Cuiabá

O prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira-dama Márcia Pinheiro prestigiaram a premiação da 1ª Copa do programa

Publicado

O prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira-dama Márcia Pinheiro participaram na manhã deste sábado (26), da festa de premiação da 1ª Copa Bom de Bola, Bom de Escola. Mães, pais, avós e tios lotaram o ginásio do Complexo Esportivo Dom Aquino para prestigiar os mais de 800 alunos que participam do Programa da Prefeitura de Cuiabá. Um momento especial da festa foi a presença do para atleta, campeão de jiu-jitsu Nelson Júnior.

O Polo Pedra 90 levou o troféu de campeão geral e o Dom Aquino, o de flair play. Ao todo a competição durou três meses e reuniu 52 equipes dos quatro polos onde é realizado – CPA, Coophamil, Pedra 90 e Dom Aquino.  Além dos troféus, todos os alunos ganharam medalhas. Na competição, os jogos, sempre aos sábados, foram disputados simultaneamente em quadra e campo, entre 28 times no futsal e 24 no futebol, divididos em três categorias: 6 a 8 anos; 9 a 11 anos; e 12 a 14 anos. 

Ao chegar ao ginásio o prefeito Emanuel Pinheiro falou sobre o sucesso do programa, o maior educacional e esportivo da sua gestão. “Sucesso absoluto. O programa começou como uma linda ideia de resgate, um programa social, de assistência, educacional e esportivo e se tornou um case de sucesso, de motivação, de inspiração e de participação das nossas crianças que se dedicam e se preparam para o futuro. Hoje é a cereja do bolo, a comemoração, a demonstração desse sucesso. São mais de 800 crianças e queremos, no mínimo, manter esse número ou até aumentá-lo porque queremos os nossos jovens em sala de aula mas também fazendo a prática desportiva, investindo na sua saúde, na qualidade de vida e na motivação enquanto criança e enquanto ser humano, preparando-os para um futuro melhor”, destacou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Leia mais:  Audiência pública debaterá incentivos à agricultura familiar em Cuiabá

A secretária-adjunta de Educação, Edilene Machado, representando o secretário de Educação, Alex Vieira Passos, disse que a gestão trabalha para ampliar o projeto. “A gestão Emanuel Pinheiro quando resgatou o programa, tinha como objetivo conhecer os craques de bola da periferia, mas também aliar a proficiência da escola com o esporte. Um casamento perfeito. Então o programa além dos vínculos que tem com a vulnerabilidade social, tem um vínculo com a escola. Nossa meta é que no ano que vem possamos ampliar o atendimento, para chegarmos aos 1.200 alunos, até o final da gestão Emanuel Pinheiro”, salientou Edilene Machado.

O ex-jogador de futebol, e embaixador do Bom de Bola, Bom de Escola, Jílio César disse que o programa está entre os cinco melhores programas sociais do Brasil. “Estamos muito felizes com o resultado da copa que proporcionou a integração entre os mais de 800 alunos que participam do programa. Temos garotos com qualidades para serem bons atletas no futuro, mas focamos na preparação dessas crianças, na educação, disciplina e integração, para que possam ser cidadãos conscientes no futuro”, salientou Júlio Cesar.

Leia mais:  Fachada do Palácio Alencastro é iluminada pela cor rosa em combate ao câncer de mama

O presidente do Instituto IDEAES, executor do programa, destacou o sucesso da 1ª Copa. “A copa já está trazendo reflexos positivos em relação ao programa. Estamos com 874 crianças fazendo aula e quase 200 em lista de espera. Isso só demonstra o sucesso do programa que conta com o apoio das famílias, fundamental para as nossas crianças”, destacou ele.  

Elielma da Silva Santos tem três filhas e um sobrinho no programa. Juntas, ela e mais duas irmãs, acompanham as crianças nos treinos e se dizem satisfeitas. “A interação com outras crianças e o comportamento dentro de casa e na escola melhorou muito. O programa incentiva e motiva as crianças a buscarem cada vez mais para o futuro”, disse ela.

Evanildes da Silva Santos, a irmã de Elielma, também elogia a disciplina e o comprometimento das crianças. “O programa ensina as crianças o que é comprometimento, respeito aos coordenadores e aos colegas, e disciplina. Nossas crianças só têm a ganhar e peço ao prefeito Emanuel Pinheiro que mantenha o programa”, disse ela.

Participaram do evento o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Misael Galvão, o vereador Zidiel Coutinho, o presidente do Conselho Municipal de Educação, Luiz Jorge e o professor Luis Tambá, representando o secretário Estadual de Educação, Cultura e Esportes, Allan Kardec. 

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Cemitérios públicos estarão com os portões abertos desde as 6h no Dia de Finados

Publicado

por

Em decorrência a celebração do Dia de Finados, os cemitérios municipais terão seus horários de funcionamento alterados, no próximo sábado (02). Para receber os visitantes que procuram os locais para orar e homenagear em memória dos falecidos, os espaços estarão com as portas abertas desde as 6h e fecham às 17h. O período é válido aos seis cemitérios públicos do perímetro urbano, além dos outros cinco da zona rural.

Durante todo o dia, os munícipes serão recepcionados por funcionários, que entregarão flores, água e panfletos com orientações sobre como evitar a criação de focos do mosquito Aedes aegypti nos jazigos dos cemitérios. Na data, também estarão disponíveis a instalação de tendas, banheiros químicos e será ofertado um café da manhã. A programação terá também a celebração de missas.

Visando assegurar uma estrutura adequada para receber o público, a Prefeitura de Cuiabá está, desde segunda-feira (28), trabalhando na preparação das áreas. Os trabalhos são coordenados pela Secretaria de Serviços Urbanos e devem seguir ao longo de toda a semana. Neste intervalo, uma força-tarefa foi montada, garantindo a realização de todas as ações de zeladoria.

Leia mais:  Prefeito encaminha orçamento de 2020 com previsão de R$ 3,3 bilhões

Somados com os cinco da área rural (Sucuri, Bandeira, Coxipó do Ouro, Guia e Aguaçu), o Município é o responsável direto pela administração dos cemitérios do São Gonçalo, Despraiado e Pascoal Ramos. Já os cemitérios da Piedade, Porto e Coxipó da Ponte estão com a coordenação cedida à Empesa Cuiabana Administradora de Cemitérios.

“Esse é um momento especial àqueles que preservam essa tradição. Por isso, montamos um planejamento que tem nos permitido executar um trabalho completo. Estamos fazendo todo serviço de poda de árvores, capinação, varrição e pintura. São ações que possibilitam que as pessoas possam ter um espaço bem zelado e prestem as homenagens aos seus entes queridos com tranquilidade”, explica o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

SUGESTÃO DE PAUTA: 5ª edição do projeto da Prefeitura de Cuiabá comemora o dia nacional do livro com incentivo à leitura

Publicado

por

O Dia Nacional do Livro está sendo comemorado em Cuiabá com uma programação especial. A partir desta terça-feira (29) até a próxima quinta-feira (31), das 8h às 17h, a Prefeitura de Cuiabá e a Secretaria Municipal de Educação, por meio das Bibliotecas ‘Saber com Sabor’, realizam o projeto Livro Esquecido. Aproximadamente 2 mil exemplares de diversos gêneros e autores estarão sendo propositalmente ‘esquecidos’ em vários pontos da cidade, incluindo praças, parques, pontos e terminais de ônibus, com grande circulação de pessoas. O objetivo é levar conhecimento, cultura, lazer e entretenimento aos cuiabanos, de todas as idades.

A ideia é inspirada no conceito de Bookcrossing, criado nos EUA no começo dos anos 2000, explica a coordenadora das Bibliotecas Comunitárias ‘Saber com Sabor’, Edvair Pereira Alves. “Esse conceito combina leitura e urbanidade, convidando os leitores a deixarem livros em locais diferentes, pela cidade, para que outras pessoas possam encontrar, ler e voltar a abandoná-los, numa espécie de cadeia em favor do acesso à leitura. Existem diferentes versões do Bookcrossing espalhadas por cidades do Brasil e do mundo, incentivando crianças, jovens e adultos a ler”, contou Edvair Alves.

Leia mais:  Simininas participam de evento do Dia das Crianças realizado pelo BOPE

Em Cuiabá, o projeto Livro Esquecido está na sua quinta edição e já foi realizado em vários formatos todos oportunizando aos cuiabanos, documentários, romances, livros de suspense e ficção, autoajuda, bíblicos, religiosos, de poemas e poesias, escolares, sobre profissões e uma infinidade de áreas. “Os livros são doados pela sociedade e nosso objetivo é atingir o maior número de pessoas nos quatro cantos da cidade para que possamos diversificar os meios de incentivo à leitura; propiciar o acesso e a democratização da informação e promover a formação do indivíduo, o resgate da cidadania, da autoestima e da interação social”, salientou a coordenadora.

Nesse período, nas Bibliotecas Comunitárias dos bairros Pedra 90, Santa Izabel, Cidade Verde e Osmar Cabral, estarão acontecendo atividades culturais com leituras, contação de histórias, desenho e pintura e, aqueles que quiserem doar livros, podem procurar uma das seis Bibliotecas “Saber com Sabor” ou pontos de leitura, localizados na sede da Secretaria Municipal de Educação, ou na Biblioteca Consciente, no Distrito do Aguaçu.

 

Saiba mais

Leia mais:  Prefeito encaminha orçamento de 2020 com previsão de R$ 3,3 bilhões

O Dia Nacional do Livro (29 de outubro) é a data de aniversário de fundação da Biblioteca Nacional, que nasceu com a transferência da Real Biblioteca Portuguesa para o Brasil.

 

Serviço

Comemoração do Dia Nacional do Livro

Datas: 29, 30 e 31 de outubro

Locais: Praças, parques, pontos e terminais de ônibus e outros

Horário: 08h às 17h

Atividades Culturais: Bibliotecas Comunitárias dos bairros Pedra 90, Santa Izabel, Cidade Verde e Osmar Cabral

Locais: Proximidades da Praça 08 de Abril e Praças Rachid Jaud, Popular, Ipiranga, Maria Taquara, da República, Bispo, Santos Dumont, da Mandioca, Praça Cultura CPA III, Presidente Costa e Silva/Popular, das Lavadeiras, da Lixeira, dos Motoristas e Orla do Porto. E ainda nos Parques da Nascente, na Morada do Ouro II, da Família, no bairro Bela Vista, Mãe Bonifácia, Massairo Okamura, Zé Bolo Flor, Tia Nair e das Águas.

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana