Momento Destaque

Nova cepa do vírus da gripe descoberto na China tem os porcos como hospedeiros e pode infectar seres humanos provocando pandemia

Publicado

Uma nova cepa do vírus da gripe com potencial de causar uma pandemia foi identificada na China, nesta segunda-feira(29) segundo um novo estudo.

Essa linhagem surgiu recentemente e tem os porcos como hospedeiros, mas pode infectar seres humanos, dizem os autores da pesquisa.

Os cientistas estão preocupados com o fato de que ela poderia sofrer uma mutação ainda maior e se espalhar facilmente de pessoa para pessoa e desencadear assim um surto global.

Eles dizem que a cepa tem “todas as características” de ser altamente adaptável para infectar seres humanos e precisa ser monitorada de perto.

Como se trata de uma nova linhagem do vírus influenza, que causa a gripe, as pessoas podem ter pouca ou nenhuma imunidade a ela.

Ameaça pandêmica

Uma nova cepa do influenza está entre as principais ameaças que os especialistas estão monitorando, mesmo enquanto o mundo ainda tenta acabar com a atual pandemia do  novo  coronavírus.

A última gripe pandêmica que o mundo enfrentou, o surto de gripe suína de 2009 que começou no México, foi menos mortal do que se temia inicialmente, principalmente porque muitas pessoas mais velhas tinham alguma imunidade a ela, provavelmente por causa de sua semelhança com outros vírus da gripe que circulavam anos antes.

O vírus da gripe suína, chamado A/H1N1pdm09, agora é combatido pela vacina contra a gripe que é aplicada anualmente para garantir que as pessoas estejam protegidas.

A nova cepa de gripe identificada na China é semelhante à da gripe suína de 2009, mas com algumas mudanças.

Até o momento, não representou uma grande ameaça, mas o professor Kin-Chow Chang e colegas que o estudam dizem que devemos ficar de olho nele.

Qual é o perigo?

O vírus, que os pesquisadores chamam de G4 EA H1N1, pode crescer e se multiplicar nas células que revestem as vias aéreas humanas. Eles descobriram evidências de infecção recente em pessoas que trabalhavam em matadouros e na indústria suína na China.

As vacinas contra a gripe atuais não parecem proteger contra isso, embora possam ser adaptadas para isso, se necessário. Kin-Chow Chang, que trabalha na Universidade de Nottingham, no Reino Unido, disse à BBC: “No momento estamos distraídos com o coronavírus e com razão. Mas não devemos perder de vista novos vírus potencialmente perigosos”.

Os cientistas escrevem na revista “Proceedings”, da Academia Nacional de Ciências britânica, que medidas para controlar o vírus em porcos e monitorar de perto as populações trabalhadoras devem ser rapidamente implementadas.

O professor James Wood, chefe do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade de Cambridge, disse que o trabalho “vem como um lembrete salutar” de que estamos constantemente sob o risco do surgimento de patógenos e que animais de criação, com os quais os seres humanos têm maior contato do que com a vida selvagem, podem ser uma fonte de vírus pandêmicos.
Otavio Ventureli(com reuters)
Comentários Facebook
publicidade

Momento Destaque

No primeiro jogo da decisão do Cariocão Flamengo sai na frente vencendo o Fluminense por 2 x 1 neste domingo(12) no “Maraca”

Publicado

O Flamengo venceu o Fluminense na tarde deste domingo(12), no Maracanã, pelo jogo de ida da final do Campeonato Carioca.

Com gols de Pedro (mais uma vez marcando contra o ex-clube) e Michael, a equipe de Jorge Jesus saiu na frente na decisão e pode até empatar no segundo jogo para ficar com o título da competição.

Evanílson fez a favor do Flu, que mais uma vez fez jogo duro e não saiu com um resultado melhor muito por causa das defesas de Diego Alves.

O duelo também foi marcado pela expulsão de Gabigol(foto)praticamente no último lance. O atacante do Flamengo, que já havia recebido um cartão amarelo no primeiro tempo, levou o segundo porque demorou a sair de campo para dar lugar ao zagueiro Léo Pereira. O Fla, portanto, terminou a partida com um a menos.

Flamengo e Fluminense voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira(15), às 21h (de Brasília), novamente no Maracanã, pelo segundo jogo da final do Campeonato Carioca. Com a vitoria na ida, o time de Jorge Jesus pode até empatar para ficar com o título.

 

Otavio Ventureli(com GE)

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento Destaque

Vereador de municipio próximo a Cuiabá é atingido no rosto por disparo de arma de fogo durante vistoria em sua propriedade rural.

Publicado

O vereador de Santo Antonio do Leverger, municipio de Mato Grosso, próximo a Capital do Estado, Denis Pinheiro, foi atingido no rosco por disparto de sua a própria arma.

O acidente aconteceu na noite deste sábado (11), na propriedade rural do parlamentar, na Serra de São Vicente. Ele foi hospitalizado e não corre risco de morte.

Segundo informações de pesoas próximas ao Parlamentar municipal, o político estava transitando pela propriedade, sozinho, quando se feriu. Pessoas próximas ouviram o tiro e o levaram para atendimento médico.

Apesar do tiro ter atingido o rosto de Pinheiro, o quadro é estável e ele não corre risco de morte. Detalhes das circunstâncias do disparo e o estado de saúde do político não foram divulgados.

A Câmara de Vereadores da cidade não se pronunciou sobre o fato até a manhã deste domingo (12).

 

Otavio Ventureli(com GD)

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana