NACIONAL

Presos do Rio voltam a receber visitas a partir desta quinta-feira

Publicados

em


source
Unidade prisional.
Agência Pública

Unidade prisional.

A partir desta quinta-feira (10), os internos das unidades prisionais do Rio de Janeiro poderão receber visitas novamente. De acordo com a Seap (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária), o retorno da rotina de visitas será gradual e com restrições.

A decisão que permitiu a volta das visitas foi dada, por meio de decreto, publicado na última sexta (04) pelo governo estadual . As visitas sociais estavam suspensas desde o dia 13 de março, com o objetivo de prevenir o contágio do novo coronavírus (Sars-coV-2).

De acordo com a Seap , nos próximos dias, será publicado em Diário Oficial uma resolução explicando as normas de como será o retorno. Elas serão divulgadas nas redes sociais. Entre algumas regras, está que cada preso somente poderá receber um visitante. Além disso, visitantes de grupo de risco e presos em grupo de risco não serão inclusos. Com informações da Folha .

Leia Também:  Após aborto interrompido, STF determina indenização de R$ 398 mil para casal
Propaganda

NACIONAL

Incêndio de grandes proporções atinge Parque de Ibitipoca, em MG

Publicados

em


source

Agência Brasil

Incêndio Parque de Ibitipoca
José Cruz-Agência Brasil

Local fica a cerca de 300 quilômetros de Belo Horizonte.

Um incêndio de grandes proporções já destruiu uma extensa área do Parque Estadual de Ibitipoca, em Lima Duarte (MG), na Zona da Mata, a cerca de 300 quilômetros de Belo Horizonte. Segundo o Instituto Estadual de Florestas (IEF), autarquia responsável por administrar a unidade de conservação, o fogo começou na tarde do último domingo (27), em uma área próxima ao parque.

As chamas se espalharam rapidamente e, ontem (28), atingiram a unidade. Há três dias, bombeiros, brigadistas, voluntários e servidores do parque estadual tentam controlar a situação e apagar as labaredas que se propagam pela vegetação seca. Ao todo, 75 pessoas estão participando da ação de combate ao fogo, que conta com o apoio de um helicóptero do Corpo de Bombeiros.

Leia Também:  Biomas brasileiros perdem mais de 480 quilômetros quadrados da área em 18 anos

Visitas são suspensas

Devido ao incêndio, o IEF suspendeu a reabertura do parque às visitações. Após seis meses fechado ao público em função das medidas adotadas devido à pandemia da Covid-19, as visitas seriam retomadas nesta quarta-feira (30). Em nota, o instituto estadual afirma que a nova data para reabrir será anunciada assim que o fogo estiver apagado e a situação normalizada.As causas e a área total queimada ainda serão apuradas. A expectativa do IEF é que as chamas sejam apagadas até amanhã.

Coberto pela Mata Atlântica, o Parque Estadual de Ibitipoca é um dos mais visitados em Minas Gerais e uma das principais atrações turísticas da Zona da Mata, possuindo vários córregos e riachos com atrativos como piscinas naturais e cachoeiras. Segundo o IEF, a região abriga espécies ameaçadas de extinção como a onça parda, o lobo-guará e o primata sauá. Na área também é possível encontrar macacos barbados (bugios), papagaios-do-peito roxo, coatis e andorinhão-de-coleira falha. Além disso, uma espécie de perereca, a Hyla ibitipoca, foi avistada pela primeira vez na região, da qual herdou o sobrenome.

Leia Também:  Incêndio atinge área de proteção ambiental do Palácio do Jaburu

Queimadas

Bombeiros e brigadistas mineiros vêm enfrentando incêndios florestais em diferentes regiões de Minas Gerais. Só nos últimos dias, dois grandes focos mobilizaram equipes na Serra de São Domingos e em Ituitaba.Na Serra de São Domingos, em Poços de Caldas (MG), o fogo, que começou na tarde de domingo (27), só foi controlado na manhã de ontem (28). A exemplo do Parque Estadual de Ibitipoca, a serra atrai muitos turistas.

Um balanço preliminar indica que as chamas incineraram cerca de 13 hectares de vegetação nativa. Cada hectare corresponde, aproximadamente, a um campo de futebol oficial.Já em Ituitaba, cidade próxima à divisa com Goiás, a cerca de 140 quilômetros de Uberlândia, um incêndio florestal consumiu, no domingo, algo em torno de 10 mil metros quadrados, segundo o Corpo de Bombeiros. O fogo foi apagado no mesmo dia.

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA