a saúde mental?

Publicados

em


source

João Bidu

Faça exercícios de yoga sem sair de casa - Crédito: Ketut Subiyanto/Pexels

Na sua opinião, você tem cuidado da sua saúde mental? Em tempos de pandemia, nunca foi tão importante dar atenção à saúde da nossa mente. Afinal, o isolamento social , as mudanças na rotina, o medo de ser contaminado(a) pelo coronavírus, além de todas as dificuldades sociais e financeiras geradas pela pandemia são como gotas d’água que, aos poucos, enchem o copo que simboliza a mente.

Chega um momento que não é mais possível tolerar as circunstâncias e, assim, transbordamos sentimentos reprimidos que podem ser manifestados por meio da ansiedade, estresse, depressão, angústia e dores físicas. 

Esvaziar o copo, isto é, livrar a mente de toda essa pressão causada pelo atual momento é um ato de carinho consigo mesmo(a). Assim, você não está dando as costas para os problemas, mas cuidando para que eles não enfraqueçam a sua saúde física e, principalmente, a emocional.

O yoga pode ajudar a controlar as emoções e, por isso, o exercício é capaz de auxiliar a saúde mental durante a quarentena. Além disso, pessoas com traumas, depressão, ansiedade , ou transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) conseguem encontrar apoio emocional com a prática da atividade. Então, confira como o yoga é um conjunto de técnicas ideais para fortalecer o corpo e a mente.

Leia Também:  Gkay mostra penteadeira de Anitta e usa peruca da cantora escondida

Benefícios do yoga para a saúde mental

O yoga tem como base a ideia de propagação do amor e do desenvolvimento do autoconhecimento. As posições foram criadas para a pessoa ter consciência do próprio corpo; trabalhando cada área corporal para que o todo seja beneficiado.

Durante a prática, um dos elementos fundamentais é a concentração no momento presente. Isto quer dizer que não há espaço para os pensamentos ansiosos sobre o futuro, porque a mente fica totalmente focada no que está acontecendo no agora.

Só com a prática da concentração plena já é possível cuidar da saúde mental, fortalecendo a mente para que haja uma barreira de proteção contra os pensamentos negativos, os medos e as dúvidas. Porém, o yoga consegue ir além, despertando a consciência para as outras funções do corpo, bem como a respiração.

Controlar a respiração, observando a maneira como ela ocorre no corpo, é uma das maiores técnicas de relaxamento e, por isso, é comum sentir-se mais calmo(a) após uma sessão de yoga. Cada posição do exercício deve ser executada com foco na respiração que, por vezes, é lenta e profunda. Assim, os batimentos cardíacos ficam mais serenos e o corpo mais leve. As dores físicas também são aliviadas, já que o yoga ajuda na flexibilidade e no fortalecimento dos músculos e dos ossos.

Leia Também:  Chefe tóxico: mulheres relatam abusos que sofreram no ambiente de trabalho

Sentir-se bem com o próprio corpo é tirar um grande peso da mente, não é? O yoga, portanto, é uma ferramenta de autocuidado e de elevação da autoestima . Isso porque, com o tempo, você terá mais conhecimento sobre quem você é e sobre quem você gostaria de ser. Confundir o real com o imaginário traz muitas perturbações para a mente, porém, conhecendo mais a sua essência você conseguirá diferenciar o que faz parte do seu interior e o que é reflexo do mundo externo.

Outro ensinamento que o yoga proporciona é acerca da conexão entre as pessoas. Fazer o bem para o outro é propagar o amor pelo mundo. Atos de carinho e bondade causam uma grande satisfação dentro do ser, porque reforçam a ideia de que nossas atitudes podem fazer a diferença na vida de alguém. Compreender que a felicidade do outro também é minha quebra as correntes do egoísmo.

Uma sessão de yoga, portanto, traz conhecimentos que podem ampliar a consciência que temos do mundo e, principalmente, de nós mesmos. Dessa forma, a saúde mental torna-se mais forte e, consequentemente, cresce a qualidade de vida.

LEIA TAMBÉM:

Fonte: IG Mulher

Propaganda

MULHER

11 mulheres maravilhosas com mais de 65 anos para te inspirar

Publicados

em


source

Chegar aos 65 anos assusta muitas mulheres que associam a velhice apenas a coisas ruins. Sem contar o medo das rugas, marcas de expressão e dos cabelos grisalhos que, para muitas, simbolizam a falta de beleza e capacidade. Nesse dia do idoso, o Delas separou 10 mulheres incríveis para te ajudar a perder o medo do tempo e mostrar que a velhice é uma fase da vida repleta de possibilidades.


Elza Soares

elza soares
Divulgação

Com masi de 80 anos, Elza vive o auge da sua carreira.

Aos 83 anos, Elza é a prova viva que a idade não é impedimento para nada. Lúcida e extremamente ativa, a cantora lançou dois grandes álbuns nos últimos anos e vem fazendo turnês e apresentações em grandes festivais. Em entrevistas, deixa claro que a velhice não a assusta e que está vivendo uma fase maravilhosa da vida. Também presente em debates e nas redes sociais, Elza faz questão de se posicionar sobre discussões políticas e sociais, como a denúncia da violência doméstica e o racismo.

Rita Lee

rita lee
Instagram/Reprodução

Mesmo reclusa, Rita afirma conviver muito bem com a velhice e segue produzindo

Rita escolheu viver a sua velhice da maneira mais reclusa. Não para fugir dela, pelo contrário, para poder entendê-la e abraçá-la. A cantora de 72 anos está completando oito anos afastada dos palcos, mas não do trabalho, pois garante que segue compondo e que a música não deixou de fazer parte da sua vida. Ela, porém, optou por se afastar das grandes cidades, viver cercada de bichos e investir em nova paixão: a escrita.

Leia Também:  Gretchen se casa hoje pela 18ª vez: saiba detalhes da cerimônia

Maria Bethânia

maria bethânia
Instagram/Reprodução

Bethânia segue sendo um dos nomes mais icônicos da música brasileira e está indicada ao Grammy Latino

Um dos maiores nomes da música popular brasileira, Bethânia lida com a terceira idade com uma leveza especial. Assumiu quando os icônicos cabelos volumosos se tornaram grisalhos e jamais deixou os palcos, pois a música também alimenta a sua espiritualidade. Hoje, aos 74 anos, é uma das indicadas ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Samba e Pagode.

Fernanda Montenegro

fernanda montenegro
Divulgação

O maior ícone do cinema e da TV nacionais chegou aos 90 anos sem perder o posto

A rainha do cinema nacional dispensa apresentações. Chegou aos 90 anos à todo vapor, assumindo os cabelos brancos e as marcas expressões que o tempo colocou no seu rosto. Dona de uma elegância e uma lucidez de dar inveja em muitos jovens, segue sendo a principal inspiração para muitos artistas brasileiros. No fim de 2019, eternizou sua história de vida em uma biografia escrita em parceria com a jornalista Marta Góes.

Sônia Braga

sônia braga
Divulgação

Eterna Gabriela cravo e canela, Sônia Braga vive uma velhice extremamente ativa e esbanjando elegância

Mesmo com carreira internacional, a atriz é a eterna Gabriela de Jorge Amado — desde que viveu a personagem para uma novela da TV Globo em 1970. Hoje, com 70 anos, Sônia não diminuiu nem um pouco o ritmo e segue fazendo parte de grandes produções cinematográficas no Brasil e nos Estados Unidos.

Gal Costa

gal costa
Instagram/Reprodução

A artista que nunca deixou os holofotes, brilhou recentemente em uma live comemorativa dos seus 75 anos

Ao completar 75 anos de vida e 55 anos de carreira, a cantora ganhou uma live em sua homenagem, desenvolvida pelo Canal TNT e transmitida também pelo Youtube. O evento comprovou que a artista segue sendo um dos nomes mais importantes para a música brasileira.

Leia Também:  Toque de estilo: Confira os calçados que serão sucesso no verão!

Conceição Evaristo

conceição evaristo
Divulgação

A escritora mostra que não existe idade para se posicionar sobre assuntos importantes

Uma das escritoras brasileiras mais importantes dos anos 2000, é reconhecida também em outros países e foi escolhida como autora homenageada na quinta edição do Festival de Poesia de Lisboa. Autora dos livros “Poncia Vivencio” e “Olhos d’Água”, com 73 anos continua escrevendo e participando de palestras e debates e ainda é uma das principais vozes do movimento negro e antirracista na literatura.

Laerte

laerte
Divulgação

O principal nome do cartunismo brasileiro e um grande exemplo para a comunidade LGBTQI

A figura que faz parte do imaginário de toda a população brasileira, aclamada pelas tirinhas que ilustraram e ainda ilustram os mais diversos jornais e revistas com sátiras e críticas sobre todo tipo de assunto, Laerte ganhou ainda mais potência ao se assumir trans e abraçar o movimento LGBTQI+. Aos 69 anos, a artista é a prova viva de que nunca é tarde para entendermos quem nós realmente somos e assumirmos isso com orgulho.

Laura Cardoso

laura cardoso
Divulgação

A atriz mais velha da TV brasileira atualmente deixa claro que não tem planos para se aposentar

Com mais de 70 anos de carreira, a atriz chegou aos 93 anos deixando claro que acha aposentadoria um horror. Frase que resume bem a sua energia e os seus planos que segue firme e forte fazendo personagens icônicas em novelas da TV Globo. Laura é um grande exemplo que quando se faz o que ama, a idade se torna um mero detalhe.

Alcione

alcione
Instagram/Reprodução

Uma mulher eternamente jovem, Alcione vive seus 70 poucos anos de forma intensa e alegre

Também conhecida como Marrom, ela é a vovó antenada que todo mundo quer. Super presente nas redes sociais e de olho nos novos talentos que aparecem por aí, Alcione comprova, do alto dos seus 72 anos, que definitivamente juventude é questão de espírito e não de número.

Vera Holtz

vera holtz
Instagram/Reprodução

Há alguns anos longe da TV, Vera marca presença nas redes sociais


Atriz e diretora que participou de diversas obras icônicas, tanto na TV quanto nos palcos, Vera encontrou nas redes sociais uma nova possibilidade de fazer arte. Com fotos simples, mas cheias de conceito, a artista de 67 ano achou o próprio jeito de se posicionar e expressar na era digital mostrando que nunca é tarde demais para experimentar coisas novas.

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA