POLICIAL

Ação contra Covid-19 chega neste final de semana nos bairros Pirineu, Planalto Ipiranga, Costa Verde e Engordador 

Publicados

em


.

11/09/2020    5

A sexta edição da ação “Várzea Grande contra a Covid-19” será realizada neste final de semana, dias 11 e 12 de setembro, e, abrangerá uma região com quatro bairros: Pirineu, Planalto Ipiranga, Costa Verde e Engordador. 

A estrutura para atender a população está montada na Escola Municipal de Educação Básica “Eunice César de Melo” e são realizados: testagem da Covid-19, aferição de temperatura, atendimentos médicos em casos positivos, distribuição de kits de tratamento, vacinação contra H1N1, além da emissão do cartão SUS e atualização do Cadastro Único. 

A ação integra o plano de prevenção e combate ao Coronavírus em Várzea Grande e já esteve nas regiões do Parque do Lago, São Mateus, José Carlos Guimarães, Canelas e Capela do Piçarrão. Ao todo, somente nesses bairros foram realizados 5.267 testes rápidos, 922 pessoas confirmadas positivas com a Covid-19, distribuídos 473 medicamentos, e, 2.365 pessoas vacinadas contra a H1N1. 

“Esse mutirão visa promover ações de educação em saúde relacionadas à prevenção da Covid-19 nestas comunidades além fortalecer as ações de fiscalização da Vigilância Sanitária relacionadas ao novo coronavírus junto ao comércio das regiões abrangidas. Na ação também atentamos para a assistência à pacientes com sintomas gripais, realizamos a vacinação contra Influenza e fazemos a testagem rápida após uma pequena entrevista. Inicialmente planejamos realizar somente nos bairros com maior incidência da doença, mas devido aos resultados positivos, ou seja, da redução da propagação do vírus continuaremos em mais bairros”, explicou o secretário municipal de Saúde, Diógenes Marcondes, destacando que a testagem orienta a equipe de saúde e ajuda a observar a evolução da doença e nas tomadas de novas decisões. 

Leia Também:  Jucemat faz adequações na REDESIM, e sistema fica fora do ar até o dia 30

Diógenes Marcondes acrescentou que Várzea Grande está conseguindo controlar a pandemia da Covid-19 por ter investido pesado em saúde pública. “Todas as obras realizadas, ações desempenhadas, equipamentos adquiridos estão tendo reflexos positivos agora, basta lembrar que as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) dos bairros Ipase e Cristo Rei foram construídas e inauguradas na atual gestão e servem de referência para outras cidades de Mato Grosso por recomendação do Ministério da Saúde”.                      

Na ação estão envolvidas as secretarias de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Assistência social, Defesa Social, Governo e de Saúde. “Acreditamos na integração de esforços na hora de prestar serviços à população. Com esse mutirão não será diferente e teremos mais um trabalho conjunto em benefício de toda a sociedade várzea-grandense. Somente da equipe da Saúde são mais de 50 profissionais trabalhando nesses mutirões”, disse a coordenadora dos trabalhos, Cláudia Gracinha 

 

Por: Rafaela Maximiano – Secom/VG

Leia Também:  Programação no Hospital e Pronto Socorro debate o suicídio no cotidiano profissional e junto à pacientes

Propaganda

POLICIAL

Programação no Hospital e Pronto Socorro debate o suicídio no cotidiano profissional e junto à pacientes

Publicados

em


.

25/09/2020    3

A administração do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande (HPSMVG) realizou nesta sexta-feira, 25 de setembro, o dia D da campanha de prevenção ao suicídio presente durante todo o Setembro Amarelo na rede pública de saúde do município. Em parceria com a coordenação de Saúde Mental da secretaria de saúde, três apresentações abordaram o assunto aos servidores do HPSMVG. 

“Durante todo este mês distribuímos panfletos, fizemos pequenas palestras e abordagens junto aos pacientes aqui do Pronto-Socorro bem como seus acompanhantes. Esta foi apenas uma das ações realizadas pela Secretaria de Saúde com foco no Setembro Amarelo”, disse o diretor geral do Hospital e Pronto Socorro, Ney Provenzano. 

A importância da qualificação das práticas desenvolvidas no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande diante de uma tentativa de suicídio e de situações de crise e urgência em saúde mental foi o tema abordado na abertura do encontro, pela enfermeira do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Gessica Fernanda Colnago. 

A coordenadora da Saúde Mental da secretaria, Soraya Danniza Barbosa Miter Simon contextualizou sobre a Rede de Atenção Psicossocial de Várzea Grande. “Falamos sobre nossas potencialidades e desafios. Atualmente Várzea Grande possui profissionais e unidades especializadas de atenção psicossocial, tanto infanto-juvenil quanto para adultos”, informou.  

Os profissionais de saúde também conheceram o projeto “Suicídio: não dá mais para deixar de falar” apresentado pela enfermeira do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE), Monara Moreira Maciel Pot e assistiram a palestra “Saúde mental dos profissionais de saúde. Quais cuidados tomar” realizada pela psicóloga Cálita Medeiros Machado de Oliveira. 

Leia Também:  Programação no Hospital e Pronto Socorro debate o suicídio no cotidiano profissional e junto à pacientes

“O projeto tem como objetivo intervir nos casos de tentativas de suicídio e nas situações de crise e urgência em saúde mental de forma efetiva por meio da organização dos serviços, dos processos de trabalho e do fortalecimento da articulação entre os pontos de atenção à saúde. Para isso as unidades de saúde possuem profissionais preparados para realizar abordagem adequada dos pacientes e intervir nas situações de crise e urgência em saúde mental; realizar a vigilância, o manejo clínico e escuta psicológica; e, promover a continuidade do cuidado por meio de ações integradas entre os vários pontos de atenção psicossocial”, detalhou a enfermeira do NHE, Monara Pot, sobre o projeto “Suicídio: não dá mais para deixar de falar”. 

“O mês de setembro ficou conhecido como Setembro Amarelo em alusão ao dia mundial de prevenção do suicídio que é um chamamento para que se voltem os olhares dos gestores, profissionais e da população de um modo geral para esse complexo problema de saúde pública. Por ser considerado um fenômeno multicausal, ou seja, não decorrente de uma única causa, mas sim, de questões afetivas, familiares, sociais, territoriais, psíquicas, entre outras, o suicídio é um fenômeno de elevada complexidade por isso a necessidade de ações de prevenção contínuas inclusive no cotidiano dos profissionais de saúde”, justificou o diretor do PSMVG. 

Confira a Rede de Atenção Psicossocial de Várzea Grande que atende de segunda a sexta-feira das 7h às 17h: 

Leia Também:  Jucemat faz adequações na REDESIM, e sistema fica fora do ar até o dia 30

– CAPS 2 – Tratamento para pessoas a partir de 18 anos, com transtornos mentais graves. Localizado na rua Fenelon Muller, 608, centro. (65) 3688-3112. 

– CAPS AD – Tratamento para pessoas a partir de 18 anos, em uso e abuso de álcool e outras drogas. Localizado na avenida Castelo Branco, 2.333, Jardim Imperador. (65) 3688-3045. 

– CAPS Infanto Juvenil – Tratamento para crianças e adolescentes com idade abaixo de 18 anos, que apresentem transtornos mentais graves ou uso de álcool e outras drogas. Localizado na rua Presidente Prudente de Moraes, 1.130, Ipase. (65) 3688-3046. 

– Clinica de Atenção Primária à Saúde Miguel Baracat – Localizada na Avenida Praia Grande, s/n, 24 de Dezembro. Telefone funcional (65) 98476-6717. 

– Clinica de Atenção Primária à Saúde Moacyr D’Lannes – Localizada na rua Harmonia s/n, Jardim Glória II. Telefone funcional (65) 98476-6708. 

– Clinica de Atenção Primária à Saúde Arminda Guimarães Sato – Localizada na rua Governador General Mallet, quadra 16, s/n, Marajoara. Telefone funcional (65) 98476-6559. 

– Clinica de Atenção Primária à Saúde Parque do Lago – Localizada na Avenida Julião de Brito, s/n, Parque do Lago. Telefone (65) 3694-8731. 

– “Consultório na Rua” – Atendimento itinerante para pessoas em situação de rua. Ocorre de segunda à quinta-feira das 19n às 23h. Telefone funcional (65)98476-6419. 

 

Por: Rafaela Maximiano – Secom/VG

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA