POLÍCIA FEDERAL

Polícia Federal investiga organização criminosa suspeita de fraudar licitações e desviar recursos em município do interior do Tocantins

Publicados

em


Palmas/TO – A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (15/10) a Operação “Alcateia”, visando desarticular organização criminosa suspeita de fraudar licitações e desviar recursos através de diversos contratos públicos em município da região oeste do Estado.

Aproximadamente 30 policiais federais cumprem 6 mandados judiciais de busca e apreensão, todos expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região – TRF1, para cumprimento na cidade de Araguacema/TO.

A investigação teve início após o aporte de informações, contendo indícios de que as licitações estariam sendo direcionadas a determinadas empresas que estariam vencendo várias concorrências no município.  Algumas dessas empresas eram vinculadas à administração municipal e outras supostamente eram “fantasmas”; algumas delas já investigadas em outras operações policiais.

 O grupo criminoso atuaria através do direcionamento de contratos para empresas ligadas aos administradores municipais e da exigência do pagamento de propina das demais, utilizando, inclusive, servidores municipais para executar alguns contratos.

As investigações apontam um prejuízo de aproximadamente R$ 2 milhões de reais aos cofres públicos federais, contudo, como foram identificados fortes indícios de desvios em contratos financiados com recursos de outras fontes, o prejuízo causado é ainda maior.

Leia Também:  PF investiga crime eleitoral em São Paulo

Os investigados poderão responder, nas medidas de suas responsabilidades, pelos crimes de fraude a licitação, peculato, organização criminosa, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

A Polícia Federal ressalta que, em razão da situação de pandemia da COVID-19, foi planejada uma logística especial de prevenção ao contágio, com distribuição de EPIs a todos os envolvidos na missão, a fim de preservar a saúde dos policiais, testemunhas, investigados e seus familiares.

 

Comunicação Social da Polícia Federal no Tocantins

Contato: (63) 3236-5440
E-mail: [email protected]

 

*** O nome da operação “Alcateia” faz referência à proximidade do núcleo investigado.

Propaganda

POLÍCIA FEDERAL

PF, em ação integrada, apreende mais de uma tonelada de cocaína

Publicados

em


Vilhena/RO – Na sexta-feira (23/10), em uma ação integrada entre POLÍCIA FEDERAL, CIOPAER/MT, GEFRON/MT, PM/MT e SAEG/GO, foi apreendida mais de uma tonelada de cocaína e uma camionete.

A ação policial contou com a participação de mais de 30 policiais dos estados de Mato Grosso, Rondônia e Goiás, além de um helicóptero e diversas viaturas por terra.

A apreensão da droga aconteceu em uma região de mata nas proximidades da divisa de Mato Grosso e Rondônia, bem como da fronteira entre Brasil e Bolívia.

A Polícia Federal informa que seguem investigações a fim de identificar todos os envolvidos no crime, que responderão pela prática de tráfico internacional de drogas e, também, por integrarem organização criminosa, além de outros crimes que sejam verificados.

As drogas hoje já seguem procedimento para sua destruição, nos termos da legislação vigente.

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia/RO

Contato (69) 3216-6242

Leia Também:  PF prende em flagrante um homem com conteúdo pornográfico infantil
Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA