POLICIAL

Várzea Grande entrega reforma do CAIC e CMEI e reforça compromisso com a educação de qualidade

Publicados

em


15/10/2020    4

Reafirmando o compromisso de sua gestão com o setor educacional como um todo e que proporciona a formação de homens e mulheres do amanhã, a prefeita Lucimar Sacre de Campos, assegurou que ao final de sua gestão, mais de 88% das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) estarão construídas, reformadas, melhoradas e revitalizadas.

“Temos muito que comemorar. É claro que temos problemas e necessitamos continuar avançando, mas a Educação Municipal em Várzea Grande melhorou significativamente em todos os setores, em suas estruturas físicas, equipamentos, mobiliários e também na carreira dos profissionais da Educação que foram capacitados e ganharam novos colegas de serviço com a realização do maior concurso público dos últimos anos e com a posse dos aprovados”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos sinalizando que não se faz educação de qualidade sem os professores que no dia 15 de outubro comemoram seu dia.

“Agradeço o empenho e a participação de cada professor por emprestar o que tem de mais valioso em sua carreira, o saber, o conhecimento na formação dos homens e mulheres do amanhã”, disse a prefeita em comemoração ao Dia dos Professores.

Em uma clara demonstração do compromisso com o setor, a prefeita, acompanhada da professora e secretária municipal de Educação em substituição, Benedita Ponte, realizou a entrega das obras de melhoria, ampliação e revitalização da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) “Gonçalo Domingos de Campos” (CAIC) e do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professor Antônio Amorim de Campos, que funcionam dentro da mesma estrutura.

O CAIC recebeu melhorias de revitalização em todo complexo, bem como ampliação da capacidade para 22 salas de aula, que atenderá cerca de 1000 alunos. Foi realizada a pintura interna e externa da escola, inclusive das grades e portões e do complexo esportivo. Os beirais e calhas foram substituídos e os bancos localizados no pátio também receberam manutenção. O valor investido em ambas as obras supera os R$ 2,8 milhões entre obras físicas, novos mobiliários e equipamentos.

A estrutura física dos ambientes ficou totalmente reformada e ampliada para oferecer mais conforto e qualidade ao ensino municipal de Várzea Grande.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos, afirmou que a Prefeitura está revitalizando 75 escolas da rede municipal durante a gestão de um total de 85 unidades. “A escola CAIC possui uma estrutura física diferenciada, ela faz parte do projeto piloto nacional que atendeu em Mato Grosso, apenas dois municípios, Cuiabá e Várzea Grande, porém, o local necessitava de receber novas benfeitoras para desenvolvimento pleno dos estudos dos alunos. Desde que havia sido construída, ainda não tinha passado por nenhuma reforma. Conseguimos revitalizar todas as áreas, trocamos todos os equipamentos danificados. Iremos expandir estas revitalizações para todas as escolas municipais até final de dezembro, para que elas possam oferecer o melhor conforto possível, para nossos alunos”, sublinha a prefeita.

Leia Também:  Semana do Lixo Zero em Várzea Grande terá Dia D de coleta de óleo usado em 13 escolas municipais

Conforme a prefeita, a educação em Várzea Grande avança tanto nos investimentos em tecnologia, qualificação das suas equipes e valorização da categoria educacional, quanto nos investimentos nas edificações para oferecer conforto e segurança aos profissionais e alunos com obras arquitetônicas modernas na reconstrução, reformas e ampliações de escolas públicas municipais. “Hoje estou vivendo esse momento em poder oferecer a reestruturação do setor educacional do município e transformar cada escola numa unidade novinha e isso não tem preço. Estamos fazendo parte da história de nossa cidade”, destaca.

A obra iniciou neste ano e foi concluída no final de setembro. A Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer entregou a obra de revitalização à comunidade do Jardim Alá. “Buscamos melhorar a estrutura física das escolas para que os alunos e equipe de profissionais tenham melhores condições e para que o ambiente escolar seja mais atrativo”, destaca a secretária interina de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Benedita Ponce.

Na unidade escolar e no Centro de Educação foram realizadas diversas melhorias, como a ampliação da cozinha para servir a merenda escolar, novo depósito de apoio da merenda e construção, além de pintura do complexo esportivo e das arquibancadas, adequação de lousas e bebedouros, troca de calhas, pintura de muros e calçadas, implantação de brinquedoteca, entre outros, como novo mobiliário.  

Benedita Ponce durante participação na cerimônia de entrega das unidades frisou o comprometimento da Administração, investindo em melhorias em todas as unidades da cidade e na capacitação dos profissionais do ensino. “Foi muito importante revitalizar esta escola, recuperamos a identidade deste espaço que atende agora, 474 alunos, porém com a revitalização e ampliação, a capacidade aumenta para 1000 alunos da região. Assumimos um compromisso com a cidade e com a comunidade para implementar melhorias e investir pesadamente na área, destinando recursos do orçamento para concretizar estas entregas, aliado a recursos pedagógicos eficientes”, aponta.

Leia Também:  Lucimar antecipa salário de outubro e autoriza aumento para professores

Ela lembrou que no CAIC existem turmas do E.T.A – Escola em Tempo Ampliado, que no último IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, obtiveram crescimento de notas na avaliação dos alunos o que estimula a todos a sem empenharem ainda mais por mais conhecimento e capacitação, já que estes alunos recebem uma atenção especial.

“Como educadora acredito que é a realização de um sonho. Os alunos da escola e da creche vão poder contar com banheiros adaptados, carteiras novas, salas de aulas equipadas e arejadas, tudo que professores precisam para caminhar com nossos alunos. Peço para que os pais continuem acreditando em nosso trabalho e nos ajude a manter este local bem zelado. Não é obra de pintura, é obra de revitalização, reestruturação e ampliação. Seus filhos estão recebendo um espaço com qualidade para poder aprender em meio ao conforto e a segurança necessária numa educação de qualidade e comprometida”, ressalta a secretária.

A diretora da unidade escolar, Selcilene Gonçalves de Oliveira, destacou a importância da revitalização para a unidade que é contemplada com projeto Escola em Tempo Ampliado (ETA), o qual oferece uma qualidade educacional intensiva com oficinas pedagógicas para melhor desempenho dos alunos. “Esta reforma incentivará ainda mais a permanência e o desenvolvimento intelectual dos alunos, além de oferecer melhores condições de trabalho aos professores do corpo docente do município”, destaca.

A diretora do CMEI “Antônio Amorim de Campos”, Janice Jesus do Nascimento não escondeu a alegria com a revitalização da unidade. “Estou muito feliz com o empenho de todos (Prefeitura e comunidade) que se uniram para deixar a nossa creche muito mais bonita, estruturada e confortável. Nossas crianças merecem ter um ambiente saudável enquanto os pais trabalham”, frisa.

“O que ocorreu neste complexo do Jardim Alá mostra que a união faz a força. Estas obras deixam um legado para as futuras gerações. Quando há o esforço em conjunto, com o propósito de promover esta transformação, o resultado poderia ser o melhor possível: o de oferecer um lugar bonito e seguro para as nossas crianças”, disse a mãe de um aluno, Cristina Moraes.

 

Por: Cláudia Joséh – Secom/VG

Propaganda

POLICIAL

Lucimar antecipa salário de outubro e autoriza aumento para professores

Publicados

em


27/10/2020    11

Em respeito a todos os servidores públicos que comemoram seu dia nesta quarta-feira, 28 de outubro, a prefeita Lucimar Sacre de Campos, anunciou o pagamento dos salários do mês de outubro na data de hoje, 27, e o envio para a Câmara Municipal de Projeto de Lei assegurando  a correção salarial de 12,89% para os professores da Rede Pública Municipal, concursados e contratados como determina o piso nacional do magistério.

A folha de pagamento importa na ordem de R$ 31,7 milhões com os salários e encargos sociais e atende a 8 mil servidores da Prefeitura Municipal, da Previdência Social de Várzea Grande (PREVIVAG) e do Departamento de Água e Esgoto (DAE/VG).

“Os servidores públicos sempre foram parceiros da Administração Municipal e prestam serviços em todas as áreas educação, saúde, social, obras entre outras e atendem aos cidadãos que são nossos patrões”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos assim que terminou sua reunião com a equipe econômica definindo a antecipação dos salários para hoje.

Leia Também:  Lucimar antecipa salário de outubro e autoriza aumento para professores

Lucimar Sacre de Campos anunciou que foi construído um entendimento com a Câmara Municipal, através do seu presidente Fábio Tardin, para que um novo Projeto de Lei fosse encaminhado para recompor os salários dos professores da Rede Pública Municipal.

Segundo a Legislação Federal o Piso Salarial é para os professores efetivos, mas Várzea Grande ampliou também para os professores contratados.

“Encaminhamos um projeto de Lei no início deste ano, mas uma emenda parlamentar, acabou tornando o mesmo inconstitucional, o que acabou sendo confirmado pelo Poder Judiciário, mas para demonstrar que nosso interesse é atender a categoria dos professores, nós estamos remetendo um novo projeto de lei, já que o anterior se tornou ilegal, e vamos pagar o referido aumento salarial que corresponde ao Piso Nacional dos professores retroativo a março deste ano”, explicou a prefeita Lucimar Sacre de Campos.

O presidente da Câmara Municipal, Fábio Tardin, lembrou que os vereadores emendaram o Projeto de Lei inicial e isto acabou tornando o Projeto de Lei inconstitucional, mas conforme preceitua a legislação e utilizando de bom senso, a prefeita Lucimar Sacre de Campos e nós construímos um entendimento que irá permitir que seja assegurado aos professores o referido aumento salarial.

Leia Também:  Semana do Lixo Zero em Várzea Grande terá Dia D de coleta de óleo usado em 13 escolas municipais

A prefeita reafirmou ainda que o calendário salarial anunciado no inicio do ano será rigorosamente cumprido e que ainda neste ano de 2020, mais de R$ 128 milhões em salários e encargos sociais serão quitados para circular na economia e permitir que o comércio e a indústria, assim como os servidores públicos, possam planejar seu final de ano.

 

Por: Da Redação – Secom/VG

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA