POLÍTICA MT

Alunos de escola plena escolhem disciplinas eletivas pela internet; entenda

Publicados

em


.

Em meio à pandemia, a Escola Estadual Plena Antônio Epaminondas (EPA), localizada no Bairro Lixeira em Cuiabá, aposta na tecnologia para alcançar um número maior de estudantes participando do Feirão das Eletivas.  

O feirão ocorre nesta sexta-feira (11.09), a partir das 8h15, pelo canal do YouTube da unidade escolar. Para participar e fazer a escolha os alunos têm que se inscrever no canal.

Trata-se de disciplinas temáticas que fazem parte da base diversificada da escola plena e articulam duas ou mais disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para aprofundar os conhecimentos construídos pelos estudantes.

O foco das eletivas é potencializar a formação dos estudantes de forma interdisciplinar, com ações atrativas, criativas e inovadoras.

Os alunos poderão escolher seis disciplinas eletivas: “jornal escola online bilíngue”; “mãos na massa”; “#TôNoQuadro – releituras de clássicos no Instagram”; “A magia das cores”; “alimentação saudável – consciência já” e também “Ma’ma Brasil Tupinambá, mostra tua cara!”

Para o coordenador de ensino médio da Secretaria de Estado de Educação (seduc), Isaltino Alves Barbosa, a disciplina eletiva tem o papel de fazer o currículo do ensino médio dialogar com a cultura juvenil.

“Além de possibilitar uma referência da aprendizagem mais contextualizada, a eletiva dá o diferencial no currículo que se torna mais flexível e personalizado ao interesse dos alunos”, assinala.

Conforme a coordenadora pedagógica da escola, Maria Osvaldita da Silva, os professores participam em dupla fazendo a apresentação de suas respectivas disciplinas para os alunos. A escolha das disciplinas também será no mesmo dia do feirão. Após as apresentações, será disponibilizado um formulário online para os alunos preencherem.

Leia Também:  Todos os municípios de Mato Grosso apresentam risco baixo de contaminação da Covid-19

Para os estudantes sem acesso à internet, a equipe gestora confeccionou um convite impresso com o nome das eletivas e explicando a importância. O aluno escolhe e devolve a lista na escola.

Maria Osvaldita explica que, em cada início de semestre, a escola oferece aos estudantes um catálogo de disciplinas Eletivas, mas como este ano as aulas têm sido de forma não presencial – pela internet e por meio de apostilas –  a EE Antônio Epaminondas vai utilizar o seu canal do YouTube para atingir todos os alunos.

“Essa estratégia é importante porque nossos estudantes conseguem acessar o YouTube. E com isso, quase todos os alunos da escola terão a oportunidade de escolher, no momento do feirão, as eletivas que querem cursar”, salienta.

No entendimento da coordenadora, a iniciativa de usar a tecnologia é mais uma forma que a unidade escolar encontrou para reafirmar o seu compromisso de oferecer uma educação comprometida com os sonhos de cada jovem protagonista, buscando sempre a inclusão de todos.

Confira o resumo de cada disciplina eletiva

Ma’ma Brasil Tupinambá, mostra tua cara!!      

Leia Também:  Pantanal de MT: com 80% do bioma preservado, turistas buscam belezas da região

O foco da eletiva é ampliar os conhecimentos dos alunos sobre si e o outro, a partir de características culturais de dois povos (indígena e africano) que contribuíram para formação do povo brasileiro. A disciplina eletiva revela sua importância pois busca desenvolver uma reflexão acerca da aplicabilidade da lei 11.645/2008 na escola.

Mãos na Massa

A disciplina pretende mostrar a importância da adoção de hábitos saudáveis desde a infância e adolescência para a vida adulta. Os alunos vão trabalhar com ações que desenvolvam habilidades necessárias para identificar e adotar hábitos que contribuam com a sua qualidade de vida.

#Tô no quadro

A ideia é estimular o aluno a se expressar através da criatividade, pois reler uma obra de arte é, antes de tudo, buscar uma nova interpretação, sem se desviar por completo do original.

Alimentação saudável: Consciência Já!

O objetivo é favorecer a reflexão sobre a importância de bons hábitos alimentares.

Magia das Cores

A disciplina possibilita a aplicação de conceitos e técnicas referentes às práticas experimentais na área de ciências da natureza, através de atividades lúdicas. Neste contexto os alunos irão produzir tintas utilizando materiais encontrado no seu cotidiano.

Jornal online bilíngue

Pretende elaborar um saber interdisciplinar por meio da produção do jornal escolar junto aos estudantes, a fim de que possam ser produtores de conteúdos, valorizando sua própria autonomia.

Fonte: GOV MT

Propaganda

POLÍTICA MT

CGE realiza curso de formação para aprovados no seletivo

Publicados

em


A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) iniciou nesta segunda-feira (28.09) o curso de formação dos servidores aprovados no processo seletivo interno para lotação nas Unidades de Correição, atuação em comissões processantes e como defensores dativos nos órgãos e nas entidades do Governo de Mato Grosso. A capacitação será realizada até dia 9 de outubro, sempre no período vespertino, pela ferramenta online Google Meet.

Nas 40 horas do curso de formação, os participantes receberão instruções sobre a organização, o funcionamento e as atribuições do sistema correcional do Poder Executivo Estadual; as principais falhas que levam à responsabilização de servidores; os sistemas de informação do Estado para fins de obtenção de informações úteis para a apuração disciplinar; o juízo de admissibilidade para efeito de instauração de processo punitivo; a condução de instrumentos alternativos e do processo administrativo disciplinar.

Na abertura da capacitação, o secretário-controlador geral do estado, Emerson Hideki Hayashida, destacou que a realização do seletivo, do curso de formação e de outras capacitações aos servidores que atuam na atividade de Corregedoria visa propiciar mais qualidade e rapidez aos procedimentos disciplinares, da sua instauração à elaboração do relatório final.

Leia Também:  Escolas estaduais superam média do Ideb para séries iniciais

“O que se busca é a eficiência dos processos disciplinares. Nossa meta é reduzir de 800 dias para 120 dias o prazo médio de conclusão dos processos no âmbito do Poder Executivo Estadual, a exemplo das melhorias alcançadas pela Controladoria Geral da União (CGU). É uma meta ousada, mas factível, na medida em que, assim como a CGU, estamos oportunizando capacitações e ferramentas de atuação aos servidores das Unidades de Correição”, comentou o titular da CGE-MT.

A secretária-adjunta de Corregedoria Geral da CGE-MT, Almerinda Alves de Oliveira, observou que o curso de formação busca não somente fornecer instruções teóricas aos participantes, mas também oportunizar a troca de experiências já que parte dos servidores aprovados no seletivo já atuava na área de Corregedoria. “É um momento de fazermos networking, estreitarmos as relações, atualizarmos entendimentos, pois cada processo tem uma história e, na prática, na condução de cada caso, surgem muitas dúvidas”, pontuou.

A expectativa da primeira colocada no seletivo, a servidora Roselane da Silva, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), é de agregar mais conteúdo durante o curso de formação. “Vamos aproveitar este tempo para buscar novos conhecimentos”, destacou ela.

Leia Também:  Todos os municípios de Mato Grosso apresentam risco baixo de contaminação da Covid-19

Os instrutores da capacitação serão os auditores do Estado: Leliane Ferreira, José Benedito do Prado Filho, Sérgio Carvalho, Rogério Estrabis, Renan Zattar, Nilva Rosa e Fernando Vieira.

Concorrência

Foram inscritos no seletivo 320 servidores para concorrer a 96 vagas nas Unidades Setoriais de Correição e 22 vagas no órgão central de correição (CGE-MT); 24 vagas para as Comissões Permanentes de Processo Administrativo Disciplinar, além de formação do cadastro de reserva para defensores dativos e comissões processantes das instituições estaduais onde não há unidade de correição.

A seleção dos candidatos foi realizada em quatro etapas: análise curricular e da síntese de intenção à vaga; entrevistas; prova oral e investigação social. O resultado definitivo da prova oral foi publicado no mês de agosto/2020 no Diário Oficial do Estado.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA