POLICIAL

Educação promove capacitação online em Educação Ambiental para professores

Publicados

em


08/10/2020    6

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer tem avançado durante todo o ano de 2020 na formação continuada dos profissionais que atuam no município. De maneira online, em decorrência da pandemia,  a Educação está ofertando curso sobre educação ambiental para 160 professores da Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande.

O curso ‘Educação Ambiental Transformadora‘ promovido por plataforma de vídeo conferência tem carga horária de 20 horas, e finalidade da qualificação dos profissionais de ensino para que se tornem multiplicadores e agentes de transformação na sociedade, refletindo sobre a ecológia, bem como a convivência com a natureza assim como as diferentes vertentes de educação ambiental,  conservacionista, pragmática e transformadora.

Ainda por meio de atividades interativas como textos reflexivos, vídeos, podcast e vídeo aulas visam potencializar as reflexões sobre as ações de gestão ambiental no ambiente escolar tais como a destinação correta de resíduos, o uso racional de água, energia elétrica e insumos assim como a responsabilidade dos alunos no território onde vivem, e a reciclagem.

Leia Também:  Gestão Fazendária prorroga para 31 de dezembro prazo para cadastramento do Domicílio Tributário Eletrônico

Segundo o técnico do setor de educação ambiental, Vagner Cesar Souza Barros, o curso busca ampliar reflexões sobre o conceito de educação ambiental de acordo com  a Lei 9795/1999 que aborda a construção dos processos por meio dos quais, o indivíduo e a coletividade, constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências, voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum , a  qualidade de vida e sustentabilidade.

A secretária Interina de Educação Benedita Ponce reforça que as ações seguem as diretrizes curriculares nacionais enfocando a educação ambiental como atividade de prática social, que deve imprimir o desenvolvimento individual , caráter social na relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando potencializar essa atividade humana com a finalidade de torna-la plena de prática social e de ética ambiental.

Ainda segundo Benedita Ponce, a formação fornece subsídios de reflexão sobre a temática da Educação Ambiental e Sustentabilidade, visando formar agentes para atuar com questões socioambientais no âmbito individual e coletivo, contribuindo para a construção de uma sociedade sustentável, ecologicamente equilibrada e socialmente justa, onde os professores serão os propagadores dentro da disciplina aplicada aos alunos.

Leia Também:  Semana do Lixo Zero em Várzea Grande terá Dia D de coleta de óleo usado em 13 escolas municipais

Por: Fred Nogueira – Secom/VG

Propaganda

POLICIAL

Gestão Fazendária prorroga para 31 de dezembro prazo para cadastramento do Domicílio Tributário Eletrônico

Publicados

em


29/10/2020    1

A Gestão Fazendária do município de Várzea Grande prorrogou o prazo para cadastramento do Domicílio Tributário Eletrônico (DTE), para até o dia 31 de dezembro. O cadastramento é obrigatório para todos os contribuintes inscritos no Cadastro Mobiliário Municipal – produtores, industriais, comerciantes e prestadores de serviço de qualquer natureza, que estejam com a situação ativa. 

“É facultada a adesão ao Domicílio Tributário Eletrônico às pessoas físicas e demais pessoas jurídicas não mencionadas acima. E, o credenciamento será efetuado mediante uso de assinatura eletrônica, em caráter irrevogável, do Termo de Responsabilidade e Concordância – Adesão ao Domicílio Tributário Eletrônico”, explica a secretária de Gestão Fazendária Lucineia dos Santos.. 

O Domicílio Tributário Eletrônico estreita a relação entre o Município e o contribuinte; facilita a comunicação e especialmente, simplifica processos otimizando a rotina jurídica das operações do Fisco.  “Com essa ferramenta eletrônica é possível executar serviços que antes eram possíveis apenas de forma presencial. O DTE está disponível no portal da prefeitura – www.varzeagrande.mt.gov.br,  na página principal, na lateral esquerda, verá um menu colorido. O DTE está na cor roxa. Ao acessar, o contribuinte será direcionado automaticamente par ao link:  https://vgdtc.abaco.com.br/dte/servlet/principal, onde há opções de atendimento”, detalha o subsecretário de gestão fazendária, João Paulo Araújo. 

Leia Também:  Semana do Lixo Zero em Várzea Grande terá Dia D de coleta de óleo usado em 13 escolas municipais

Sendo cadastrado no Domicílio Tributário Eletrônico o contribuinte receberá on-line: avisos, intimações, notificações sobre qualquer atos administrativos. “Fora esse ganho direto, há ainda a simplificação da relação junto aos contribuintes, a otimização nos pedidos e na prestação do nosso serviço, além do grande avanço em transparência e agilidade no atendimento. É um portal de serviços e comunicações eletrônicas da Secretaria Municipal de Gestão Fazendária disponível na rede mundial de computadores”, concluiu João Paulo . 

Após o fim do prazo para cadastramento, os contribuintes que são obrigados, serão credenciados de ofício. O sistema também permite nomear um procurador para acessar as mensagens no DTE, desde que também seja portador de assinatura eletrônica. Dúvidas, sugestões e reclamações podem ser enviadas para o email: [email protected], ou pelo telefone: (65) 3688-8212. 

 

Por: Rafaela Maximiano – Secom/VG

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA