AMM

Para evitar disseminação de vírus, comitê decide pelo fechamento do comércio em Nova Ubiratã

Publicado


.

O Comitê de Enfrentamento, Acompanhamento, Monitoramento e Adoção de Medidas contra o Coronavírus definiu pelo fechamento dos estabelecimentos comerciais de Nova Ubiratã no período que compreende os dias 23 de março a 06 de abril. (Veja o decreto AQUI)

A decisão foi tomada durante a primeira reunião presencial da entidade formada por representantes dos poderes Executivo e Legislativo, associação comercial e empresarial, líderes religiosos e sindicais e membros da segurança pública (Polícia Militar e Polícia Judiciária Civil).

Por meio do decreto de nº 022/2020, a Administração Municipal torna público uma série de ações com o intuito de evitar a disseminação do COVID-19, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma pandemia.

Entre as ações previstas estão o controle das rodovias de acesso ao município e o fechamento dos estabelecimentos comerciais, com exceção daqueles considerados essenciais (mercados, panificadoras, farmácias e postos de combustíveis). Estes, por sua vez, devem respeitar o limite máximo de uma pessoa a cada 2 metros quadrados.

A rede hoteleira deverá manter-se em constante comunicação com a vigilância em saúde para monitoramento de casos de pacientes com suspeita da doença.

Consta ainda no documento, a proibição de eventos e confraternizações de quaisquer espécies, incluindo aqueles em residências familiares, bem como alterações no atendimento em repartições públicas.

Para garantir a eficácia do decreto, serão realizadas fiscalizações por parte de agentes públicos da municipalidade e dos órgãos estaduais de segurança pública.

“Medidas semelhantes já foram implantadas pela maioria das cidades na região. Infelizmente não encontramos outra forma de proteger nossa população a não ser com a restrição de funcionamento de alguns segmentos empresarias”, lamenta o prefeito do município, Valdenir José dos Santos.

No sábado (21), servidores da secretaria municipal de Saúde visitaram as empresas do perímetro urbano levando recomendações para o fechamento. No entanto, apenas uma minoria aderiu ao pedido.

“A priori a restrição tem validade de 15 dias, mas nossa expectativa é que ela seja reduzida conforme o risco de infestação diminua”, afirma o secretário municipal de Saúde, Silvio André Stolfo.

Fonte: AMM

Comentários Facebook
publicidade

AMM

Prefeitura treina profissionais da saúde para atuarem com segurança no combate ao covid – 19

Publicado


.

Na última segunda-feira, dia 30 de Março, o secretário municipal de Saúde de Porto Alegre do Norte, Romeu Martinez, juntamente com o prefeito Daniel do Lago e Junta Médica Municipal, reuniram-se no Pronto Atendimento do município e na Unidade de Saúde da Família (USF I) com o intuito de atualizar as informações e ações a serem tomadas para evitar a contaminação por covid – 19.

A reunião foi extensa e abordou assuntos como, novas ações a serem tomadas para receber a população que for até o local, tipos de paramentação que a equipe de saúde irá precisar para se proteger, protocolos de atendimento ao paciente infectado pelo vírus, modificações estruturais do Pronto atendimento e da USF I, treinamentos para as equipes de saúde, entre outros.

Todos foram orientados e passaram por treinamento prático das medidas a serem tomadas para se proteger da infecção por covid – 19. E apesar de ainda não ter caso confirmado em nossa cidade precisamos continuar seguindo a risca as orientações para evitar a infecção pelo vírus.

O Prefeito Daniel, o Secretário de Saúde Romeu e toda a equipe de saúde estão trabalhando arduamente para por em prática o plano de contingência. Todos estão preocupados em atender bem e, principalmente garantir a segurança dos profissionais de saúde fazendo o melhor possível e todos os dias buscando informações úteis para essa proteção.

A partir de agora a junta médica e os enfermeiros irão aplicar o treinamento com suas equipes que desde o começo se revezam para atender 24 horas. Desde o início do alerta do vírus o pronto atendimento e a USF I foram adaptados para atendimento seguro.

As etapas de trabalho foram à preparação das unidades de atendimento, mudança na rotina de atuação, mudança na forma de esterilização do ambiente hospitalar, treinamento dos profissionais, aquisição e utilização dos melhores EPI`s, adaptação de equipamentos, aquisição e treinamento para teste rápido, triagem e classificação da equipe para evitar a contaminação dos profissionais e do grupo de risco e treinamento referente ao protocolo de óbitos.

Vale ressaltar também que há um veículo exclusivo para a ação de combate ao covid-19 que está à disposição da equipe e está sendo utilizado para atividades como atendimento em casa (para casos suspeitos).

Todos os profissionais de saúde de Porto Alegre do Norte abraçaram a causa e estão se doando ao máximo para a ação de combate, mas todos temos fé de que não haverá nenhum caso em nosso município.

Fonte: AMM

Comentários Facebook
Continue lendo

AMM

Área de recreação é construída na Escola Renascer no Distrito de Novo Eldorado

Publicado


.

A Secretaria Municipal de Educação, Esportes, Cultura e Lazer de Tapurah realiza a construção de uma área de recreação para a Escola Municipal Renascer, localizada no Distrito de Novo Eldorado, o espaço terá mais de 200 metros quadrados de área coberta para esportes e lazer.

A construção da área coberta na Escola Municipal Renascer está a todo vapor, será executada uma cobertura com 216,00 m², quadra que deve ser utilizada pelas crianças da escola, para realizar atividades fora de sala de aula, como atividades físicas, apresentações entre outros objetivos. A quadra com dimensões de 12 x 18 metros terá uma cobertura de fibrocimento com estrutura totalmente metálica, para dar mais durabilidade a estrutura. 

O Prefeito Municipal, Iraldo Ebertz, destacou os benefícios que o novo espaço irá agregar para a comunidade. “A quadra pode ser palco apresentações, comemorações e principalmente esportes, promovendo a integração entre as crianças. Esse foi um espaço bastante reivindicado pela comunidade e é importante que seja usado com sabedoria, para que possa gerar bons frutos por muitos anos”, disse o Prefeito.

No piso, serão feitas linhas do tipo quadra de futsal e marcações para vôlei, já o alambrado deve ser devidamente fixado na primeira tesoura e chumbado na mureta abaixo, além de conter fios na horizontal, por todo o alambrado, para melhor durabilidade do mesmo. A cobertura da edificação será executada conforme projeto arquitetônico e a estruturação será em tesouras metálicas.

A alvenaria de vedação será executada com blocos estruturais furados, assentados com argamassa preparada em betoneira. Serão executadas fundações rasas em sapatas na base de cada pilar, ligadas por vigas baldrames. Os elementos são de concreto armado.

O valor total da obra é de R$75.338,10 (Setenta e cinco mil trezentos e trinta e oito reais e dez centavos), referente a todos os serviços, conforme publicado no Memorial Descritivo, Planilha orçamentária, Cronograma Físico-Financeiro e projeto e deverá ser inaugurada no mês de abril.

Fonte: AMM

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana