Momento Esportes

Paralimpíada Escolar prega inclusão da criança com deficiência

Publicado

Terminou nesta sexta-feira (22) a 13ª edição da Paralimpíada Escolar. O evento, que é considerado o maior do mundo para jovens com deficiência em idade escolar, reuniu 1.220 atletas de todo o país (de 12 e 17 anos) no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Foram disputadas 12 modalidades voltadas a estudantes com deficiências físico-motoras, visuais e intelectuais. Nessa última categoria houve uma novidade, uma subdivisão para jovens com síndrome de Down no atletismo e na natação.

“Essa iniciativa fisiologicamente foi necessária porque é uma classe que leva uma desvantagem muito grande (em relação a outros atletas com deficiência intelectual). O Comitê Paralímpico Internacional (IPC) ainda não reconheceu, mas aqui é um palco para experimentar”, afirmou o coordenador de Desporto Escolar do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Ramon Pereira.

paralimpiada escolar

Paralimpiada escolar serve como porta de entrada para jovens atletas – Douglas Magno

Cinquenta e cinco crianças e adolescentes com Down participaram do evento esportivo e puderam experimentar provas diferentes. “Fiz salto em distância e arremesso do peso, mas preferi a corrida”, disse a gaúcha Emanuela Formaggionni, de 14 anos, exausta após a disputa dos 250 metros na pista de atletismo.

A prova foi vencida pela paranaense Karina Kamily, também de 14 anos, para satisfação da dona de casa Roseli Pereira, que acompanhava a jovem e outras duas atletas com Down no evento: “É para eles sentirem que podem participar de qualquer coisa, que não podem ser excluídos. Acho isso muito importante. Ficamos emocionados”.

Leia mais:  Como aumentar o interesse do torcedor pelo futebol nacional? Números preocupam

Inspirações

A Paralimpíada Escolar é uma porta de entrada para jovens que sonham com uma carreira no paradesporto. “Em janeiro vamos pegar 117 atletas das modalidades que oferecemos para uma vivência de alto-rendimento, que é o camping escolar. O objetivo do CPB é incentivar desde cedo o alto-rendimento para que essas crianças defendam o Brasil em Mundiais e Paralimpíadas”, afirmou Ramon Pereira.

E não faltam exemplos para a garotada seguir. Medalhistas paralímpicos nos Jogos do Rio, em 2016, o nadador Talisson Glock, o jogador de goalball Leomon Moreno e a velocista Verônica Hipólito também passaram pela disputa escolar.

Verônica, aliás, é a inspiração da mineira Emilly Camilly, de 15 anos, que ganhou sua bateria nos 250 metros na classe T11 (deficiência visual total) sub-16. “Ela é humilde, tem garra e isso serve de inspiração. Mostra que, apesar da deficiência, você é alguém na vida”, declarou Emilly.

paralimpiada escolar

Centro de Treinamento Paralímpico recebeu evento que promoveu a inclusão – Douglas Magno

Já a sergipana Kelianny dos Santos (vencedora na mesma classe e faixa etária de Emilly) corre ao lado de um espelho para seguir. Atleta-guia na Paralimpíada Escolar, Jadson Santos Souza está na briga por índice para representar o Brasil na Paralimpíada de Tóquio, no ano que vem, na classe T20 (deficiência intelectual).

“Se abaixar meu tempo, talvez consiga a vaga em 2020. Então, estou dando inspiração para que ela chegue junto comigo em Tóquio”, disse.

Leia mais:  Em jogo morno Brasil vence o Qatar por 2 x 0 no Mané Garrincha em Brasilia

Além do esporte

João Vitor, de 15 anos, nasceu com má formação nas duas pernas. Apesar de também jogar basquete em cadeira de rodas, prefere o vôlei sentado. Na Paralimpíada Escolar, o paulista foi, inclusive, treinado pelo técnico da seleção masculina da modalidade, Célio Mediato.

O jovem quer seguir carreira e tem o apoio da mãe adotiva, Maria do Carmo. Caso não dê certo, ela não tem dúvidas de que o contato com o esporte já valeu a pena. “Ele está desenvolvendo não só o corpo, mas também a cabeça. Está mais solto, comunicativo. Ainda tem um pouco da timidez, que é natural dele. Mas sinto ele muito melhor”, disse emocionada.

paralimpiada escolar

Jovens tiveram a oportunidade de experimentar modalidades como o basquete em cadeira de rodas – Douglas Magno

De fato, entre mais de 1.200 crianças e adolescentes, talvez nem todos se tornem atletas. Mas, para Ramon Pereira, do CPB, o legado da Paralimpíada Escolar vai além do resultado esportivo.

“Infelizmente, em muitos estados, um aluno com deficiência acaba dispensado da educação física porque o professor ou instrutor não tem informação de como planejar uma atividade inclusiva. Certamente, uma criança que sai daqui vai até ensinar esse professor a como ela pode ser incluída nas atividades. Isso é muito importante, pois dá voz e ação à criança com deficiência”, concluiu.

Edição: Fábio Lisboa

Comentários Facebook
publicidade

Momento Esportes

Athletico-PR vence com gol do argentino Marco Ruben

Publicado

O Athletico-PR derrotou o Santos por 1 a 0, nesta quarta (4), na partida que abriu a 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O gol da vitória saiu no primeiro minuto da etapa final. O atacante argentino Marco Ruben fez de peixinho após cruzamento de Rony.

Este foi o último gol do argentino pela equipe paranaense na Arena da Baixada, isso porque o Athletico não exerceu a opção de compra do jogador, que sairá ao final da temporada.

Triunfo em Minas

Quem também venceu em casa foi o Atlético Mineiro. Jogando no Mineirão, derrotou o Botafogo por 2 a 0.

O primeiro gol da partida saiu aos 40 minutos do primeiro tempo. O meia equatoriano Cazares recebe na direita, se livra de um defensor e toca para o volante Jaílson dominar e chutar rasteiro.

O segundo sai aos 23 da etapa final. Patric cruza e o atacante Luan cabeceia da pequena área para ampliar.

A vitória garante uma vaga na próxima edição da Copa Sul-Americana para o Atlético.

Vitória de visitante

Um visitante que venceu na rodada foi o Corinthians. A equipe paulista foi ao Castelão e derrotou o Ceará por 1 a 0 graças a gol do centroavante Gustavo aos 36 minutos.

Leia mais:  Alexandre Mattos entra na justiça após acusações da Mancha Verde

Com este resultado o Corinthians garante presença na próxima edição da Copa Libertadores.

Edição: Fábio Lisboa

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento Esportes

São Paulo vence e está na fase de grupos da Libertadores

Publicado

Em partida realizada no Morumbi, o São Paulo derrotou o Internacional nesta quarta (4) por 2 a 1 em partida válida pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A vitória do time paulista começou a ser construída aos 15 minutos de partida, quando Igor Gomes tocou em profundidade para Antony, que domina e toca na saída do goleiro Marcelo Lomba.

O São Paulo chega ao 2 a 0 aos 3 minutos do segundo tempo. Antony puxa contra-ataque rápido, deixa dois defensores do Internacional para trás e toca para Vitor Bueno só finalizar.

Porém, aos 24 minutos da etapa final o Internacional conseguiu o seu gol de honra. O peruano Guerrero chuta forte, Tiago Volpi defende parcialmente e Guilherme Parede aproveita para marcar.

Com este triunfo o São Paulo garante a classificação para a fase de grupos da próxima edição da Copa Libertadores.

Empate no Maracanã

O Fluminense recebeu o Fortaleza no estádio do Maracanã. As equipes realizaram uma partida muito movimentada. Mas o placar terminou igualado sem gols.

CSA rebaixado

Em jogo disputado na Arena Condá, a Chapecoense derrotou, por 3 a 0, o CSA, que acabou rebaixado para a série B.

Leia mais:  Tite explica Neymar no banco em derrota do Brasil e nega privilégios ao atleta

A equipe da casa abriu o placar com 1 minuto de bola rolando com o meia Gustavo Campanharo, que acertou um belo chute.

O 2 a 0 veio aos 13 minutos da etapa final, quando o atacante Arthur Gomes finalizou de dentro da área após receber passe de Eduardo.

Aos 33 o zagueiro Maurício Ramos aproveitou cobrança de escanteio para marcar de cabeça e dar números finais à partida.

Na próxima quinta acontecem mais 4 jogos, com destaque para o confronto entre Flamengo e Avaí, a partir das 20h (horário de Brasília) no estádio do Maracanã.

Edição: Fábio Lisboa

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana