POLICIAL

Saúde realiza mais de 10 mil atendimentos de casos suspeitos de Covid-19 em Várzea Grande

Publicados

em


Visando dar celeridade para os casos suspeitos de COVID-19 e síndrome gripal, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da secretaria de Saúde, transformou 12 unidades de Saúde da Atenção Básica como referência, com horário estendido, funcionando das 7h às 19h, na garantia de consultas médicas, realização de exames, como teste rápido e coleta RTPCR, além de capacitar toda Rede de Atenção primária para o primeiro atendimento de casos leves suspeitos de coronavírus.

No período de 09 de março a 07 de abril, a Rede de Atenção Básica da Saúde de Várzea Grande, realizou 10.736 atendimentos entre casos suspeitos de Covid-19, síndrome gripal e coleta de exames (teste rápido e RTPCR).

Deste total de atendimentos, 4.454 foram consultas e confirmações de síndrome gripal. Somente na policlínica do Parque do Lago, foram atendidos e tratados 2.007 casos de síndrome gripal. Neste período foram realizados 4.748 entre testes rápidos e coleta de RTPCR.

As Clínicas de Atenção Primária do Parque do Lago e Jardim Glória, monitoraram neste período, com acompanhamento por telefone, 988 pacientes confirmados com Covid-19, moradores somente destas Regiões, com sintomas leves de COVID-19. Deste total, 204 já receberam alta e 407 ainda se encontram em casa em tratamento e sendo monitorados por estas unidades.  

Segundo o secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, estas unidades atendem em horário de almoço e após o expediente de trabalho, o que possibilita o cidadão a procurar as unidades com mais facilidade. “Estas unidades de saúde estão localizadas nos bairros, o que ajuda na descentralização dos atendimentos dos casos suspeitos, quando o cidadão sente os primeiros sintomas da doença, como febre, dor no corpo, tosse seca, dificuldade respiratória. Desafogando assim as Unidades de Internação como a Upa do IPASE e Hospital e Pronto Socorro”, disse o secretário informando ainda que a Upa do IPASE, que se transformou referência no atendimento de casos de COVID-19, ocorrem as internações e são realizados exames e consultas médicas. Já o consultório anexo, montado para atendimento dos casos considerados leves de Covid-19 são atendidas cerca de 190 pessoas/dia.

 “Tivemos que reorganizar toda a nossa Rede de Saúde tanto a básica, como a secundária e terciária, para melhor atender a população e evitar mortes. Estas ações todas deram mais rapidez no diagnóstico, dando a população mais segurança, porque foi atendida de forma humanizada, com os equipamentos necessários, na garantia de testes, exames e local para internação. Resultado deste esforço foi o anúncio pelo Governo do Estado, que houve queda em vários municípios no número de internações de casos graves, mesmo reflexo sentido na UPA do IPASE, que já esteve por horas lotadas sem poder receber novos pacientes, atendendo acima da sua capacidade. Uma notícia boa, porém, a contaminação ainda está alta no município, o que requer que as pessoas continuem tomando os cuidados necessários, como o distanciamento social, evitar aglomerações mesmos em família, uso obrigatória de máscara, além de atenderem as medidas restritivas previstas pelo Decreto Municipal do Prefeito Kalil Baracat, que tem a finalidade de diminuir a transmissão da doença”, alertou Gonçalo de Barros.

Segundo o superintendente da Atenção Primária, Geovane Renfro, os atendimentos foram maiores nestas unidades referências, porém toda a Rede Primária presta atendimento aos moradores de sua abrangência, onde as unidades estão instaladas.

“Estes números revelam que a nossa rede está preparada para o atendimento da Pandemia, e todos os esforços estão sendo adotados, dentro da capacidade de atendimento de cada unidade de saúde. A Atenção Primária foi capacitada e soma com as demais Redes de Serviços, visto que a unidade básica é porta de entrada da Rede SUS. Todas as unidades básicas prestam atendimento aos casos suspeitos de COVID-19, e referenciam o paciente para outras unidades, conforme diagnóstico médico do paciente. A ordem é atender a todos indistintamente, e dentro da política de humanização“, afiançou o superintendente.

Em Várzea Grande são 25 Unidades de Atenção Primária, sendo que 13 delas estão atendendo em expediente normal das 7h às 11h e das 13 h às 17h, para as consultas normais. As demais 12 unidades atendem em horário estendido para os casos suspeitos de COVID-19, das 7 às 19, de segunda a sexta.

Propaganda

Momento +

Várzea Grande abre inscrição para 60 anos depois de vacinar 6,5 mil pessoas nos últimos dias

Publicados

em


Após superar 6,5 mil vacinados em seis dias da semana passada, Várzea Grande se prepara para abrir as pré-inscrições a partir de 22 horas desta segunda-feira, 12 de abril de 2021, no site oficial do município (www.varzeagrande.mt.gov.br) na ABA IMUNIZAÇÃO VÁRZEA GRANDE – CADASTRO PARA VACINA COVID 19 e quer dobrar o número de vacinados com os dois novos pontos de vacinação a serem abertos no Parque Berneck e no Jardim Marajoara em parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Fora isto, no último sábado, durante a vacinação no Centro Universitário Várzea Grande (UNIVAG), quando foram aplicadas 2.200 doses, no encerramento dos trabalhos sobraram 11 vacinas de primeira dose e 9 de segunda dose que foram aplicadas em pessoas previamente cadastradas para serem vacinadas no decorrer da semana e foram antecipadas para não se perder as doses, pois uma vez aberto o frasco contendo 10 doses ele deve ser em determinado prazo utilizado em sua totalidade.

Também foram vacinados nos últimos dias sem tumulto e de forma natural os profissionais das Forças de Segurança Pública, como Guarda Municipal de Várzea Grande, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Trabalhadores do Sistema Penitenciário. Todos eles foram considerados pelo Ministério da Saúde como prioritários no Plano Nacional de Imunização – PNI.

A previsão inicial é de que a vacinação desta terça, quarta, quinta e sexta-feira, encerre a faixa etária de 65 anos acima para que no próximo final de semana Várzea Grande já inicie a vacinação para aqueles com 60 anos ou mais.

“Estamos colhendo os resultados de um árduo trabalho de todo o pessoal da Saúde Pública e de parceiros que tem se dedicado, se desdobrado e o resultado é recompensador, pois podemos atender a milhares de várzea-grandenses ou moradores de nossa cidade”, disse o prefeito Kalil Baracat.

A Secretaria de Saúde reafirmou novamente que mesmo abrindo novas faixas etárias, os que por algum motivo perderam sua vacina ou tiveram problemas que impediram a mesma, não precisam se preocupar, pois as doses estarão a disposição até que sejam aplicadas.

Com a abertura do pré-cadastro, idosos a partir de 60 anos podem se cadastrar para se vacinar contra a covid-19, no site da prefeitura de Várzea Grande. Após realizar o cadastro, os funcionários da Saúde irão agendar as datas e horários de imunização de todas as pessoas. O local será conforme a opção no cadastro. A previsão é iniciar no sábado (17 de abril), onde serão vacinados cerca de cinco mil idosos deste novo público-alvo no Centro Universitário UNIVAG – Clínicas Médicas em ponto fixo ou drive thru e no Parque Ambiental Bernardo Berneck, mais conhecido como ‘Parque Berneck’, somente em sistema drive trhu.

Conforme explica a superintendente de Vigilância em Saúde, Relva Cristina, este novo público-alvo, de 60 anos acima, possui muitos moradores na cidade, por isso a vacinação será iniciada no sábado (17) e reservada à próxima semana inteira para fechar esta faixa etária.

“Nosso planejamento para esta semana é dar continuidade a vacinação da faixa etária de 65 anos acima, retomando nesta terça-feira, 13 de março e indo até sexta-feira. A vacinação acontece no Ginásio Poliesportivo Fiotão, para os idosos de 65 anos acima, já agendados e confirmados. No dia 14 quarta –feira , também será no Fiotão. No dia 15 – quinta-feira – segunda dose – no Centro Universitário UNIVAG e na sexta-feira (16 de abril) no “Fiotão”. Temos 4 mil idosos cadastrados para concluirmos esta faixa etária de 65 anos acima”, explicou Relva Cristina.

O secretário Municipal de Saúde, Gonçalo de Barros disse que o planejamento de vacinação de Várzea Grande é feito com pé no chão, com avanços e possibilitando abertura de novos pontos conforme as necessidades e facilidade para a população.

“As vacinas chegando, nós vamos aplicando. Essa é a ordem do prefeito Kalil Baracat imunizar o maior número possível para criar a imunidade de rebanho. Com a rapidez que a pandemia avança, gostaríamos de ter vacinado muito mais, porém estamos condicionados à distribuição de doses por parte do Ministério da Saúde e Estado. Até o momento, temos conseguido vacinar em um curto período, o que demonstra a união e dedicação de nossos servidores e parceiros na imunização da nossa população”, ressalta. 

CADASTRO:

Para se cadastrar é necessário entrar no portal de notícias da prefeitura de Várzea Grande pelo endereço eletrônico  www.varzeagrande.mt.gov.br na aba IMUNIZAÇÃO VÁRZEA GRANDE – CADASTRO PARA VACINA COVID 19, prestar atenção ao confirmar a inscrição e depois aguardar confirmação posterior, com data, local e hora por ligação telefônica feita pelas equipes da Vigilância em Saúde ou através de e-mail e SMS em celular informado. Só serão vacinados aqueles que tiverem a confirmação. No momento da vacinação os atendidos devem se apresentar munidos de documentos originais com foto, cartão do SUS e comprovante de domicílio de Várzea Grande. As pessoas cadastradas devem comparecer no horário agendado para não haver tumulto nos locais de vacinação.

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA