POLICIAL

Secretaria de Assistência Social promove iniciativas que ajudam de perto os que mais precisam

Publicados

em


07/10/2020    3

A  prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, visitou a Secretaria de Assistência Social, com o objetivo de acompanhar o trabalho executado em cada programa social desenvolvido pela pasta e saudar a equipe, que viu sua demanda aumentar nos últimos meses, com a pandemia do novo coronavírus. 

Segundo dados apresentados à prefeita atualmente 60 grupos formados por 1.500 mulheres participam do programa Mulheres Empreendedoras, 625 adolescentes de 25 bairros se capacitam  no projeto Caderno II, 100 adolescentes – mas a proposta é de 200, participam do Laços Maternos, 164 gestantes participam do Criança Feliz, 100 crianças no Pão e Leite, 3.891 famílias e 9.264 beneficiários (sendo 650 crianças e 450 idosos) estão sendo atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, além de 40 crianças e adolescentes na Casa Lar, 53 idosos no Lar dos Idosos e mais de 18 mil famílias beneficiárias pelo Bolsa Família no município.

“O trabalho de quem está na linha de frente no combate à pandemia, como as equipes dos Centros de Referência de Assistência Social – Cras – e Centros de Referência Especializado de Assistência Spocial –Creas-, e tantos outros profissionais, precisam serem  valorizados. Venho até aqui para me colocar à disposição, para que vocês saibam que não estão sozinhas nesse momento”, disse a Prefeita que também quis saber detalhes de cada programa social executado pela secretaria. 

A visita foi acompanhada pela secretária da pasta Flávia Omar que explicou que os serviços essenciais desenvolvidos pela pasta não foram paralisados durante a pandemia e somente os projetos que agora estão sendo restabelecidos, ocorrem com toda prevenção necessária, seguindo as recomendações do Comitê de Enfrentamento ao novo coranavírus – Covid-19 e de higiene necessárias.

“As ações da Assistência Social trabalham em dois níveis de proteção: A Proteção Social Básica e a Proteção Social Especial a primeira previne os riscos sociais e a segunda organiza a oferta serviços, programas e projetos de caráter especializado a estas famílias. Mas as duas ocorrem pela oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. Na verdade os serviços e benefícios sociais essenciais não pararam durante a pandemia somente os projetos é que agora retomam suas atividades gradualmente”.

Leia Também:  A entrega da UBS do Jardim Eldorado eleva para 51% a cobertura da Atenção Primária

A prefeita também conversou com as secretárias dos cinco Conselhos Municipais, as coordenadoras dos projetos sociais, funcionários do departamento financeiro, entre outros. Os servidores explicaram como é a rotina de trabalho e repassaram dados sobre os serviços oferecidos.

“Ficamos muito feliz com a visita da nossa prefeita. É sempre bom receber visitas em nossa casa, em especial da gestora Lucimar Campos que tem um carinho especial com cada área que administra. Pudemos evidenciar a ela o trabalho executado por toda a Assistência Social que atende cidadãos com a finalidade de garantir a proteção social à família, à infância, à adolescência, à velhice, ou seja, em toda fase da existência humana. E nos últimos meses tivemos que garantir apoio a famílias em situação de vulnerabilidade devido à pandemia”, explicou a secretária. 

Para Lucimar Campos todos os servidores estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido, “é uma satisfação enorme ver os servidores trabalhando com afinco e dedicação e o serviço chegando a quem precisa. Fomos informados aqui que mais de 5 mil famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica receberam atendimento da Pasta e 2.500 pessoas utilizaram o serviço do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – POP, para alimentação, higienização, oficinas, encaminhamentos, visitas, entre outros. Estão todos de parabéns pelo trabalho desenvolvido em prol de uma sociedade melhor”.

PÃO E LEITE – Durante a visita à Secretaria de Assistência Social, a prefeita Lucimar Sacre de Campos, conheceu mães voluntárias do projeto Pão e Leite. As voluntárias estavam preparando lembranças que serão entregues às crianças das famílias beneficiadas pelo projeto na próxima semana. 

“Em comemoração ao Dia da Criança, nós entregaremos na próxima semana junto com o pão e o leite, estes kits de doces como forma de mostrar o amor dessas mães para com seus filhos. Nós realizaremos a entrega em 53 bairros da cidade e atenderemos 5 mil beneficiados. São crianças de 0 a 17 anos e idosos inscritos no programa. Cada um recebe 3 pães e o leite é distribuído por família levando em consideração o números de crianças e idosos”, detalhou a secretária Flávia Omar.

Leia Também:  Sistema da Prefeitura de Várzea Grande permitirá parcelamento de dívidas pela internet

“É muito gratificante ver que as próprias mães beneficiadas pelo projeto estão ajudando a montar essa lembrança para distribuir às crianças. Também quero destacar aqui que neste período de isolamento social, nós ampliamos os trabalhos assistenciais. Além da entrega regular do pão e do leite, as famílias cadastradas também puderam receber cestas básicas, produtos de higiene pessoal e cobertores”, declarou a prefeita que também quis ouvir dos voluntários o significado das ações de interesse social e comunitário que estão desenvolvendo.

Luan da Silva, de 15 anos, morador do bairro Santa Maria I, foi o primeiro a falar e explicou que se voluntariou para ver seus 4 irmãos alegres pelo Dia da Criança. “Nosso bairro é bastante carente tenho certeza que todas as crianças ficarão contentes, principalmente meus irmãos e é uma ação tão simples montar esta lembrança para o tamanho da felicidade que irá proporcionar”, disse.

Para, Laís dos Reis moradora do Sete de Maio e mãe de duas crianças, o importante é ajudar o próximo. “Eu fiquei deficiente após ter sido atacada no ano de 2013. Desde então valorizo bastante a ajuda do próximo. Eu recebi ajuda voluntária então sei como é importante”, declarou.

Leidysvania Barros, moradora do Santa Maria e mãe de três filhos, conta que essa é a primeira vez que se voluntaria. “Eu já participei do programa Laços Maternos, quando do nascimento do meu ultimo filho e gostei bastante. Hoje participo do ‘Pão e Leite’ e digo que se trata de uma ação muito importante pois alguns dias nós pais não temos como dar aos filhos nem o pão e o leite e o programa ajuda bastante. Essa lembrança também virá em boa hora para várias famílias”, disse.

As amigas moradoras do bairro São Benedito, Rose Dias, Débora Júlia de Almeida e Joana Santana, afirmaram que se conheceram no programa amigas Empreendedoras e desde então buscam ajudar outras mulheres do bairro. “é gostoso trabalhar ajudando outras mulheres iguais a nós. Além de nos ajudarmos trazemos outras que precisam para os programas”, detalhou Débora. 

 

Por: Rafaela Maximiano – Secom/VG

Propaganda

POLICIAL

Prefeitura divulga normas para o dia de finados e edita novo Decreto flexibilizando serviços não essenciais

Publicados

em


22/10/2020    0

Em novo decreto editado pela prefeita Lucimar Sacre de Campos, de número 73/2020, o funcionamento de atividades comerciais não essenciais como varejistas, atacadistas e lojistas, está sendo flexibilizado, assim como nos Shopping Centers. Já quanto ao funcionamento de cemitérios durante as comemorações religiosas de finados, foram reforçadas as medidas consideradas essenciais pelas autoridades de saúde como um todo.

Nas duas decisões da Prefeitura de Várzea Grande, está reforçado a todos, a obrigatoriedade de medidas de biossegurança, como distanciamento de 1,5 metros, não aglomeração, uso de álcool em gel, máscaras e luvas quando necessários e outras medidas de higienização rigorosa.

“Cada medida adotada pela Prefeitura de Várzea Grande, através do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (Covid- 19), é discutida com amplitude e sempre visando o equilíbrio necessário entre o funcionamento da economia e seus setores e do cotidiano das pessoas e os cuidados para não permitir que o relaxamento das medidas promova um aumento nos casos que já estão sob controle, mas ainda não deixaram de ter incidências”, disse o secretário de Saúde, Diógenes Marcondes.

O Novo Decreto Municipal altera o de nº 41, nos parágrafos 5º e 6ª do artigo 13.

Pelo novo decreto os shopping centers  poderão retornar suas atividades, como forma de restabelecimento das atividades econômicas, com atendimento em 70% (setenta por cento) de sua capacidade, com horário de atendimento ao público das 10:00 às 22:00 horas, obedecendo as medidas de prevenção e combate à disseminação do novo coronavírus, incluindo, métodos para evitar a circulação de pessoas que pertencem ao grupo de risco, conforme definido pelo Ministério da Saúde.

Fica permitido que os serviços e atividades não essenciais privadas, varejistas e atacadistas, poderão retomar suas atividades, como forma de restabelecimento das atividades econômicas, com 70% (setenta por cento) da capacidade máxima de lotação, inclusive a utilização de provadores de roupa, com horário de atendimento ao público das 08:00 às 18:00 horas, ou, conforme alvará de funcionamento, obedecendo as medidas de prevenção e combate à disseminação ao novo coronavírus, incluindo, métodos para evitar a circulação de pessoas que pertencem ao grupo de risco, conforme definido pelo Ministério da Saúde.

FINADOS –  A Secretaria de Saúde em comum acordo com as demais secretarias municipais e do Comitê de Enfrentamento estabeleceu regras e normas com recomendações para a população evitar o contágio por Covid-19 no feriado de finados (2 de novembro).

Leia Também:  A entrega da UBS do Jardim Eldorado eleva para 51% a cobertura da Atenção Primária

A nota informativa restringe a realização de missas e cultos religiosos.

Os cemitérios abrem com antecedência para adoção de medidas de manutenção dos cemitérios públicos pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

Na segunda-feira, dia 02 de novembro, funcionários das secretarias municipais: de Serviços Públicos; Saúde e Vigilância Sanitária estarão de plantão na entrada dos cemitérios com kits de higiene e orientações à população coordenando acessos distintos de entrada e saída das pessoas nos cemitérios e para evitar aglomerações. 

“A Secretaria de Saúde disponibilizou funcionários e kits de higiene com álcool em gel para estruturarmos a visitação no Dia de Finados. Na porta de entrada e de saída, nossos colaboradores estarão orientando e fiscalizando a utilização obrigatória de máscaras faciais e o distanciamento das pessoas, para evitar aglomerações”, explicou o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes.  

Não será permitida a realização de celebrações litúrgicas coletivas nos cemitérios, alusivas ao Dia de Finados, apenas a visitação e a queima de velas no cruzeiro. “As missas e cultos devem ocorrer nas igrejas e templos religiosos que já possuem regras definidas em decreto para funcionamento”, informou o presidente do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (Covid-19) de Várzea Grande e secretário de Saúde, Diógenes Marcondes. 

O comércio de ambulantes, a exemplo da venda de flores, velas e alimentos, também foi normatizado e devem manter o distanciamento de, pelo menos 1,5 metros, entre uma banca e outra, disponibilizar álcool em gel para uso próprio e para o uso dos clientes, e, priorizar métodos eletrônicos de pagamento, mantendo higienização frequente das máquinas. “Todos devem seguir as normas de higiene, para isso contaremos com a equipe de fiscais da secretaria e também da Guarda Municipal”, lembrou Breno Gomes. 

 “Nosso Comitê Gestor do Enfrentamento ao novo Coronavírus tem adotado cuidados e medidas, baseadas em dados científicos e com o auxílio de médicos, além de estarmos constantemente reavaliando as situações, o que nos dá mais segurança e respaldo para adotarmos essas medidas recomendatórias. Estamos atentos pela segurança das pessoas e os cemitérios precisam estar preparados para receber a população para continuarmos a ter um baixo índice de propagação da COVID-19 no município”, recomendou a prefeita Lucimar Sacre de Campos, aos integrantes do Comitê destacando como essencial a disponibilidade de álcool em gel na entrada e na saída dos cemitérios, além de pontos estratégicos; a limpeza e desinfecção frequente das instalações sanitárias, bem como o controle de acesso aos mesmos, e, a proibição da utilização dos bebedores de água que não sejam com copos descartáveis. 

Leia Também:  Prefeitura divulga normas para o dia de finados e edita novo Decreto flexibilizando serviços não essenciais

Diógenes Marcondes lembrou também das medidas para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que causa a dengue. “As pessoas precisam estar atentas para a utilização de vasos ou recipientes com furos que permitam a vazão da água, mesmo que as flores sejam artificiais; devem manter o nível de areia até a borda para evitar o acúmulo de água”, recomendou. 

Recomenda-se também a não circulação de idosos, crianças menores de 12 anos e demais pessoas que integrem grupos de risco para a Covid-19 nos cemitérios, nos dias com previsão de maior visitação. 

“Em média, o Dia de Finados leva aos cemitérios de Várzea Grande pelo menos 50 mil visitantes. Esperamos que esse número seja menor este ano, devido à pandemia. Os cemitérios de maior visitação são do centro da cidade e dos bairros Primavera e Souza Lima, onde termos guarnições fixas da Guarda Municipal para ajudar a organizar a entrada e saída e manter a ordem, evitando aglomerações”, ressaltou o comandante da GM e secretário de Defesa Social, Evandro Homero Dias. 

PREPARAÇÃO – A limpeza dos cemitérios urbanos e rurais de Várzea Grande já está ocorrendo. Equipes da secretaria municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana fazem serviços de capina, raspagem, pintura de meio fio, recolhimento de restos de velas e flores, pintura de muro, manutenção da iluminação pública e conserto de calçadas no entorno dos cemitérios. 

Várzea Grande possui um cemitério particular “Recanto da Paz” no bairro Jardim dos Estados, que também deve seguir as recomendações e orientações do Comitê, e, 13 cemitérios públicos: o Cemitério Recanto da Saudade (Jardim Primavera), Cemitério da Guarita (Guarita), Cemitério Costa Verde, Cemitério São Francisco de Assis (Região Central), Cemitério Cristo Rei, Cemitério Capela do Piçarrão, Cemitério Limpo Grande, Cemitério Pai André, Cemitério Parque do Lago, Cemitério Praia Grande, Cemitério Souza Lima, Cemitério do Capão Grande e Cemitério Passagem da Conceição. 

 

Por: Rafaela Maximiano – Secom/VG

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA