PET

Confira o que você precisa saber antes de ter um animal exótico em casa

Publicados

em


source

Recentemente  um jovem que criava ilegamente uma cobra naja provocou um reboliço no país. O caso reacendeu a discussão sobre a posse de animais de estimação exóticos, como cobras, outras espécies de répteus e roedores. A permissão para ter um desses em casa depende de cada espécie e da autorização do IBAMA.

O que muitas pessoas não sabem é que esses animais possuem características peculiares que os diferem de pets de estimação convencionais. Por isso os futuros donos de bichos diferentões precisam estar atentos. Camila Gregorutti Soares, médica veterinária especialista em animais silvestres e exóticos da Amahvet e Tiago Calil, biólogo responsável pelo treinamento dos setores de aves, peixes e roedores da Cobasi, elencam coisas que você precisa saber antes de ter um animal exótico como bicho de estimação.

cobra
Divulgação/ AmahVet

Cobra atendida na clínica veterinária AmahVet

Antes de mais nada, Tiago Calil explica que o conceito de o pet ser ”exótico”, pode ter duplo sentido. ”Exótico pode ser um pet diferente, um animal que não é comum entre a população. Por exemplo: serpentes, anfíbios, aves. O outro sentido da palavra refere-se a espécies que não são de determinado local, por exemplo, as Cacatuas, que são originárias da Austrália. Portanto, essa ave é considerada exótica no Brasil”. Nesta matéria, utilizaremos a palavra no sentido de ser diferente, incomum.

São todos perigosos?

De acordo com Camila, é mito a crença de que animais de estimação exóticos são mais perigosos. De acordo com a veterinária, a maioria deles é até mais fácil de manusear que cães e gatos e o perigo vai depender muito da espécie. É importante estudar as características comportamentais do pet antes de adquiri-lo.  

Leia Também:  Peludos e fofinhos: conheça algumas curiosidades sobre os furões

Como realizar uma boa adaptação?

Camila afirma que a adaptação dependerá muito dos cuidados do tutor. É preciso avaliar o espaço que cada animal precisa, o tempo de atenção que o dono precisa dedicar a ele e se a pessoa está apta a oferecer a alimentação diferenciada que esses pets exigem. Tiago Calil dá alguns exemplos. As aves precisam de espaço para voar e a higiene do espaço precisará ser diária. Quanto aos anfíbios e répteis como serpentes e tartarugas precisarão de recintos especiais, como terrários e aquaterrários. Além disso, de acordo com o animal podem ser necessário colocar lâmpadas especiais. 

Qual diferença entre os pets exóticos e os pets convencionais?

Pets exóticos possuem pontos que os diferem dos convencionais. De acordo com o biólogo, o principal é a interação com o tutor. A maioria deles não aprecia um contato tão intenso como cães. Alguns não aceitam o toque.

Quanto à alimentação do animal, não é em qualquer pet shop que se encontra rações para ferrets (furão), por exemplo. Já os aracnídeos ainda precisam se alimentar de insetos vivos, como grilos e baratas. ”Estude a necessidade do pet em questão, veja se na sua cidade você tem acesso aos produtos necessários e condições para mantê-lo”, afirma.

Como ter um pet exotico de forma legal e segura?

É muito comum que as pessoas comprem papagaios, tartarugas, iguanas no  mercado ilegal e após algum tempo tentem legalizá-los Mas isso jamais deve acontecer porque é considerado crime. Existem normativas emitidas pelos órgãos responsáveis, descrevendo todas as espécies que podem ser comercializadas, algumas necessitam de um controle mais intenso, outras não.

Leia Também:  Veja vídeo viral de papagaio cantando 'Atirei o Pau no Gato'

Essas leis podem variar de um Estado para outro. O animal precisa acompanhar a documentação de origem, e dependendo da espécie, precisa ser anilhado (no caso de aves) ou microchipado (no caso de mamíferos e répteis). ”Procure lojas que fazem um trabalho sério, com bons profissionais, junto a biólogos e veterinários. Eles sim poderão analisar o estado de saúde de cada espécie e explicar como cuidar corretamente”, aconselha Tiago.

Quando é melhor não ter um pet exótico?

Ficou claro que esses animais precisam de muitos cuidados como qualquer outro, então o especialista aponta que se não estiver disposto a dedicar o seu tempo ao bicho, é melhor repensar a posse dele. É muito importante que a pessoa tenha consciência da responsabilidade de adquirir e manter um animal. ”Veja se realmente você poderá cumprir com as necessidades da espécie escolhida, existem animais, como os jabutis, que atingem facilmente 60 anos”.

Quais são totalmente proibidos?

Qualquer espécie que não conste nas listas descritas pelos órgãos públicos é considerada ilegal. ”Acredito que o extremo seriam as espécies que oferecem riscos a população, como aracnídeos e serpentes peçonhentas. Outro problema são animais considerados pragas. Um exemplo clássico é o tigre d’água norte americano”, finaliza.

Fonte: IG PET

Propaganda

PET

Conheça Plínio, o cão da cantora Anitta que é super famoso na web

Publicados

em


source

A musa Anitta é  super engajada na causa animal e sempre faz questão de mostrar isso em suas redes sociais. A cantora possuía cinco cães (Plínio, Olavo, Serafim, Alfredo e Tobias) e recentemente acabou adotando outros três cachorrinhos portadores de deficiência. Com um amor aos pets explícito na quantidade de bichinhos e nas postagens da web, um deles acaba chamando bastante a atenção dos internautas.

Plínio é um cão da raça galgo italiano que rapidamente conquistou o coração da Internet com o seu carisma. As publicações que Anitta faz com o cachorro são sempre um sucesso. O pet possui até perfil próprio no Instagram, com mais de 100 mil seguidores. Ele chora de saudade da dona nos posts, faz bagunça, aparece com fotos fofas e está sempre grudado na artista, cheio de amor para dar.

Conheça Plínio: o cão da cantora Anitta que é apaixonante e super famoso na web
Reprodução/ Instagram

Conheça Plínio: o cão da cantora Anitta que é apaixonante e super famoso na web

O cãozinho possui ainda fã-clubes, como se fosse um verdadeiro artista. A cada publicação, mais curtidas e compartilhamentos surgem, fazendo dele um verdadeiro “pet influencer”. Se você ainda não conhece esse astro canino, separamos alguns momentos do cão Plínio que mais derreteram o coração dos internautas e que com certeza te deixará encantado. Confira.

Ele faz um escândalo quando se reencontra com a dona

Sabemos que nossos pets podem ser super apegados a nós . No caso da cantora que está sempre fora a trabalho, a saudade acaba sendo ainda maior. Nesses vídeos conseguimos entender bem o sentimento do cãozinho longe de Anitta. Chega a ser até de cortar um pouquinho o coração.

Ver essa foto no Instagram

Pq eu amo muito minha dona @anitta ❤❤❤

Uma publicação compartilhada por Plínio Boss ?? (@pliniotheboss) em 18 de Nov, 2018 às 6:30 PST


Ele também faz viagens com ela!

Apesar dos momentos de saudade, quando fica fora de casa a lazer, Anitta sempre busca levar Plínio com ela. O cãozinho é mais viajado que muita gente e sempre rende publicações incríveis.

Em outubro do ano passado a cantora relatou um incidente engraçado com o cão em um voo para Los Angeles. “Chegou no aeroporto, todo mundo saindo do voo, o cachorro decidiu fazer cocô ali, no meio das pessoas passando. E enquanto eu corri para catar o cocô desesperada pra ninguém pisar, o que o cachorro fez? Fez xixi na minha mala!”.

Ver essa foto no Instagram

?❤

Uma publicação compartilhada por Anitta ? (@anitta) em 6 de Set, 2018 às 4:58 PDT


Muita bagunça!

O cão Plínio também já viralizou várias vezes por conta da bagunça que acaba fazendo na casa da cantora. Muito arteiro, apesar do pequeno estresse momentâneo causado, ele também rende cliques muito engraçados.

Ver essa foto no Instagram

?? @anitta #plínio #pet #dog #cachorro #anitta #amor #animais #boanoite #beautiful

Uma publicação compartilhada por Plínio (@pliniofeatanitta) em 7 de Set, 2018 às 4:39 PDT


Carinhoso demais!

O carinho que Plínio exala é apaixonante. Seja com os outros pets da cantora, seja com as pessoas que estão ao seu redor, não há dúvidas de que o cão tem tanto amor para dar quanto recebe.

Ver essa foto no Instagram

???

Uma publicação compartilhada por Plínio Boss ?? (@pliniotheboss) em 14 de Jun, 2020 às 2:05 PDT


Poses de dar inveja!

Como um bom pet influencer, Plínio é um verdadeiro modelo nas fotos que publica em seu Instagram. As poses são encantadoras e de dar inveja em outros cachorros. 

Ver essa foto no Instagram

Parabéns mamãe, amo você ❤❤❤

Uma publicação compartilhada por Plínio Boss ?? (@pliniotheboss) em 30 de Mar, 2020 às 7:01 PDT



Ver essa foto no Instagram

A legenda é com vocês. Sejam criativos!! ? Tô de ?

Uma publicação compartilhada por Plínio Boss ?? (@pliniotheboss) em 21 de Fev, 2020 às 2:00 PST



Ver essa foto no Instagram

???

Uma publicação compartilhada por Plínio Boss ?? (@pliniotheboss) em 20 de Fev, 2020 às 1:02 PST




Fonte: IG PET

Leia Também:  Conheça Plínio, o cão da cantora Anitta que é super famoso na web
Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA