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Novas equipes entram em campo pelo Bola Cheia

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Mais quatro equipes se enfrentam nesta quinta-feira (14) pelo campeonato de futebol “Bola Cheia”. Com entrada gratuita, as partidas acontecem a partir das 19h no mini estádio do Centro Esportivo Senador Jonas Pinheiro, o “Pinheirão”. O primeiro jogo será entre os times femininos Parque Atalaia e Sucuri, enquanto que a segunda partida será disputada entre os times masculinos CPA III e Jardim Vitória.

A rodada continua com jogos na próxima terça-feira (19) e quinta-feira (21), quando mais oito equipes entram em campo. No masculino, o Dom Aquino enfrenta o CPA I e o Santa Isabel joga contra o Praerinho, na terça (19), no Pinheirão. Enquanto que na quinta (21), as meninas do Jardim Vitória jogam contra as do Cidade Alta e os meninos do Parque Atalaia enfrentam os do Despraiado, no Complexo Esportivo Dom Aquino.

A noite de abertura do Bola Cheia foi realizada no dia 29 de outubro, no mini estádio do CPA I. Para as meninas o sabor de participar do campeonato é ainda mais doce, já que este ano são dez equipes femininas na disputa, equiparação justa alcançada com empenho das jovens atletas, suas equipes técnicas e também dos profissionais da Secretaria Cultura, Esportes e Turismo, sob determinação do prefeito Emanuel Pinheiro.

Todas as equipes ganharam traje completo, além do material desportivo, como bolas e redes para as traves dos campos onde as partidas serão disputadas. O material é fruto de investimento de uma emenda impositiva destinada pelo vereador Marcos Veloso, sob a coordenação da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.

São 400 atletas amadores, divididos em 20 equipes, representando 13 bairros das quatro regiões de Cuiabá: Parque Atalaia, Pascoal Ramos, Jardim Vitória, Cpa I, Cpa III, Dom Aquino, Sucuri, Santa Isabel, Distrito da Guia, Cidade Alta, Praeirinho, Despraiado e Jardim União. 

As partidas acontecem em três estádios: Complexo Esportivo Dom Aquino, Centro Esportivo Senador Jonas Pinheiro, o “Pinheirão”, e Mini Estádio do CPA I. A escolha dos locais foi feita com base no objetivo descentralizar as ações de entretenimento, convívio social e qualidade de vida oferecidas pelo Município.

 

Confira tabela com placar dos jogos da 1ª rodada até o momento: 

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Autoridades debatem estratégias que dê efetividade à campanha “Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica”

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Pensando em estratégias que viabilizem não apenas em Cuiabá, mas em todas as cidades do interior do estado, a primeira-dama Márcia Pinheiro, junto com a secretária da pasta municipal da mulher, Luciana Zamproni, realizaram uma reunião por videoconferência, para debater sobre a divulgação da campanha “Sinal Vermelho para a Violência Doméstica”. A iniciativa tem como foco ajudar mulheres em situação de violência a pedirem ajuda nas farmácias do país. O encontro debateu o tema, com o intuito de promover ações efetivas para o enfrentamento do problema nos bairros e regiões com maiores índices de denúncias de violência contra a mulher.

A reunião contou com a participação de magistrados de diversas comarcas de Violência Domestica do interior de Mato Grosso, da desembargadora Maria Erotides Kneip, de Maria da Penha, símbolo da luta contra a violência praticada contra a mulher do Brasil, do presidente do Conselho Regional de Farmácia, Iberê Ferreira, da coordenadora da patrulha Maria da Penha, Emirella Martins, Clarissa Lopes, da presidente da Comissão de Direito da Mulher da OAB-MT, da secretária-adjunta Ana Emília e da equipe da Secretaria da Mulher.

De acordo com a desembargadora Maria Erotides Kneip, a intenção da reunião é criar junto com uma rede de enfrentamento a violência doméstica, uma estratégia para sensibilizar empresas e autoridades e promover o treinamento de funcionários e a disseminação da informação entre mulheres, que, se estiverem em situação de violência, podem sinalizar os atendentes das farmácias com um “X” na palma da mão. “Por isso existe uma preocupação e um cuidado de preparar este atendente e de treiná-lo, se ele não estiver preparado, pode colocar a mulher em situação de grande risco. Discrição e acolhida, sem julgamentos, são fundamentais”, alertou.

Para a secretária Luciana Zamproni, para obter êxito, a iniciativa depende do mapeamento das principais regiões onde o índice de violência contra mulher é alto, discutir uma forma de sinalização das farmácias que participarão da campanha e um outro ponto é desenvolver um planejamento de comunicação com os estabelecimentos. Ela destaca que a principal intenção da reunião foi ouvir e dividir experiências com cerca de 23 autoridades que vivem em diversas realidades do interior do estado.“Coloquei a disposição a equipe de psicólogos da secretaria para orientar os atendentes e proprietários de farmácias de como acolher essas mulheres, principalmente em casos em que os agressores estão próximos, até mesmo dentro dos estabelecimentos; ou como quando o pedido de ajuda partir de filhos das vítimas. Nossa próxima reunião será com os proprietários das farmácias pra explicarmos exatamente como é a campanha, afirma.

Segundo Márcia Pinheiro, para a concretização desta nova forma de denúncia é preciso construir uma rede de informação, pois se uma vítima chega a uma farmácia e a drogaria que não aderiu à campanha ou os atendentes não estão capacitados, ou ainda, as autoridades policiais não sabem do procedimento, a ação ficará sem efetividade e pode colocar todos em perigo e principalmente a mulher vítima da violência. “Por isso, é essencial e importante o debate com esses magistrados, com representantes da Polícia Militar, Conselho de Farmácias, com a presidente da Comissão de Direito da Mulher, com sugestões da Maria da Penha, para que essa campanha seja de uma eficacia grandiosa”, pontua a primeira-dama.

Segundo Maria da Penha, conhecida por encabeçar o movimento contra a violência de gênero em lei que leva o seu nome, essa videoconferência mostra a preocupação que a primeira-dama Márcia Pinheiro tem pelas mulheres. Ela destaca que em tempos de isolamento social em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid19), “infelizmente” crescem os obstáculos para a quebra do silêncio em torno da violência doméstica contra a mulher. “Isso é facilmente demonstrável pelos números e estatísticas que vem sendo divulgado diariamente, por isso a importância em se alinhar essa campanha tão importante criada pelo Conselho Nacional de Justiça”, finaliza.

O presidente do Conselho Regional de Farmácias, Iberê Ferreira, explica que o primeiro passo por meio do conselho que é sobre a divulgação da campanha “Sinal Vermelho” já foi dada, com o chamamento para os farmacêuticos e para as empresas cadastradas. Ele observa que o segundo passo é a sensibilização e adesão das farmácias e seguida o desenvolvimento da campanha nos bairros por meio de materiais informativos impressos. “Temos um cadastro de todas as farmácias e já temos mapeado os bairros com maior índice de violência. Agora é começar os trabalhos para conscientizar os empresários sobre essa campanha e fazer os treinamentos”, reforçou.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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Primeira- dama recebe doação de 145 lanches para moradores em situação de rua albergados

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A primeira-dama Márcia Pinheiro recebeu a doação de 145 lanches pela franquia McDonalds, nesta terça-feira (30), aos moradores em situação de rua albergados no Hotel Albergue da Prefeitura de Cuiabá. Atualmente, 111 pessoas estão hospedadas no projeto municipal voltado a oferecer segurança sanitária e assistência social a esse público de extrema vulnerabilidade social.

A doação faz parte da campanha nacional McObrigado e a global intitulada Thank You Meal, a qual tem o objetivo de distribuir em torno de 100 mil combos de lanches no país, investimento de R$ 2,5 milhões. Somente em Cuiabá, já foram distribuídos, entre os dias 17 e 30 de junho, em torno de 1,2 mil sanduíches e refrigerantes tendo público alvo profissionais de saúde da linha de frente no combate ao novo coronavírus e pessoas em vulnerabilidade social.

Segundo a primeira-dama, a intenção de contribuição solidária de uma marca internacional demonstra o sucesso do programa que foi inspirado em ações semelhantes desenvolvidas em países como Reino Unido e Estado Unidos.

“Recebemos essa grata doação do Mcdonalds e outras empresas e grupos têm nos procurado para oferecer ajuda nessa crise que estamos vivendo. Isso mostra a efetividade de nossa ação de proporcionar a essas pessoas mais segurança sanitária, bem estar social e uma mudança de vida”, destacou.

Os moradores em situação de rua albergados recebem, diariamente, quatro refeições diárias, atendimento assistencial na emissão de documentos e encaminhamento de volta aos familiares, dentre outros serviços.

A parceria com empresas, marcas e grupos é uma política direcionada pelo Núcleo de Apoio à Primeira-dama, o qual busca envolver o ramo empresarial em todas as atividades de cunho social desempenhadas pela primeira-dama.

“Esse apoio do Mc Donalds simboliza tudo aquilo que construímos ao longo desses anos de envolver a sociedade, os empresários e todos aqueles em prol de promovermos bem estar social porque não depende só do poder público. Todos nós temos nossa parcela de responsabilidade para com o outro”, salientou.

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