Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

PF investiga comercialização clandestina de veículos na fronteira com o Uruguai

publicidade

Jaguarão/RS. A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (14/10), uma ação destinada a aprofundar as investigações sobre um grupo suspeito de atuar na aquisição, transporte e comercialização clandestina de veículos na região de fronteira entre Brasil e Uruguai. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, sendo dois na cidade de Rio Grande/RS, um em Jaguarão/RS, um em Porto Alegre/RS e um em Alvorada/RS, além de medidas cautelares diversas da prisão determinadas pelo Poder Judiciário.

A investigação teve início após uma série de prisões em flagrante realizadas pela Polícia Federal em Jaguarão, envolvendo veículos com sinais identificadores adulterados. A partir da análise dos elementos reunidos ao longo das apurações, foi possível identificar indícios da existência de uma estrutura criminosa voltada à obtenção de veículos subtraídos, principalmente na Região Metropolitana de Porto Alegre, os quais eram posteriormente transportados até a região de fronteira para comercialização ilícita.

Segundo as apurações, os automóveis eram adquiridos por valores inferiores aos praticados no mercado regular e destinados a compradores localizados em território uruguaio. Há indícios de que os veículos eram encaminhados para cidades próximas à fronteira e, posteriormente, distribuídos e utilizados em diferentes localidades daquele país, dificultando a recuperação dos bens pelas autoridades brasileiras.

Também foi apurada a atuação de indivíduos com funções distintas na cadeia criminosa, envolvendo a obtenção dos veículos, o transporte até a fronteira, a intermediação das negociações e a entrega aos compradores estrangeiros. Os elementos reunidos até o momento indicam uma atuação contínua e especializada voltada ao abastecimento do mercado ilícito de veículos em território uruguaio.

As diligências realizadas nesta fase têm como objetivo reunir novos elementos probatórios, identificar outros possíveis envolvidos, localizar bens de interesse da investigação e aprofundar o esclarecimento sobre a dimensão das atividades criminosas investigadas.

Comunicação Social da Polícia Federal em Jaguarão/RS
Fone: (53) 3266-9000

 

Fonte: Polícia Federal

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Botão WhatsApp - Canal TI