Polícia Federal

PF e Secretaria Especial de Previdência e Trabalho desarticulam organização criminosa especializada em fraudes contra o INSS

Publicado

Salvador/BA – A Polícia Federal, em ação conjunta com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, integrantes da força-tarefa previdenciária, deflagra nesta quarta-feira (9/10) a Operação Caduceu, que visa desarticular uma organização criminosa atuante nos Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, voltada à prática de fraudes em desfavor do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.

Estão sendo cumpridos 15 mandados judiciais, sendo 3 de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão, em Salvador e Camaçari, na Bahia, e em Aracaju, Sergipe.

Conforme apurado, o grupo criminoso é liderado por um dos maiores fraudadores da história do INSS, na área de benefícios. Há registros da conduta criminosa deste estelionatário desde a década de 1980, pela qual responde a diversos processos penais e dezenas de inquéritos policiais, sempre por fraudes à Autarquia Federal.

Comprovou-se, durante as investigações, que as fraudes eram executadas em dois momentos: a) criação de vínculos empregatícios fictícios, inseridos no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) por meio de GFIP’s extemporâneas, para comprovação da qualidade de segurado; b) uso de documentos médicos falsos com o objetivo de simular patologias para obtenção de benefícios previdenciários, em especial o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez. Para tanto, participavam da organização criminosa, dentre outros, um técnico em contabilidade – daí o nome da Operação –, um servidor do INSS, além de uma pessoa responsável por falsificar os laudos e relatórios médicos utilizados pelos criminosos.

Leia mais:  PF apreende cigarros contrabandeados em Foz do Iguaçu/PR

O prejuízo estimado aos cofres públicos supera os R$ 7 milhões, relativos a pelo menos 140 benefícios com constatação de fraude, números estes que, com o avançar das investigações, poderão se revelar muito superiores.

Os envolvidos responderão por diversos crimes, dentre eles integrar organização criminosa, estelionato previdenciário, uso de documento falso, falsidade ideológica e falsificação de documento público, com penas que, se somadas, podem chegar a mais de 30 anos de prisão.

Será concedida entrevista coletiva, às 10h, na sede da Superintendência Regional da Polícia Federal na Bahia, Av. Engenheiro Oscar Pontes, 339, Água de Meninos, Salvador.

 

Fonte: Polícia Federal
Comentários Facebook
publicidade

Polícia Federal

PF prende homem com 6 kg de cocaína na bagagem

Publicado

por

Guarulhos/SP – A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira (18/10) um passageiro, identificado pela equipe do K9 da Receita Federal, com mais de 6 kg de cocaína na bagagem. A ação ocorreu no Aeroporto Internacional de São Paulo,

Servidores da Receita Federal, que atuam com o auxílio de cães de faro na fiscalização de bagagens despachadas pelos passageiros de voos internacionais, perceberam a indicação do animal para uma mala que seguiria para Addis Ababa, na Etiópia, e a submeteram para análise por meio do aparelho de raio-x. As imagens revelaram substância orgânica nas estruturas da mala. A PF foi acionada e os policiais localizaram o passageiro, proprietário da mala, no interior da aeronave. Conduzido à delegacia, o suspeito, de 41 anos, que ingressou no país beneficiado pela Lei do Refúgio, recebeu voz de prisão no momento em que os peritos federais encontraram cocaína impregnada nas estruturas da mala.

O preso será conduzido ao presídio estadual, onde permanecerá à disposição da Justiça.

 

Leia mais:  Operação Hórus faz apreensão no Lago de Itaipu, em Itaipulândia/PR

 

Comunicação Social da Polícia Federal no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos

Contato: (11) 2445-2212

Fonte: Polícia Federal
Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia Federal

Polícia Federal realiza leilão de veículos no Rio de Janeiro

Publicado

por

Rio de Janeiro/RJ – A Polícia Federal realizará leilão administrativo, tipo maior lance, para a venda de veículos oficiais, outros materiais e embarcações de seu patrimônio no próximo dia 23 de outubro, às 9 horas, no Auditório da Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio de Janeiro.

O Leilão é mais uma iniciativa que busca novos investimentos para reaparelhamento da PF com novos equipamentos e viaturas para oferecer melhores serviços à sociedade.

Serão oferecidos 90 lotes de veículos, outros materiais e embarcações, entre eles: FIAT/SIENA, GM/ASTRA, FORD/FOCUS, NISSAN/FRONTIER, NISSAN/XTERRA, MMC/L200, M BENZ/SPRINTER, entre outros, além de embarcações e equipamentos de informática diversos.

Todos os bens são do acervo da Polícia Federal e poderão ser visitados nos dias 21 e 22 de outubro, das 08:30 às 17:00 horas, ininterruptamente, no pátio da Pátio da Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio de Janeiro – Av. Rodrigues Alves, nº 01, Centro – Rio de Janeiro/RJ, CEP: 20081-250, além dos locais específicos indicados nos respectivos lotes.

Leia mais:  PF deflagra a 4ª fase da Operação Carne Fraca

O Edital completo do leilão e as fotos dos lotes se encontram à disposição no site: www.pf.gov.br/servicos-pf/leiloes

Outras informações poderão ser obtidas no telefone (21) 2203-4429/2203-4431e pelo email: [email protected]

Fonte: Polícia Federal
Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana