POLICIAL

Secretaria de Mobilidade amplia monitoramento com câmeras na capital

Publicados

em


.

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), da Prefeitura de Cuiabá, vai reforçar a fiscalização eletrônica com emprego de câmeras instaladas em pontos estratégios da cidade. A medida tem como objetivo garantir maior segurança nas vias da capital. De acordo com o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, atualmente são empregadas para o trabalho de monitoramento, 30 unidades. Com essas novas aquisições, o número irá aumentar para 42 câmeras, ampliação de 40%. A  novas unidades já estão sendo implantadas.

Figueiredo relembra que atualmente, Cuiabá conta com cerca de 150 faixas monitoradas. “Essas novas câmeras, além de fazerem o registro de infrações, acidentes e algumas irregularidades, são capazes de identificar o que temos de mais belo e elegante na natureza. Pássaros raros fazendo poses em nossos equipamentos”, comentou.  A fala refere-se a um recente registro onde um gavião (Carcará)  fez ‘pose’ em frente a uma delas. As imagens foram divulgadas nacionalmente (veja vídeo abaixo).

Os investimentos foram feitos por meio da licitação que resultou na contratação de uma empresa responsável pela manutenção, instalação e fornecimento de todos os equipamentos necessários para fiscalização eletrônica. 

Recente levantamento realizado pela Secretaria aponta que as avenidas Fernando Côrrea, Miguel Sutil e Historiador Rubens de Mendonça são as vias com maior fluxo de trânsito diariamente, e consequentemente são as que mais registram acidentes de trânsito. Essas localidades foram tratadas com prioridade na instalação. 

Leia Também:  Máquinas iniciam preparação para colocação de gramado no Estádio Dutrinha

Dentre esses equipamentos, alguns possuem o sistema em OCR, que permitem a identificação das placas dos veículos, verificar algum tipo de sinistro e ou irregularidade. Além da aquisição de novas câmeras, a Semob investiu também em equipamentos mais avançados em tecnologia, como o aparelho detector de peso. 

“Esse equipamento serve para impedir que os veículos de grande porte circulem em áreas restritas, como o centro da cidade, Avenida Fernando Côrrea da Costa e Rua Barão de Melgaço, por exemplo. O detector servirá para identificar o peso e registrar a infração se houver necessidade”, explicou o secretário. 

Outro ponto que merece destaque e chama atenção por conta dos registros de acidentes em algumas localidades, são as infrações cometidas por motoristas, que mesmo os locais estarem devidamente sinalizados, insistem em fazer a manobra. Mesmo o local estando devidamente sinalizado, realizam a conversão na contramão. 

“Todos esses investimentos que terão como principais resultados, um trânsito mais seguro e tranquilo, fazem parte do pacote de ações da gestão Emanuel Pinhero, que tem como trabalho pauta, transformar Cuiabá como uma cidade boa para se viver”, concluiu Figueiredo. 

Leia Também:  Hospital de Referência à Covid-19 ajudou a zerar a fila de espera por UTIs no estado

 

Centro de Controle de Mobilidade Urbana:

 

 

O Centro de Controle de Mobilidade Urbana, que funciona na sede da Secretaria, desenvolve algumas atividades: Monitoramento do trânsito, haja vista contar com 32 câmeras distribuídas em pontos estratégicos em nossa capital, para gerar maior segurança e conforto para a população cuiabana; 

Atendimento através do FISCALIZAP, ferramenta que utiliza o whatsapp, aproximando o munícipe da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. Salienta-se que essa ferramenta tem como escopo receber comunicações relativas aos estacionamentos irregulares, falta de sinalização na via, acidentes de trânsito, congestionamentos nas vias, dentre outras situações atípicas no trânsito.  O número para contato é o 65- 99235-6950;

Atendimento aos munícipes que se envolveram em acidentes de trânsito, em relação a requerimento de imagens das câmeras de videomonitoramento, desde que munidos do boletim de ocorrência ou boletim de acidente, e mediante preenchimento do formulário de requerimento das imagens.  

4-  Trabalho em conjunto com órgãos da segurança pública como: Polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, dentre outros.

 

 

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLICIAL

A ação “Plante amor, Salve vidas” homenageia mulheres vítimas de feminicídio em 2020

Publicados

em


.

Ainda fazendo parte da programação do Agosto Lilás, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, distribuiu e plantou mudas de árvores frutíferas no canteiro central em frente a um shopping center da capital, localizado na avenida Historiador Rubens de Mendonça.

De acordo com a secretária Luciana Zamproni, a ação denominada “Plante amor, Salve vidas”, teve como objetivo despertar as pessoas para a triste realidade que vem acontecendo no país. Ela explica que o plantio e a entrega de mudas foi uma forma de homenagear as 32 mulheres vítimas de feminicídio neste ano, em Mato Grosso, e as mulheres que conseguiram se libertar do ciclo de violência doméstica. “Hoje estamos plantando 50 mudas de árvores e fazendo uma homenagem para a Patrícia, Aline, tantas mulheres que tiveram suas vidas ceifadas pelos ex ou atuais companheiros. E a entrega das mudas é uma forma de mostrar o renascimento daquela mulher que conseguiu se libertar da violência doméstica”, explica.

Leia Também:  Sine Municipal de Cuiabá oferta 44 vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade

Para a comerciante Isadora Reis, todo evento voltado para a violência doméstica é de grande valia já que os números de feminicídio durante a pandemia triplicaram. Ela afirma que são esses tipos de abordagem que despertam as pessoas para uma causa tão séria e se entristece por acompanhar no noticiário que, mesmo no século 21, mulheres ainda sejam mortas por seus companheiros. “Quero parabenizar a Secretaria da Mulher por este projeto realizado. A entrega dessas mudas me faz refletir e ter o cuidado que estou trazendo comigo uma vida que renasce de certa forma das trevas. Espero que mais ações aconteçam com essa temática”, afirma.

Salve vidas, Plante Amor, contou com a ação em conjunto das Secretarias de Mobilidade Urbana e Serviços Urbanos.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA