POLICIAL

Prefeito Emanuel Pinheiro entrega obras de reconstrução da EMEB Irmã Maria Betty, no bairro Novo Mato Grosso

Publicados

em


.

O prefeito Emanuel Pinheiro esteve no início da tarde desta terça-feira (28), na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB)) Irmã Maria Betty de Souza Pires, no bairro Novo Mato Grosso. Acompanhado da secretária interina de Educação, Edilene de Souza Machado, a visita marcou a entrega da unidade à comunidade, após passar por obras de reconstrução, no Programa de Modernização da Infraestrutura da Rede Municipal de Educação. 

As obras foram iniciadas no ano passado e abrangeram a ampliação do número de salas de aulas, novas redes elétrica e hidráulica, troca da cobertura, readequação da cozinha e do refeitório, pintura e instalação de parquinho. Com a reconstrução a  unidade ganhou também espaços novos de biblioteca e laboratório, sala multifuncional e de apoio, uma nova ala administrativa com sala dos professores, dos coordenadores e secretaria, além de novos conjunto escolares (carteiras), quadros de vidro, mobiliários e equipamentos como computadores, geladeiras e freezers. 

Além disso, foram construídos banheiros novos para alunos e profissionais, e para PcDs e, a unidade educacional está sendo entregue totalmente climatizada pelo Programa Climatizar é Humanizar com a instalação de 19 novos aparelhos de ar condicionado.  

As obras de reconstrução da escola representam um investimento de R$ 2.057.974,47, de recursos próprios e mais cerca de R$ 800 mil em novos equipamentos e mobiliário.

Na visita o prefeito Emanuel Pinheiro falou sobre a importância da escola, uma das mais tradicionais da rede pública municipal de ensino, com 34 anos de existência e que atende crianças dos bairros Novo Mato Grosso, Planalto, Novo Horizonte, CPA II e III, Itamarati, Carumbé, e até de bairros distantes, localizados na região da Grande Coxipó, como do Jardim Imperial e do Pedra 90. 

“A unidade estava completamente destruída. Desde 2014, há seis anos, essa escola funcionava com salas móveis. Isso não é justo com nossas crianças e nem com os profissionais da educação. É compromisso meu, da gestão Emanuel Pinheiro, avançar na qualidade e na humanização da educação pública municipal. A partir de uma estrutura física digna, que dê condições de trabalho aos valorosos profissionais da educação e dê respeito, dignidade, e condições de ensino e aprendizagem ao nosso maior patrimônio que são as nossas crianças, os nossos alunos”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

Durante a visita o gestor agradeceu o apoio que os profissionais da educação tem dado aos alunos e seus pais neste momento de pandemia e lembrou que as atividades presenciais podem estar suspensas na rede mas o ensino e a aprendizagem, e também as ações visando melhorias cada vez maiores para o ensino da Capital, não.  “E por falar em ensino e aprendizagem, as atividades presenciais nas escolas foram suspensas mas o ensino e a aprendizagem não e, enquanto as nossas crianças estão fora das salas de aula para se proteger do vírus,  nós estamos investindo e acelerando as reformas, construções e reconstruções das unidades de ensino para quando terminar tudo isso, receber a todos de braços abertos, com  qualidade, com respeito e com dignidade”, salientou o prefeito Emanuel Pinheiro. 

A escola

A EMEB Irmã Maria Betty de Souza Pires,  ao longo dos últimos anos, vinha atendendo em média 250 alunos. Com a obras de reconstrução sua capacidade dobrou e, após a pandemia, com o retorno das atividade presenciais nas unidades de ensino, passará a atender 477 alunos do Pré I e II, e do 1º ao 5º Ano.

“A gestão Emanuel Pinheiro reconstruiu e ampliou essa unidade. Demos condições de dobrar o número de alunos atendidos, para aproximadamente 500 alunos. Climatizamos todas as salas de aula, um compromisso da nossa gestão, com o Programa Climatizar é Humanizar, além de trocar todas as carteiras, mobiliários, utensilios de cozinha, enfim tudo novo e de primeira qualidade. É uma questão de sensibilidade. Ser pai vale muito nesse momento, para saber o quanto é importante preparar uma unidade de ensino com condições de promover o ensino e a aprendizagem da maior riqueza da familia, que são os nossos filhos”, destacou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Ao final o gestor parabenizou a secretária Edilene Machado e toda a equipe da Educação, lembrando da atuação do ex-secretário Alex Vieira Passos que deu a ordem de serviço para o início das obras.  Emanuel Pinheiro agradeceu também a equipe da escola, do mais humilde à diretora,  pela dedicação e comprometimento nesse período de pandemia e por todo apoio que tem dado as crianças e seus pais. “Não vamos abandoná-los, nesse momento eles precisam muito de nós. Enquanto eles ficam em casa, se protegendo, nós vamos continuar trabalhando e lutando para melhorar cada vez mais as condições de Ensino das nossas crianças, valorizando os nossos profissionais da Educação”, finalizou o prefeito Emanuel Pinheiro. 

A visita foi acompanhada pela diretora da EMEB Irmã Maria Betty de Souza Pires, Flávia Fernanda Figueiredo de Magalhães e pela secretária da escola, Leda Regina Martins da Silva.

 

 

Propaganda

Momento +

Várzea Grande abre inscrição para 60 anos depois de vacinar 6,5 mil pessoas nos últimos dias

Publicados

em


Após superar 6,5 mil vacinados em seis dias da semana passada, Várzea Grande se prepara para abrir as pré-inscrições a partir de 22 horas desta segunda-feira, 12 de abril de 2021, no site oficial do município (www.varzeagrande.mt.gov.br) na ABA IMUNIZAÇÃO VÁRZEA GRANDE – CADASTRO PARA VACINA COVID 19 e quer dobrar o número de vacinados com os dois novos pontos de vacinação a serem abertos no Parque Berneck e no Jardim Marajoara em parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Fora isto, no último sábado, durante a vacinação no Centro Universitário Várzea Grande (UNIVAG), quando foram aplicadas 2.200 doses, no encerramento dos trabalhos sobraram 11 vacinas de primeira dose e 9 de segunda dose que foram aplicadas em pessoas previamente cadastradas para serem vacinadas no decorrer da semana e foram antecipadas para não se perder as doses, pois uma vez aberto o frasco contendo 10 doses ele deve ser em determinado prazo utilizado em sua totalidade.

Também foram vacinados nos últimos dias sem tumulto e de forma natural os profissionais das Forças de Segurança Pública, como Guarda Municipal de Várzea Grande, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Trabalhadores do Sistema Penitenciário. Todos eles foram considerados pelo Ministério da Saúde como prioritários no Plano Nacional de Imunização – PNI.

A previsão inicial é de que a vacinação desta terça, quarta, quinta e sexta-feira, encerre a faixa etária de 65 anos acima para que no próximo final de semana Várzea Grande já inicie a vacinação para aqueles com 60 anos ou mais.

“Estamos colhendo os resultados de um árduo trabalho de todo o pessoal da Saúde Pública e de parceiros que tem se dedicado, se desdobrado e o resultado é recompensador, pois podemos atender a milhares de várzea-grandenses ou moradores de nossa cidade”, disse o prefeito Kalil Baracat.

A Secretaria de Saúde reafirmou novamente que mesmo abrindo novas faixas etárias, os que por algum motivo perderam sua vacina ou tiveram problemas que impediram a mesma, não precisam se preocupar, pois as doses estarão a disposição até que sejam aplicadas.

Com a abertura do pré-cadastro, idosos a partir de 60 anos podem se cadastrar para se vacinar contra a covid-19, no site da prefeitura de Várzea Grande. Após realizar o cadastro, os funcionários da Saúde irão agendar as datas e horários de imunização de todas as pessoas. O local será conforme a opção no cadastro. A previsão é iniciar no sábado (17 de abril), onde serão vacinados cerca de cinco mil idosos deste novo público-alvo no Centro Universitário UNIVAG – Clínicas Médicas em ponto fixo ou drive thru e no Parque Ambiental Bernardo Berneck, mais conhecido como ‘Parque Berneck’, somente em sistema drive trhu.

Conforme explica a superintendente de Vigilância em Saúde, Relva Cristina, este novo público-alvo, de 60 anos acima, possui muitos moradores na cidade, por isso a vacinação será iniciada no sábado (17) e reservada à próxima semana inteira para fechar esta faixa etária.

“Nosso planejamento para esta semana é dar continuidade a vacinação da faixa etária de 65 anos acima, retomando nesta terça-feira, 13 de março e indo até sexta-feira. A vacinação acontece no Ginásio Poliesportivo Fiotão, para os idosos de 65 anos acima, já agendados e confirmados. No dia 14 quarta –feira , também será no Fiotão. No dia 15 – quinta-feira – segunda dose – no Centro Universitário UNIVAG e na sexta-feira (16 de abril) no “Fiotão”. Temos 4 mil idosos cadastrados para concluirmos esta faixa etária de 65 anos acima”, explicou Relva Cristina.

O secretário Municipal de Saúde, Gonçalo de Barros disse que o planejamento de vacinação de Várzea Grande é feito com pé no chão, com avanços e possibilitando abertura de novos pontos conforme as necessidades e facilidade para a população.

“As vacinas chegando, nós vamos aplicando. Essa é a ordem do prefeito Kalil Baracat imunizar o maior número possível para criar a imunidade de rebanho. Com a rapidez que a pandemia avança, gostaríamos de ter vacinado muito mais, porém estamos condicionados à distribuição de doses por parte do Ministério da Saúde e Estado. Até o momento, temos conseguido vacinar em um curto período, o que demonstra a união e dedicação de nossos servidores e parceiros na imunização da nossa população”, ressalta. 

CADASTRO:

Para se cadastrar é necessário entrar no portal de notícias da prefeitura de Várzea Grande pelo endereço eletrônico  www.varzeagrande.mt.gov.br na aba IMUNIZAÇÃO VÁRZEA GRANDE – CADASTRO PARA VACINA COVID 19, prestar atenção ao confirmar a inscrição e depois aguardar confirmação posterior, com data, local e hora por ligação telefônica feita pelas equipes da Vigilância em Saúde ou através de e-mail e SMS em celular informado. Só serão vacinados aqueles que tiverem a confirmação. No momento da vacinação os atendidos devem se apresentar munidos de documentos originais com foto, cartão do SUS e comprovante de domicílio de Várzea Grande. As pessoas cadastradas devem comparecer no horário agendado para não haver tumulto nos locais de vacinação.

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA