POLÍCIA FEDERAL
PF e MPF realizam operação contra tráfico de influência e corrupção
Varginha/MG. A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Federal, deflagrou na manhã desta terça-feira, 2/8, operação para coibir a prática de tráfico de influência e corrupção passiva realizada por servidor público federal, vinculado ao ICMBio, no município de Passa Quatro/MG.
Foram cumpridos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Pouso Alegre/MG, em endereços vinculados ao investigado. O suspeito foi preso e foram apreendidos 3 veículos.
A partir de informações prestadas por empresários, responsáveis por empreendimentos na cidade de Passa Quatro, foi apurado que, desde o início de 2022, o servidor público, na condição de Chefe de Unidade de Conservação Federal, teria informado a estes mesmos empresários que havia representações de irregularidades ambientais na construção de loteamentos.
Assim, ele solicitava e recebia vantagens com a promessa de resolver as irregularidades e não dar andamento a novas “denúncias”. O servidor ainda afirmava que precisava realizar vistorias no empreendimento para reportar ao órgão competente e citava um suposto inquérito que estaria tramitando na unidade do Ministério Público Federal em Pouso Alegre/MG.
Em alguns dos diversos contatos mantidos pelo investigado com os empresários, ele solicitou o pagamento de vantagem indevida para influir na decisão do procurador da República, que, supostamente, conduzia a investigação. Na realidade não havia nenhuma investigação sobre esses fatos no MPF.
Além das medidas de prisão e de busca e apreensão, a Justiça Federal também decretou o afastamento dos sigilos bancário e fiscal do investigado e de pessoa a ele vinculada, cuja conta foi utilizada para o recebimento da propina.
O envolvido respondera pelos crimes de corrupção passiva e tráfico de influência, com pena de prisão de 4 a 17 anos.
Comunicação Social
Delegacia da Polícia Federal em Varginha
www.pf.gov.br
Fonte: Polícia Federal

POLÍCIA FEDERAL
Polícia Federal executa extradição de uruguaio foragido da justiça do Rio Grande do Sul
Santana do Livramento/RS: A Polícia Federal, em atuação conjunta com autoridades do Uruguai, extraditou, nesta quarta-feira (17/08), um cidadão uruguaio condenado pela Vara Criminal de Santana do Livramento a 6 anos e 4 meses de prisão pelo assalto a uma corretora de seguros e a um escritório de advocacia no centro da cidade, em 2018.
O extraditado cumpria pena na Penitenciária Estadual de Santana do Livramento e fez parte do grupo de oito detentos que fugiram do estabelecimento prisional em 18 de novembro de 2021. Esse foi o terceiro foragido do grupo recapturado e extraditado pela Polícia Federal.
Após a fuga, o estrangeiro teve seus dados inseridos na “Difusão Vermelha” da Interpol, lista de procurados internacionais. A partir da publicação da informação, as autoridades uruguaias comunicaram que o foragido já se encontrava preso naquele país por tráfico de armas de fogo e executou o mandado de captura internacional emitido a pedido das autoridades brasileiras.
Desde então, o extraditado permaneceu detido no país vizinho até a conclusão do processo de extradição.
O preso tem 30 anos e foi entregue pela Interpol uruguaia à Polícia Federal em Santana do Livramento-Rivera. O estrangeiro será encaminhado à Penitenciária Estadual de Santana do Livramento para o cumprimento da pena.
Participaram do processo de extradição a Representação Regional da Interpol no Rio Grande do Sul (PF), a Interpol uruguaia e a Delegacia de Polícia Federal em Santana do Livramento.
Comunicação Social
Superintendência da Polícia Federal no Rio Grande do Sul
Fone: (51) 3235.9005
Delegacia de Polícia Federal em Santana do Livramento
Fone: (55) 3241-9000
Fonte: Polícia Federal
-
LUCAS DO RIO VERDE2 dias atrás
Justiça Federal proíbe Mato Grosso de conceder novas licenças para a construção de ferrovia Rondonópolis-Lucas do Rio Verde MT
-
Momento +3 dias atrás
Memória: Construído na década de 20 Chalé dos Governadores de MT resiste ao tempo no Rio da Casca
-
Momento Cidades3 dias atrás
Prefeito e secretária de saúde lamentam falecimento da fisioterapeuta Elaine Silva
-
POLÍTICA NACIONAL1 dia atrás
Promulgado tratado internacional sobre comércio de armas convencionais