POLICIAL

Avenida Contorno Leste: um sonho futurístico que virou realidade no presente

Publicados

em


Luiz Alves

Clique para ampliar

No corredor de acesso ao gabinete do prefeito Emanuel Pinheiro, um quadro pendurado na parede ganha destaque e, de imediato, chama a atenção daqueles que passam pelo espaço. Nele, uma pequena linha tracejada corta o mapa que retrata a imensidão do território cuiabano. Indo praticamente de uma ponta a outra da cidade, o traçado desenhado é a representação de um sonho de 17,3 quilômetros chamado Avenida Contorno Leste.

Ao assumir como prefeito, Emanuel levou para o Palácio Alencastro projetos que vislumbravam uma Cuiabá do futuro e, junto, o desejo de construí-los no presente. Entre eles, a Avenida Contorno Leste. A busca pela realização desse sonho foi incessante e teve início ainda em 2017. Logo no primeiro ano de gestão, Pinheiro começou as tratativas que visavam a conquista de investimentos para colocar o projeto em prática.

“Com o apoio da bancada federal mato-grossense, demos andamento em uma série de articulações em Brasília. Entre as agendas, fizemos reuniões constantes com os, na época, ministros da Integração Nacional, de Transporte e também com o Secretário-geral da Presidência da República. Esse trabalho assíduo deu certo, e resultou, em 2020, na assinatura do contrato de R$ 125 milhões com a Caixa Econômica Federal”, explica Pinheiro.

Com o recurso em caixa, a meta agora era outra: tirar o projeto do papel. Em meio aos inúmeros processos administrativos, como a realização das licitações, que precisavam ser rigorosamente cumpridos antes da materialização da obra, o surgimento de uma pandemia impôs novos desafios. Mais do que nunca, era necessário que o Município vale-se da boa gestão financeira para priorizar a saúde, mas sem abrir mão do importante projeto.

“Foi exatamente isso que fizemos. A construção do projeto Contorno Leste foi alicerçada no trabalho sério e responsável dos competentes profissionais que fazem parte da nossa gestão. E nesse momento de dificuldade, essa equipe reafirmou sua capacidade técnica para se reinventar, readequar ao período e não deixar sucumbir um sonho que, antes, estava no meu coração, mas que ganhou toda a população”, comenta o prefeito.

ANDAMENTO

Mesmo ainda nas etapas iniciais da obra, o trajeto do Contorno Leste já começa a ganhar forma ao longo dos cerca de 50 bairros pelo qual passará. Neste momento, as primeiras intervenções de terraplanagem já foram executadas e a rede de drenagem de águas pluviais começa a ser edificada. Paralelo ao trabalho estrutural, também é cumprida a etapa de desapropriação de áreas e imóveis para a construção do novo corredor de mobilidade urbana.

“O que estamos construindo é a maior obra de infraestrutura dos últimos 50 anos. Uma via que vai melhorar o trânsito da Capital e potencializar o desenvolvimento da cidade. As imensas áreas ociosas, que ainda são possíveis de observar hoje, serão transformadas em empresas, comércios, imóveis valorizados, impulsionando ainda mais nossa economia. Temos essa certeza. Estamos construindo o futuro de Cuiabá”, completa Emanuel.

O PROJETO

A Avenida Contorno Leste contará, ao longo de sua extensão, com todos os componentes de uma grande estrutura de mobilidade urbana. No total, a via terá 17,3 quilômetros de pista dupla, cada uma delas constituídas por duas faixas de rolamento e acostamento, duas pontes e 13 rotatórias em pontos estratégicos. A avenida possuirá também ciclovia em todo o seu prolongamento, calçada, canteiro central e iluminação de LED.

Propaganda

Momento +

Várzea Grande abre inscrição para 60 anos depois de vacinar 6,5 mil pessoas nos últimos dias

Publicados

em


Após superar 6,5 mil vacinados em seis dias da semana passada, Várzea Grande se prepara para abrir as pré-inscrições a partir de 22 horas desta segunda-feira, 12 de abril de 2021, no site oficial do município (www.varzeagrande.mt.gov.br) na ABA IMUNIZAÇÃO VÁRZEA GRANDE – CADASTRO PARA VACINA COVID 19 e quer dobrar o número de vacinados com os dois novos pontos de vacinação a serem abertos no Parque Berneck e no Jardim Marajoara em parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Fora isto, no último sábado, durante a vacinação no Centro Universitário Várzea Grande (UNIVAG), quando foram aplicadas 2.200 doses, no encerramento dos trabalhos sobraram 11 vacinas de primeira dose e 9 de segunda dose que foram aplicadas em pessoas previamente cadastradas para serem vacinadas no decorrer da semana e foram antecipadas para não se perder as doses, pois uma vez aberto o frasco contendo 10 doses ele deve ser em determinado prazo utilizado em sua totalidade.

Também foram vacinados nos últimos dias sem tumulto e de forma natural os profissionais das Forças de Segurança Pública, como Guarda Municipal de Várzea Grande, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Trabalhadores do Sistema Penitenciário. Todos eles foram considerados pelo Ministério da Saúde como prioritários no Plano Nacional de Imunização – PNI.

A previsão inicial é de que a vacinação desta terça, quarta, quinta e sexta-feira, encerre a faixa etária de 65 anos acima para que no próximo final de semana Várzea Grande já inicie a vacinação para aqueles com 60 anos ou mais.

“Estamos colhendo os resultados de um árduo trabalho de todo o pessoal da Saúde Pública e de parceiros que tem se dedicado, se desdobrado e o resultado é recompensador, pois podemos atender a milhares de várzea-grandenses ou moradores de nossa cidade”, disse o prefeito Kalil Baracat.

A Secretaria de Saúde reafirmou novamente que mesmo abrindo novas faixas etárias, os que por algum motivo perderam sua vacina ou tiveram problemas que impediram a mesma, não precisam se preocupar, pois as doses estarão a disposição até que sejam aplicadas.

Com a abertura do pré-cadastro, idosos a partir de 60 anos podem se cadastrar para se vacinar contra a covid-19, no site da prefeitura de Várzea Grande. Após realizar o cadastro, os funcionários da Saúde irão agendar as datas e horários de imunização de todas as pessoas. O local será conforme a opção no cadastro. A previsão é iniciar no sábado (17 de abril), onde serão vacinados cerca de cinco mil idosos deste novo público-alvo no Centro Universitário UNIVAG – Clínicas Médicas em ponto fixo ou drive thru e no Parque Ambiental Bernardo Berneck, mais conhecido como ‘Parque Berneck’, somente em sistema drive trhu.

Conforme explica a superintendente de Vigilância em Saúde, Relva Cristina, este novo público-alvo, de 60 anos acima, possui muitos moradores na cidade, por isso a vacinação será iniciada no sábado (17) e reservada à próxima semana inteira para fechar esta faixa etária.

“Nosso planejamento para esta semana é dar continuidade a vacinação da faixa etária de 65 anos acima, retomando nesta terça-feira, 13 de março e indo até sexta-feira. A vacinação acontece no Ginásio Poliesportivo Fiotão, para os idosos de 65 anos acima, já agendados e confirmados. No dia 14 quarta –feira , também será no Fiotão. No dia 15 – quinta-feira – segunda dose – no Centro Universitário UNIVAG e na sexta-feira (16 de abril) no “Fiotão”. Temos 4 mil idosos cadastrados para concluirmos esta faixa etária de 65 anos acima”, explicou Relva Cristina.

O secretário Municipal de Saúde, Gonçalo de Barros disse que o planejamento de vacinação de Várzea Grande é feito com pé no chão, com avanços e possibilitando abertura de novos pontos conforme as necessidades e facilidade para a população.

“As vacinas chegando, nós vamos aplicando. Essa é a ordem do prefeito Kalil Baracat imunizar o maior número possível para criar a imunidade de rebanho. Com a rapidez que a pandemia avança, gostaríamos de ter vacinado muito mais, porém estamos condicionados à distribuição de doses por parte do Ministério da Saúde e Estado. Até o momento, temos conseguido vacinar em um curto período, o que demonstra a união e dedicação de nossos servidores e parceiros na imunização da nossa população”, ressalta. 

CADASTRO:

Para se cadastrar é necessário entrar no portal de notícias da prefeitura de Várzea Grande pelo endereço eletrônico  www.varzeagrande.mt.gov.br na aba IMUNIZAÇÃO VÁRZEA GRANDE – CADASTRO PARA VACINA COVID 19, prestar atenção ao confirmar a inscrição e depois aguardar confirmação posterior, com data, local e hora por ligação telefônica feita pelas equipes da Vigilância em Saúde ou através de e-mail e SMS em celular informado. Só serão vacinados aqueles que tiverem a confirmação. No momento da vacinação os atendidos devem se apresentar munidos de documentos originais com foto, cartão do SUS e comprovante de domicílio de Várzea Grande. As pessoas cadastradas devem comparecer no horário agendado para não haver tumulto nos locais de vacinação.

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA