POLICIAL

Desenho de aluno da EMEB Manoel João de Arruda é eleito para Selo em 2021

Publicados

em


.

14/09/2020    5

O desenho de Rhyan Felipe Aikis Pereira Camargo, aluno da Escola Municipal de Educação Básica – EMEB Manoel João de Arruda, do bairro Figueirinha, foi eleito para representar o Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente de Várzea Grande de 2021.

A votação que teve início no Portal oficial da Prefeitura no começo de julho, foi suspensa uma semana depois por suspeita de ataque virtual, levantada pelos serviços de Tecnologia da Informação da Prefeitura. Diante do ocorrido, as secretarias municipais do Meio Ambiente e de Educação resolveram suspender a votação temporariamente, acreditando que este tipo de ocorrência lesava o princípio de igualdade na disputa.

A enquete foi retomada no dia 11 de agosto com o link no Portal da Prefeitura porém direcionado para outra plataforma impedindo assim que a votação fosse feita através de  programas que permitem votar repetidamente, de forma automática. Após sua finalização no dia 31de agosto, o desenho mais votado foi eleito para compor o Selo em 2021.

Leia Também:  Lucimar garante cinco folhas de salários e pagamentos de todos fornecedores em 2020

Aluno do 4º ano do Rhyan, de 10 anos, autor do desenho mais votado, disse que seu desenho se baseou em uma figura da internet e aprimorou o trabalho com efeitos de nuvens e sombras. O desenho mostra uma paisagem  pitoresca, rural, com uma casa a beira de um lago entre montanhas, cenário banhado pelo sol que remete a um ambiente bucólico, livre da poluição urbana. “As pessoas precisam respeitar mais a natureza, pois elas precisam muito mais dela do que ela de nós. Se nós respeitarmos ela vai nos retribuir” comentou.

Rhyan ainda recebeu de presente pela participação do seu desenho na votação do Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente,  brinquedos oferecidos pela diretora da EMEB Manoel João, Edineide de Almeida Cruz

Para o secretário Silvio Fidelis, mesmo com a pandemia do novo coronavírus que ocasionou a paralisação das aulas presenciais, por causa do distanciamento social, a rede municipal de ensino está conseguindo, por meio das atividades remotas, promover ações pedagógicas como as realizadas online durante a Semana do Meio Ambiente, ocorridas no mês de junho. Entre as atividades propostas estavam incluídos os trabalhos que foram classificados para a escolha do Selo. “Os desafios provocados pela pandemia foram encarados por nossa equipe e as soluções inovadoras nos permitiu avançar nos processos de garantir, ainda que a distância, a integração entre alunos, professores e gestores” declarou.

Leia Também:  Várzea Grande inicia no dia 1º de outubro ações de enfrentamento ao Câncer de Mama

De acordo com a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Helen Ferreira Farias, a eleição do desenho pela rede municipal de Educação já é tradicional  para compor o Selo que é editado anualmente. Segundo ela, o Selo apresenta um diferencial da empresa com relação às concorrentes. “Adquirindo produtos ou serviços nas empresas certificadas, o consumidor tem a certeza de que está contribuindo com um meio ambiente sustentável e de qualidade. Consequentemente, o empresário se sentirá mais estimulado para adotar práticas autossustentáveis como forma de conquistar mais espaço no mercado”, concluiu.

Por: Fred Nogueira – Secom/VG

Propaganda

POLICIAL

Escola desenvolve projeto ‘Drive Thru’ para estimular a leitura em casa

Publicados

em


30/09/2020    0

O período de isolamento social devido a pandemia tem estimulado iniciativas inovadoras pelas escolas da rede municipal de ensino de Várzea Grande. Uma dessas iniciativas é o projeto ‘Drive Thru – Sacola de Viajante’ desenvolvido pela EMEB Emanuel Benedito de Arruda, do bairro Santa Maria.

O projeto, que teve início no mês de setembro, foi idealizado pelas professoras Elaine de Fátima, Elizete Magalhães e Mariluce do Rosário e que é oferecido para as turmas do 2º ano, busca estimular a experiência da leitura no ambiente doméstico, onde o estudante tem a oportunidade de levar para casa livros que fazem parte do acervo da escola, obras do Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

De acordo com as professoras, por meio do projeto, alunos e familiares são convidados a passar na escola de forma rápida, sem permanecer por muito tempo no estabelecimento de ensino, para que os alunos possam conversar com as professoras e pegar sua sacola viajante, obedecendo todos os protocolos de segurança e saúde.

Leia Também:  Reunião Gerencial destaca IDEB de escolas da Rede Municipal de Várzea Grande

“As famílias abraçaram a proposta e vieram à escola com todos os procedimentos necessários, mantendo o distanciamento de um metro e meio, com o uso obrigatório de máscara. Na portaria da escola sempre tem um profissional conferindo a temperatura das pessoas e higienizando as mãos com álcool. Os professores e equipe de assessoramento estão preparados com para receber os visitantes com viseiras transparentes, jalecos brancos, capas transparentes, luvas, máscaras e sapatos fechados. Para concluir o projeto, os estudantes serão convidados a fazer a devolutiva e receberão um brinde. A unidade escolar está seguindo as recomendações de distanciamento e evitando aglomerações” informou a diretora Joziane Maria da Silva.

Para o secretário Silvio Fidelis, as iniciativas das escolas têm proporcionado resultados positivos nos processos de ensino/aprendizagem mesmo com as restrições impostas pelas medidas de distanciamento social devido a pandemia do novo corona vírus. “A criatividade, a inovação e a vontade de contribuir para a melhoria da aprendizagem pelos profissionais que atuam na rede municipal de ensino de Várzea Grande estão fazendo a diferença, com bons trabalhos apresentados  e ótimos resultados obtidos dentro da comunidade escolar do município” afirmou.

Leia Também:  Várzea Grande inicia no dia 1º de outubro ações de enfrentamento ao Câncer de Mama

No dia 21 de setembro ocorreu o Dia “D” do Projeto com a exposição do DRIVE THRU e fotos. O projeto Sacola Viajante será finalizado no dia 13 de outubro com a entrega brindes de lembrancinhas em homenagem ao Dia da Criança.

 

Por: Fred Nogueira – Secom/VG

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA