AMM

Na Semana do Idoso, Procon-VG combate empréstimos abusivos

Publicado

 Com a finalidade de alertar e conscientizar idosos sobre os riscos de contratar empréstimos, bem como orientar a ficar atento aos contratos assinados, ofertas por telefone e como proceder em caso de irregularidades, o Procon Municipal de Várzea Grande adere ação conjunta de Procons de todo Brasil no alerta sobre os riscos dos empréstimos abusivos a esta categoria vulnerável.
“O consumidor idoso é uma vítima das estratégias predatórias do mercado de consumo. Sua fragilidade é um atrativo para fornecedores que buscam novos clientes e, consequentemente, mais lucro, sem, contudo, observar se o consumidor está compreendendo o caráter oneroso do contrato, assim como os encargos ali existentes, em consequência destas manobras é que o Procon/VG emite o alerta, na Semana do Idoso”, disse a coordenadora do Procon/VG, Carolina Moreira.
Conforme ainda a coordenadora, Carolina Moreira, a iniciativa à campanha nacional de fiscalização alusiva ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, é da  Associação Brasileira de Procons (Proconsbrasil) e Procons de todo país. “Mais de 200 órgãos de defesa do consumidor realizaram ações dentro da programação do “Dia D”, voltada à população que é alvo de assédio recorrente, com publicidades abusivas por parte das empresas que concedem empréstimo consignado”.
A coordenadora disse que a ação visa orientar a população idosa sobre os riscos nas transações bancárias, para que não caiam em golpes e afins. “O público alvo é a pessoa idosa, constante vítima dos correspondentes financeiros e bancários, que muitas vezes, somente meses após a contratação do empréstimo sentem os prejuízos financeiros”, frisa.
Carolina explica ainda sobre a facilidade da obtenção de crédito pelos consumidores e principalmente pelos idosos. “Hoje em dia é muito fácil obter crédito, fazer diversas compras e ter vários cartões de crédito. O tempo todo somos abordados por bancos, financeiras, vendedores, telefonemas, cartas, contatos por e-mails, mensagens de celular e até telas de caixas eletrônicos. Tudo isso oferecendo um crédito fácil, além de empréstimos consignados. Os idosos são os principais alvos, por serem mais frágeis e por isso, precisam tomar cuidados com estas armadilhas”, orienta.
A coordenadora alerta que o idoso, mesmo sendo demasiadamente vulnerável, pode encontrar no empréstimo consignado a única saída de uma crise financeira existente em sua vida. “É importante que se tenha o devido cuidado no ato da contratação para evitar a aquisição de dívidas incompatíveis com sua condição financeira. O crédito consignado pode consumir até 30% dos vencimentos do idoso. Sendo assim, terá recursos financeiros para se manter com dignidade”, sublinha.
Conforme informações do Procon Estadual, pessoas acima de 60 anos já representam praticamente 24% do público atendido presencialmente pelo Procon-MT em 2019. Entre os problemas reclamados estão os empréstimos e o chamado “cartão de crédito consignado”, que é um cartão de crédito cujo valor mínimo da fatura é descontado diretamente do salário líquido ou benefício do INSS.
O Procon-VG, alerta idosos sobre essa modalidade de crédito. “Normalmente aposentados e servidores públicos, são os principais alvos do cartão de crédito consignado, esse grupo deve ficar atento aos seguintes itens antes de assinar a proposta: indicação do número de parcelas a pagar; data de início e de término das prestações; custo efetivo com e sem a incidência de juros; se os juros cobrados estão dentro do limite estipulado pelo INSS de 3% ao mês”, explicou a coordenadora.
Os idosos que sentirem lesados com essas opções de crédito disponível podem procurar o Procon/VG, que está localizado na Avenida Castelo Branco, nº 2.500, Bairro Água Limpa, Paço Couto Magalhães. Os números de telefone de contato são (65) 3692-2476 / (65) 3682-3054.

Comentários Facebook
publicidade

AMM

Cédula C 2020 já está disponível para servidores de Santo Antônio do Leste

Publicado


Já está disponível desde quinta-feira, 20 de fevereiro, a Cédula C 2020 com a comprovação de rendimento do ano de 2019. Os servidores Municipalizados e os Prestadores de Serviços devem comparecer na Coordenadoria de Recursos Humanos de Santo Antônio do Leste para solicitar a Cédula C 2020.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O IMPOSTO DE RENDA 2020:

A Declaração de Ajuste Anual deve ser apresentada no período de 02 de março a 30 de abril de 2020. Deve declarar o IR neste ano quem recebeu rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma no ano passado foi superior a R$ 28.559,70 (vinte e oito mil, quinhentos e cinquenta e nove reais e setenta centavos).

A multa mínima para quem perder o prazo é de R$ 165,74 e a máxima é de 20% do imposto devido.

Fonte: AMM

Comentários Facebook
Continue lendo

AMM

Carnaval Banana-folia de Livramento será aberto oficialmente no sábado

Publicado


O tradicional Carnaval Banana-folia de Nossa Senhora do Livramento promete muita animação para este ano. A Praça de Eventos está recebendo os retoques finais para servir de espaço para a folia de momo mais tradicional da Baixada Cuiabana.

No sábado (22), às 22h30 acontece a abertura oficial do Carnaval Banana-folia 2020. Em seguida, às 23h00, haverá entrada e desfile dos blocos carnavalescos na Praça do Carnaval. Logo após, às 23h15, a animação ganha à praça com as apresentações musicais das bandas regionais e grupos convidados. Às 03h30hs acontece o encerramento do primeiro dia, e às 04h00 a dispersão do público. Contudo, vale ressaltar que já neste dia, além do frenético ritmo carnavalesco, a organização esta preparando para os foliões, uma praça de alimentação recheada com lanches variados, comidas típicas como carne-seca com arroz, costelinha de porco com arroz, paçoca de pilão, porções de peixe frito a palito, quibe e croquete de peixe, bobó de galinha, strogonoff, pasteis, caldos diversos e bebidas em geral. Haverá também área de lazer infantil.

No domingo (23), a programação já começa a partir das 17h00 com a feira da agricultura familiar, gastronomia e artesanatos. Trata da tradicional feira ‘É de Livramento’, com produtos atrativos produzidos pelos próprios papa-bananas. “Iremos oferecer na feira tudo aquilo que temos de melhor no município, produzido pelos pequenos produtores locais como hortaliças, frutas, banana, mandioca, abóbora, doces, queijos, galinha caipira, peixes, salgados, bolos, tortas, licores, frutas cristalizadas, pães caseiros, enfim, tudo proveniente do campo”, destacou o secretário municipal de Cultura e Turismo de Livramento José Eugênio Maciel.

A gastronomia também oferecerá aos visitantes variedades em pratos típicos como a paçoca de pilão com arroz Maria Isabel, costelinha de porco com arroz, galinha caipira com arroz, pacu seco com arroz, mojica de pintado, peixe a palito, croquete e quibe de peixe. Também contarão com outros pratos como a lasanha, panqueca, escondidinho de carne seca, pizzas, cachorro-quente, e pastéis. No artesanato também apresentará diversidade de produtos: imagens sacras, artesanatos diversos em tricô, crochê, artesanatos em madeiras, souvenir etc. “Tudo produzido por artesões de livramento”, voltou a salientar o secretário que anda acrescenta: “Tudo acompanhado de boa musica com bandas regionais e grupos convidados tocando os mais variados ritmos. Lembrando que todos os dias terão bebias em geral e área de lazer infantil.”

Ainda no domingo, às 18h00, alunos da academia Studio J-FIT animarão os presentes com as melhores coreografias de exercícios/danças. Às 19h00 acontece a abertura da matinê com as bandas musicais regional e convidados. Neste dia, o encerramento acontece às 00h30hs e a dispersão de público às 01h00.

Na segunda-feira (24), o inicio se dará às 18h30 ao ritmo de som mecânico. Às 23h15 será autorizado a entrada e desfile dos blocos na Praça do Carnaval. Às 23h00 começa o show baile com bandas regionais e grupos convidados. Neste ultimo dia, o encerramento acontece às 03h30 e às 04h00, a dispersão de público.

Para o acesso dos foliões na Praça de Eventos, haverá necessidade da revista por seguranças desarmados, não permitindo a entrada de garrafas e copos de vidros, isopor com bebidas e outros. O acesso à praça será gratuito.

Fonte: AMM

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana