NACIONAL
SC: Influencer e cão mortos serão homenageados com pinturas e Dog Park

O influencer Jesse Koz, de 29 anos, e seu golden retriever Shurastey, mortos num acidente na cidade de Portland, em Oregon (EUA) quando faziam uma viagem que tinha como objetivo chegar até o Alasca, ganharão homenagens em Balneáriio Camboriú, Santa Catarina, onde moravam antes de começar a aventura. Os dois, que tinham como meio de transporte o Fusca 1978 Dodonga, ganharão pinturas artísticas na Avenida do Estado. Além disso, Shurastey dará nome a um Dog Park e ele e Koz serão temas da cãominhada que acontecerá em 9 de julho. As medidas foram anunciadas pelo prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (Podemos) nas redes sociais, nesta quarta-feira.
“A cidade fará uma homenagem através da arte para eternizar a dupla Jesse e Shurastey, que levaram com orgulho o nome da nossa cidade e do nosso país para o mundo. Essa dupla vai continuar a inspirar a celebração da vida, a leveza da alma, a amizade e o respeito aos animais”, escreveu Oliveira. Segundo a polícia do estado de Oregon, o acidente teria ocorrido porque Koz tentou desviar de um engarrafamento e acabou batendo de frente com outro veículo. A motorista desse carro, Eileen Huss, de 62 anos, ficou ferida e foi hospitalizada. Com ela estava uma criança de 2 anos, que não ficou ferida.
Com Dodongo, Koz e Shurastey caíram na estrada em 2017. A dupla já tinha percorrido mais de 85 mil quilômetros, totalizando 17 países, informação que consta no perfil do influenciador no Instagram.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

NACIONAL
Rio de Janeiro: quiosque em homenagem a Moïse Kabagambe é inaugurado

A prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou, nesta quinta-feira (30), um quisque em homenagem a Moïse Kabagambe, congolês que foi brutalmente assassinado no dia 24 de janeiro deste ano no estabelecimento onde trabalhava como atendente.
O espaço foi inaugurado no Parque Madureira, na Zona Norte da cidade, na data em que é comemorado o Dia da Independência da República Democrática do Congo (RDC), realizada há 62 anos.
Repsententantes da prefeitura, membros do Consulado do Congo e da Acnur, a agência da ONU para refugiados, participaram da cerimônia.
O local tem 154m² de área total e capacidade para 60 lugares. O estabelecimento contará com um cardápio inspirado nos pratos típicos do RDC, além de abrigar um memorial para celebrar a cultura africana.
Além da prefeitura, participou também da elaboração do projeto a Orla Rio, concessionária que administras os quiosques da cidade.
Parentes escolheram o local para a construção do quisque após uma consulta da prefeitura. Inicialmente, foi proposto que a família passasse a administrar o estabelecimento onde Moïse foi morto, mas familiares do congolês consideraram que o espaço traria lembranças ruins. Então, ficou decidido que ele seria construído no Parque Madureira Mestre Monarco.
“Agradeço ao prefeito Eduardo Paes e toda sua equipe, ao João Barreto, presidente da Orla Rio, e todos os demais envolvidos. Recebam nosso obrigado por esse quiosque em homenagem à memória do nosso filho. O que aconteceu com ele atinge e afeta todo mundo”, disse Clude Kabagambe, pai de Moïse.
Ivana Lay, mãe de Moïse, revelou um duplo sentimento em relação à inauguração, e cobrou justiça pela morte do seu filho.
“É um sentimento dividido. Esse quiosque é bom. Mas também a gente quer Justiça. A gente agradece pelo quiosque, mas ele não vai acabar com essa dor. Hoje cedo, antes de vir para cá, a gente foi lá, onde mataram ele. Quando eu cheguei aqui e vi a foto, chorei. É muita dor”, desabafou.
Assassinato de Moïse Kabagambe
Moise Mugenyi Kabagambe, de 24 anos, foi espancado em janeiro deste ano próximo a um quiosque onde ele trabalhava, na Barra da Tijuca.
O assassinato foi registrado por câmeras de segurança do local. O crime teria tido início após a cobrança pelo pagamento atrasado. As imagens gravadas mostram três homens espancando o congolês até a morte, e flagram os agressores dando socos, chutes e até golpes com pedaços de pau nele.
O rapaz foi encontrado por policiais com pés e mãos amarradas, deitado ao chão já sem vida, em um ponto próximo ao estabelecimento nomeado como Tropicália.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Nacional
-
Momento Entretenimento5 dias atrás
Klara Castanho revela gravidez por estupro e que deu filho para adoção
-
Momento Entretenimento4 dias atrás
Larissa Manoela posta foto com Klara Castanho em apoio à amiga
-
MOMENTO PET5 dias atrás
Gato dramático finge ter se ferido para ganhar carinho e viraliza
-
Momento Entretenimento6 dias atrás
Karol Conká afirma ser sapiossexual e que não lembra de beijo em Bill