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Procon/VG inicia entrega de Kits que orienta alunos da Rede de Ensino sobre consumo consciente

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16/10/2020    0

O mês em que é comemorado o Dia das Crianças, o Procon/VG apresenta a mascote “Dandara” – personagem que irá personificar o órgão de defesa do consumidor nas ações pela cidade. Voltado aos alunos de escolas municipais de Várzea Grande, a ideia é aproximar o Procon/VG do público infantil tornando a questão das relações de consumo um aprendizado continuado. As ações terão suas atividades intensificadas até 10 de novembro com apresentação de teatro e entrega de kits lúdicos pedagógicos.   A abertura do projeto foi realizada na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Abdala José de Almeida, nesta quinta-feira (15).

A coordenadora do Procon/VG, Carolina Barbosa, disse que Dandara é o mascote do Procon da cidade e que vai até as escolas para conversar com as crianças e esclarecer dúvidas sobre Direitos e Deveres do Consumidor. Com a mascote Dandara, o órgão conseguirá se aproximar de um público que hoje não recebe orientação sobre o consumo.

Com as atividades remotas, em decorrência da Pandemia, o Procon/VG faz a entrega simbólica as unidades escolares, com um grupo pequeno de alunos, e os professores se encarregam de fazer chegar os Kits nas mãos dos alunos, junto com as atividades escolares que são distribuídas aos pais, e o tema fará parte das aulas remotas.

A escolha do nome Dandara se deu em decorrência de ser uma guerreira, que neste caso, luta em prol dos direitos dos consumidores. “Com a mascote onde as crianças verem Dandara vão associar ao Procon/VG. Já o critério de escolha foi por conta dos traços étnicos e mistura de raças de negros, índios , caboclos que predominam na cidade, no caso a Dandara a etnia negra. É uma das características também dos cidadãos do município”.

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“A ideia é tornar essa questão mais próxima da realidade dos pequenos. Crescer sabendo não só seus direitos e deveres, mas que a má administração do dinheiro e o consumo indiscriminado trazem consequências que comprometem a saúde financeira da sua família e que acaba afetando diversos outros fatores da vida”, explica a coordenadora.

Todas 84 unidades escolares receberão 30 mil kits para os estudantes. “No primeiro contato é apresentada a mascote do órgão para um grupo de alunos, posteriormente apresentamos uma peça sobre direitos e deveres dos cidadãos pela equipe técnica. A entrega presencial dos kits ocorre apenas nas unidades que tem teatro, pois em decorrência da pandemia as aulas estão suspensas temporariamente. Em observância aos protocolos de saúde pública, a entrega para os alunos será na sua própria residência pelos profissionais da educação”, destaca Carolina.

Vale destacar que na revistinha animada, retrata a divertida ida da personagem ao supermercado. Além de divertida, também é informativa e responde às questões da Dandara. Ela e a mãe estarão repletas de dúvidas sobre direitos e deveres, mas no decorrer da história, isso mudará com conhecimento adquirido.

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“Essa é uma iniciativa destinada ao público infanto-juvenil que visa ser um instrumento de construção e cidadania, possibilitando a sensibilização dos consumidores. É uma oportunidade de começar cedo e entender direitos e deveres, tudo baseado no Código de Defesa do Consumidor (CDC)”, enfatiza Carolina.

O PROJETO – O projeto criado pelo órgão de defesa do consumidor visa educar as crianças para um consumo consciente. Com a ação, o Procon visa criar mecanismos que ensinem as crianças desde cedo a usarem o dinheiro de forma sadia, evitando o consumismo desenfreado e o super endividamento. Para tanto, o órgão conta com o apoio de sua mascote, a Dandara do Procon.

DANDARA – Foi esposa de Zumbi dos Palmares, o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior dos quilombos do período colonial brasileiro. Dandara era uma guerreira negra que lutava ao lado de homens e mulheres nas muitas batalhas geradas por ataques ao quilombo. Dandara foi decisiva para ascensão e manutenção da liderança de Zumbi.

O KIT – É composto por uma revistinha com tema: Descobrindo Direitos e Deveres do Consumidor com a Turma da Dandara; giz de cera; bloco de notas; agenda permanente e uma sacola.

 

Por: Cláudia Joséh – Secom/VG

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Gestão Fazendária prorroga para 31 de dezembro prazo para cadastramento do Domicílio Tributário Eletrônico

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29/10/2020    1

A Gestão Fazendária do município de Várzea Grande prorrogou o prazo para cadastramento do Domicílio Tributário Eletrônico (DTE), para até o dia 31 de dezembro. O cadastramento é obrigatório para todos os contribuintes inscritos no Cadastro Mobiliário Municipal – produtores, industriais, comerciantes e prestadores de serviço de qualquer natureza, que estejam com a situação ativa. 

“É facultada a adesão ao Domicílio Tributário Eletrônico às pessoas físicas e demais pessoas jurídicas não mencionadas acima. E, o credenciamento será efetuado mediante uso de assinatura eletrônica, em caráter irrevogável, do Termo de Responsabilidade e Concordância – Adesão ao Domicílio Tributário Eletrônico”, explica a secretária de Gestão Fazendária Lucineia dos Santos.. 

O Domicílio Tributário Eletrônico estreita a relação entre o Município e o contribuinte; facilita a comunicação e especialmente, simplifica processos otimizando a rotina jurídica das operações do Fisco.  “Com essa ferramenta eletrônica é possível executar serviços que antes eram possíveis apenas de forma presencial. O DTE está disponível no portal da prefeitura – www.varzeagrande.mt.gov.br,  na página principal, na lateral esquerda, verá um menu colorido. O DTE está na cor roxa. Ao acessar, o contribuinte será direcionado automaticamente par ao link:  https://vgdtc.abaco.com.br/dte/servlet/principal, onde há opções de atendimento”, detalha o subsecretário de gestão fazendária, João Paulo Araújo. 

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Sendo cadastrado no Domicílio Tributário Eletrônico o contribuinte receberá on-line: avisos, intimações, notificações sobre qualquer atos administrativos. “Fora esse ganho direto, há ainda a simplificação da relação junto aos contribuintes, a otimização nos pedidos e na prestação do nosso serviço, além do grande avanço em transparência e agilidade no atendimento. É um portal de serviços e comunicações eletrônicas da Secretaria Municipal de Gestão Fazendária disponível na rede mundial de computadores”, concluiu João Paulo . 

Após o fim do prazo para cadastramento, os contribuintes que são obrigados, serão credenciados de ofício. O sistema também permite nomear um procurador para acessar as mensagens no DTE, desde que também seja portador de assinatura eletrônica. Dúvidas, sugestões e reclamações podem ser enviadas para o email: [email protected], ou pelo telefone: (65) 3688-8212. 

 

Por: Rafaela Maximiano – Secom/VG

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