POLICIAL

Benção especial ao monumento a Nossa Senhora do Carmo celebra revitalização da Praça

Publicados

em


.

14/09/2020    0

Um dos marcos da paisagem urbana de Várzea Grande, a praça que fica ao entorno da Igreja Nossa Senhora do Carmo, foi revitalizada pela Prefeitura de Várzea Grande e entregue à população na sexta-feira, 11 de setembro, com uma benção especial a imagem de Nossa Senhora do Carmo.

“Várzea Grande em sua história e religiosidade, possui um povo de fé. Temos mais um patrimônio histórico e religioso fantástico revitalizado. Agora essa praça, volta a ser um chamado de fé para todos os várzea-grandenses bem como um ambiente mais agradável para as famílias, mais atrativos para os comerciantes locais, e, restauramos a tradição de passeios nas praças públicas do nosso querido município”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos no ato da entrega. 

De acordo com o pároco Marcos dos Santos, a obra veio resgatar urbanisticamente o espaço em seu modelo original, com a implantação de novo paisagismo, iluminação, calçamento e ao centro da praça a instalação da imagem de Nossa Senhora do Carmo.  

“Ficamos muito feliz com a revitalização da praça no ano que comemoramos o jubileu de 75 anos da nossa paróquia. Fiz questão de acompanhar a confecção desse presente que a prefeitura proporcionou aos munícipes e fiéis, onde uma empresa especializada em obras religiosas confeccionou a imagem de Nossa Senhora do Carmo feita em resina, um material mais resistente, durável e que também suporta as intempéries do tempo, principalmente o calor mantendo as características originais”, detalhou padre Marcos. 

Leia Também:  Empenho no trato com os recursos públicos é exaltado no dia do Auditor Fiscal

A praça denominada de “Maria Sebastiana de Campos” ganhou um novo monumento em homenagem à santa católica que dá nome à igreja central da cidade, além de recuperação do calçamento, meio-fio, pintura, paisagismo e iluminação nova. 

A obra de requalificação da praça também permite a retomada da visibilidade do monumento inserido que substituiu uma antiga fonte central e seu entorno,com a colocação da imagem de Nossa Senhora, o que permitiu  a valorização do local e a promoção de melhorias urbanas para a região central de Várzea Grande como um todo. Além disso, a renovação desse importante espaço de circulação da cidade, torna possível estabelecer um circuito urbano histórico requalificado e integrado somado à recente revitalização da Casa de Artes e inúmeras praças e áreas de lazer da cidade.  

O ato de entrega da praça matriz da cidade contou com a benção pelo líder religioso católico do município e a presença da família da homenageada. De acordo com Deyse Godoy de Campos, neta de Maria Sebastiana de Campos relatou que a avó trabalhava voluntariamente como zeladora da igreja e acabou falecendo no ofício que tanto amava.

Leia Também:  Ação ambiental na Passagem da Conceição recolheu 20 toneladas de resíduos em Área de Preservação Permanente

“Se estivesse viva ela teria mais de 120 anos. Ela faleceu em 1971, enquanto arrumava o altar da igreja. Mulher de fé, nascida em Várzea Grande, toda sua família permanece morando em Várzea Grande. Ela teve 12 filhos e mais de 200 netos e bisnetos”, contou. 

Para o casal de comerciantes Ivete Maria e Jefersson Spiguel, a revitalização atrairá sim novos clientes e valoriza o comércio central. Rute Costa trabalha em um estabelecimento comercial em frente à praça há dois anos e aprova a nova roupagem. 

As empresárias Leid Laura e Cida Moura destacam que a reforma resgata a fé da população. “Tenho o ateliê aqui junto à praça e é sempre bom ver que o patrimônio está sendo cuidado isso sem falar que renova nossa fé com o monumento de Nossa Senhora. Esperamos que se mantenha bonito e para isso vamos ajudar a zelar da nossa praça”, declarou a costureira Cida Moura.

Por: Rafaela Maximiano – Secom/VG

Propaganda

POLICIAL

Com nível baixo de transmissão da Covid – 19 Várzea Grande adota novas medidas

Publicados

em


.

22/09/2020    2

Com nível baixo de transmissão e contaminação da Covid- 19 e estando atrás de outras nove cidades de Mato Grosso, Várzea Grande, segunda maior cidade do Estado, começa a tomar medidas visando a retomada da normalidade em diversas atividades e novo decreto de número 64, da prefeita Lucimar Sacre de Campos publicado hoje, mantendo a situação de emergência, amplia, no entanto, o número de participantes em eventos para 300 pessoas ou 500 quando corporativos, empresariais, técnicos e científicos e também quando se tratar de eventos drive in, aqueles realizados com os participantes dentro de veículos.

“Estamos adotando medidas concretas e calcadas em números apontados pelos Boletins Epidemiológicos do Estado de Mato Grosso e de Várzea Grande que demonstram estarmos com a Covid- 19 em desaceleração e mantendo-se sob controle, o que é mais importante, com aumento no número de casos recuperados, graças aos esforços de nossa equipe das áreas de saúde entre outras”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos sinalizando que, no entanto, ao menor ruído de aceleração nos casos, novamente adotará medidas enérgicas.

As últimas medidas adotadas pela Prefeitura de Várzea Grande que definiu a retomada de atividades do comércio e da indústria já completaram 15 dias de efetiva aplicabilidade sem alterações substanciais no número de casos da Covid- 19, tanto que hoje a cidade está com 2,48% dos casos ativos que são aqueles que podem ser transmissores da enfermidade para outras pessoas.

Leia Também:  Com nível baixo de transmissão da Covid - 19 Várzea Grande adota novas medidas

“Podemos dizer que estamos em uma situação confortável, mas sempre de alerta para sabermos como a doença se comporta, e se necessário novas medidas restritivas podem ser adotadas, lembrando que nossas decisões enquanto Poder Público Municipal sempre forma calcadas em dados técnicos”, disse o secretário de Saúde, Diógenes Marcondes apontando que Várzea Grande está atrás de outras oito cidades que tem uma média de 30% a 50% de sua população, mas com taxas de transmissão bem mais elevadas.

Outras medidas determinadas pelo Decreto Municipal já publicado, prevê a retomada das atividades de capacitação, treinamento ou eventos coletivos pelos órgãos da Administração Municipal com no máximo 250 pessoas e prevê e retomada gradual do trabalho presencial de servidores públicos municipais com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes, com doenças crônicas ou imunodeprimidos para retomarem as atividades, em meio expediente para jornadas de 30 ou 20 horas, com orientação da chefia e após avaliação médica.

Aqueles que não puderem retomar as atividades mesmo que parcial de forma presencial permanecerão em Home Office através do teletrabalho com metas a serem atingidas ou poderão ser transferidos para outras unidades, ou mesmo adiantarem férias ou licenças-prêmios de forma regulares e com avaliação médica e dos chefes imediatos.

Leia Também:  Guarda Municipal faz blitz educativa alertando sobre o uso de equipamentos de segurança

Lucimar Campos reforçou o compromisso da Administração Municipal no combate a pandemia e agradeceu o empenho e a dedicação dos profissionais da área de saúde, que atuaram na linha de frente, bem como outros fundamentais neste momento de pandemia como a Guarda Municipal, os profissionais da Educação da área essencial e sinalizou que aguarda para os próximos dias o controle total da Covid- 19, em Várzea Grande, mesmo sendo a cidade uma das referências no atendimento de pacientes de todo Mato Grosso, de outros Estados e até mesmo de países vizinhos ao Brasil.

Por: Da Redação – Secom/VG

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA