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Pinguim na sala e panda no sofá: veja como usar os animais 3D do Google

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Animais podem ser vistos em tamanho real


No último final de semana, a internet ficou encantada com tartarugas nadando em salas de estar e pandas gigantes sentados em sofás. É que caiu no gosto do povo um recurso do Google que permite que animais sejam vistos em 3D no ambiente em que os usuários estão. 

A ferramenta funciona através de realidade aumentada, mesma tecnologia usada nos filtros interativos do Instagram – como o do vira-lata caramelo , por exemplo. Os animais em 3D do Google foram anunciados, na verdade, no Google I/O de 2019, mas o sucesso veio agora, depois que internautas começaram a comentar o recurso no Twitter. 

Os animais podem ser encontrados através de uma busca simples no Google usando o celular. Em alguns modelos de smartphone, é possível apenas ver o bicho em 3D, sem inseri-lo no ambiente. 

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Já em modelos mais atualizados, dá usar o recurso de realidade aumentada (RA) para posicionar o animal escolhido no seu ambiente. Para saber se seu celular Android tem suporte à tecnologia de RA, vá até a loja de aplicativos e procure pelo app Google Play Services RA , responsável por desbloquear experiências de realidade aumentada. 

Se o aplicativo aparecer na busca, mantenha-o atualizado; se não, é porque seu smartphone não suporta a tecnologia. No caso do iOS , os modelos superiores ao iPhone 6S conseguem acessar o recurso. 

O Google não divulgou uma lista completa de quais animais estão disponíveis para serem vistos em 3D, mas uma grande quantidade de opções pode ser encontrada. 

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Tutorial: como ver os animais 3D do Google

  • 1. Procure pelo nome de um animal no buscador do Google pelo celular;
  • 2. No cartão de descrição do animal, desça até a animação;
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  • 3. Clique em “veja em 3D”;
  • 4. Nesta página, é possível interagir com o animal, vendo-o de todos os ângulos. Para colocá-lo no seu ambiente, clique em “veja no seu espaço”;
  • 5. Pronto! Na tela que surgir, dá para ver o animal em tamanho real e de todos os ângulos possíveis.
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Inteligência artificial recria jogo de Pac-Man do zero

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Pac-Man é recriado por inteligência artificial


Pesquisadores da Nvidia , empresa influente no mercado de computação visual, desenvolveram um sistema de inteligência artificial capaz de recriar o jogo Pac-Man a partir somente de análises visuais do game em execução. Em comemoração aos 40 anos do jogo, a companhia produziu uma versão do produto original que deve ser disponibilizada ao público em breve.

A reprodução, no entanto, ainda não é perfeita. Como mostra um vídeo publicado pela Nvidia, as imagens do jogo são borradas e o sistema não conseguiu capturar com precisão os comportamentos específicos dos fantasmas. Cada um deles é programado com diferentes características que determinam seus movimentos no game.

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Ainda assim, o projeto da Nvidia conta com a dinâmica básica do Pac-Man : o jogador deve comer os pontos, evitar os fantasmas e comê-los nas situações apropriadas, além de tentar não morrer. 


O programa responsável pelo produto é chamado de GameGAN. O termo GAN faz referência a redes generativas adversariais, uma tecnologia aplicada a processos de machine learning (aprendizado de máquina). O sistema conta com duas redes neurais: uma delas tenta replicar o jogo a partir dos dados visuais obtidos, a outra compara o resultado com a fonte original.

Se as informações geradas pela máquina e o modelo base não corresponderem, o sistema descarta os dados incongruentes e repete o processo para aperfeiçoar o produto com base nos feedbacks gerados na tentativa anterior. A ideia é fazer ajustes continuos até que o resultado apresente a maior similaridade possível com o original.

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Para produzir a versão comemorativa de Pac-Man , a inteligência artificial da Nvidia foi exposta a 50 mil clipes de execução do jogo. “Ele [o sistema] aprende todas essas coisas apenas assistindo”, disse Rev Lebaredian, vice-presidente de tecnologia de simulação da Nvidia,em entrevista a jornalistas. “É como se um programador humano pudesse assistir a muitos episódios do Pac-Man no YouTube e inferir quais são as regras dos jogos e reconstruí-las”, completou.

Módulo de memória

Sistemas de inteligência artificial capazes de gerar mundos virtuais, como jogos eletrônicos, não são novidade. O modelo da Nvidia, no entanto, apresenta um diferencial: os pesquisadores da empresa introduziram um “módulo de memória” que permite à ferramenta armazenar o mapa interno do jogo.

Isso ajuda o modelo a reproduzir mapas consistentes, uma qualidade fundamental para recriar os labirintos do Pac-Man. Os módulos de memória ainda ajudam a máquina a distinguir elementos estáticos do jogo, como os labirintos, dos elementos dinâmicos, como os fantasmas.

Alguns processos, no entanto, ainda precisam ser melhorados. Em entrevista a jornalistas, Sanja Fiedler, diretor do laboratório de pesquisa da Nvidia em Toronto, no Canadá, disse que, para obter os clipes necessários para o treinamento da máquina foi preciso recorrer a outra solução de inteligência artificial capaz de jogar Pac-Man e gerar os dados.

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A máquina, no entanto, apresentou um desempenho tão bom que quase nunca morreu. Isso dificultou que o GameGAN capturasse detalhes das dinâmicas e situações do jogo em que o jogador falha em se manter vivo.

Os pesquisadores da Nvidia reforçam que a recriação de Pac-Man mostra como a inteligência artificial pode ser uma ferramenta importante para o design de games no futuro. Desenvolvedores poderiam, por exemplo, aplicar um de seus games a uma inteligência artificial e usar o sistema para criar variações do jogo ou mesmo novos níveis e desafios. “Você pode usar isso para misturar diferentes jogos”, disse Sanja Fidler.

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Passando muito tempo no YouTube? Conheça a ferramenta que ajuda a diminuir o uso

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YouTube permite definir lembrete para interromper reprodução


Com a reprodução automática do YouTube , é bastante normal que os usuários percam a noção do tempo ao começar a ver vídeos sem parar. Para tentar resolver isso, a plataforma agora permite definir um lembrete para ser avisado quando é hora de dormir, por exemplo.

É possível escolher o horário de início e de término da visualização do conteúdo no menu ‘Configurações’. Além disso, a funcionalidade permite definir quando o lembrete para interromper a reprodução deve aparecer – se durante o vídeo ou após o término. Independente da escolha, o usuário pode ignorar a notificação e continuar a assistir a um vídeo – ou dez, se preferir.

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A implementação do recurso faz parte da expansão das opções de gerenciamento de tela e bem-estar digital que a empresa trouxe para a plataforma há algum tempo. Dentre as funcionalidades integradas nos últimos dois anos, estão as estatísticas de exibição do conteúdo diário e semanal, possibilidade de desativar notificações do aplicativo em certos momentos do dia e exibição do total de minutos gastos no aplicativo.

A opção de lembrete para interromper a exibição de vídeos no YouTube está disponível para iPhone ( iOS ) e Android  desde quarta-feira (20). Nos próximos dias, a plataforma deve disponibilizar a novidade para outros dispositivos com acesso ao serviço.

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