Momento Curiosidades

Nasa busca voluntários para viagem à Marte, quer ir? Veja como

Publicado


source
MARTE
Kjpargeter/Freepik

A ideia é simular o tempo que astronautas passam em longas missões para a Lua e Marte


Já parou para pensar que o isolamento social – provocado pela pandemia da Covid-19 – pode ser uma preparação para a humanidade conquistar outros planetas? Acredite, isso é totalmente possível, e você pode fazer parte deste grande desafio. 

A Nasa está buscando voluntários  para uma “viagem” à Marte. Eles ficarão confinados, por oito meses, em um simulador de voo espacial , em uma instalação próxima à Moscou, capital da Rússia. A informação é do site Daily Star.

A intenção é analisar quais são os efeitos causados pelo confinamento espacial, simulando o tempo que os astronautas passariam em longas missões tanto para a Lua quanto para Marte. O projeto parte do Programa de Pesquisa Humana da NASA (HRP), que estuda maneiras de melhorar a segurança e a produtividade dos seres humanos durante as viagens espaciais.

Apesar de nunca deixarem o solo, os “astronautas voluntários” estarão sujeitos  às tensões e aos perigos de uma jornada ao Planeta Vermelho. “Os participantes experimentarão aspectos ambientais semelhantes aos esperados durante futuras missões para Marte”, descreve a agência espacial em uma declaração à imprensa.

Ainda no experimento, eles também vão ter que simular atividades semelhantes às cumpridas pelos tripulantes durante um lançamento.

Uma vez que as portas do simulador de voo estejam fechadas, todo o contato com o mundo exterior será cortado , exceto por um link que funcionará por ondas de rádio.

nasa
Nasa

Os voluntários devem estar dispostos a viver oito meses trancados em um local fechado – que simula uma nave espacial – no Institute for Biomedical Problems, em Moscou


Rotina de astronauta

Na estadia, os voluntários usarão óculos de realidade virtual para controlar robôs e conduzirão vários outros experimentos científicos projetados para mostrar como uma equipe em isolamento a longo prazo lida com o estresse de uma missão espacial estendida.

Além disso, eles enfrentarão emergências simuladas, bem como uma rotina diária de trabalho : lidar com o tédio e, sem dúvida, com o atrito pessoal do confinamento num espaço de apenas 550 metros cúbicos, o equivalente a nove contêineres de caminhões.

Requisitos para a missão

As q ualificações exigidas pelo site da Nasa, infelizmente, excluirão a maioria das pessoas. Para serem “contratados”, os aspirantes a astronautas precisam estar saudáveis, ter entre 30 e 50 anos e alguma experiência profissional nas áreas de “ciências, tecnologia engenharia ou matemática”.

Para completar, é preciso ser fluente  em russo e inglês e, obviamente, ter disposição suficiente para ficar oito meses de confinamento.

Mas nada disso será de graça. A Nasa informa, em seu site, que todos os participantes serão remunerados , embora nenhuma quantia específica tenha sido mencionada.

Se depois de todas essas informações, você acha que está à altura do desafio  e cumpre os todos requisitos, acesse o  site da NASA para fazer a sua inscrição . Boa sorte!

Comentários Facebook
publicidade

Momento Curiosidades

“Ninguém me avisou”: Homem fica preso 5 anos a mais do que deveria

Publicado


source
homem
Divulgação/Francis Faalili

Samoa Observer disse que nunca foi informado sobre o tempo total da sua sentença


Um homem samoano passou quase cinco anos a mais na prisão porque nem ele nem as autoridades perceberam que suas duas sentenças deveriam ter sido cumpridas simultaneamente, não consecutivamente. Sio Agafili, 45, deveria ter sido libertado em dezembro de 2015, mas permaneceu na prisão até que um juiz detectou o erro .


Em entrevista ao site Samoa Observer, Agafili disse que nunca foi informado sobre a duração total da sua sentença.” Ninguém me avisou  quando minha pena terminaria”, disse ele. “Perdi a conta dos dias [atrás das grades]. Não me lembro muito de quando deveria estar fora, só sei que tinha que cumprir a minha pena”, afirmou. 

Agafili foi originalmente condenado a sete anos de prisão por roubo em novembro de 2008. No mês seguinte, ele foi sentenciado por agressão, devendo mais cinco anos de reclusão. Essas sentenças deveriam ter sido cumpridas ao mesmo tempo .

O erro só foi percebido pela Suprema Corte de Samoa, na Polinésia, na semana passada. A polícia admitiu no tribunal que ele estava detido ilegalmente .

Muriel Lui, advogada de Agafili, disse à RNZ Pacific que estava discutindo suas opções legais com ele, e que era provável que houvesse um pedido de indenização. “Seu direito à liberdade – de acordo com o artigo 6 da nossa constituição – foi definitivamente violado”, afirmou.

A defensora também declarou estar preocupada com o fato de outros prisioneiros samoanos estarem encarcerados por mais tempo do que deveriam. “Não tenho muita certeza do que aconteceu aqui em termos de como a polícia viu, em seu sistema, que era as sentenças eram cumulativas em vez de simultâneas , mas levanta questões sobre como os outros prisioneiros estão atualmente.”

O sistema penitenciário de Samoa tem sido constantemente criticado por violações de direitos, corrupção e incompetência da administração.


Comentários Facebook
Continue lendo

Momento Curiosidades

Após ser proibida de entrar em bar, mulher lambe a porta do local; assista

Publicado


source
mulher lambendo porta de bar
Reprodução/Twitter

Depois de tentar invadir o bar, a mulher foi presa.

Depois de ter sido impedida de entrar em bar em Louisiana, nos Estados Unidos , por não usar a máscara obrigatória, uma mulher lambeu a porta do estabelecimento e disse que estava com Covid-19. Um vídeo do caso viralizou nas redes sociais.

No vídeo, é possível ver a mulher avançando contra a porta e tentando invadir o local. Sem sucesso, ela começa a lamber a porta de vidro do local e dizer que estava contaminada com a doença. Um dos clientes que estava no bar registrou o momento. Confira:

A mulher não estava utilizando as máscaras de proteção, item necessário para entrar nos bares e comércios americanos. Depois da confusão, ela foi presa e levada pela polícia.

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana