POLÍTICA MT

Avallone entrega moções de aplauso a professores, servidores e alunos da UFMT

Publicados

em


.

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

Avallone entrega moções de aplauso a professores, servidores e alunos da UFMT

Noventa pessoas tiveram seu trabalho na prevenção ao coronavírus reconhecido pela Assembleia Legislativa

O presidente do Observatório Socioeconômico da ALMT, deputado Carlos Avallone (PSDB), participou hoje (11) da cerimônia de entrega dos certificados das Moções de Aplauso aprovadas em plenário para todos os participantes do projeto Álcool Gel da UFMT.

As moções propostas pelo deputado são o reconhecimento do Parlamento estadual ao trabalho de mais de 90 pessoas entre professores, técnicos, estudantes e outros profissionais que produziram 80 mil litros de álcool gel para distribuição nos campi e em hospitais públicos.

A cerimônia realizada no COT da universidade foi conduzida pelo professor Ailton José Terezo, do Departamento de Química da UFMT, que coordenou o trabalho de um grupo formado por outros 15 professores de quatro cursos e 57 alunos de oito cursos de Cuiabá e Várzea Grande, além de cinco técnicos administrativos e doze profissionais no apoio técnico.

Leia Também:  Bombeiros militares realizam prisão em flagrante por crime ambiental

Por meio do departamento de Química, a UFMT também vem ajudando a atestar e garantir a qualidade do álcool 70 doado ao governo pelas usinas associadas ao Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras, Sindácool-MT. O deputado Carlos Avallone homenageou também o reitor Evandro Soares, pelo conjunto das ações desenvolvidas pela UFMT na prevenção e combate à pandemia, que envolveram também a produção de máscaras faciais e outros equipamentos de proteção pelo Departamento de Arquitetura. 

“Este é um momento muito feliz para mim, como ex-aluno desta universidade, poder reconhecer e estimular através do Observatório ações relevantes que fazem a diferença na prevenção e combate à pandemia do coronavírus. A UFMT não foge às suas responsabilidades e concentrou esforços de todo o segmento acadêmico na execução deste projeto de grande importância para toda a comunidade”, disse Avallone.

Criado em março, o Observatório apresenta projetos e faz a interlocução com os outros poderes e a sociedade organizada, nas ações de prevenção e combate ao coronavírus. A parceria entre Parlamento, empresariado e governo do estado resultou em doações do setor produtivo que superam R$ 16 milhões.  O governo estadual foi representado na cerimônia pelo Secretário Adjunto de  Investimentos, Inovação e Sustentabilidade da SEDEC – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Walter Valverde Júnior.

Leia Também:  Sefaz inicia projetos de modernização da gestão fiscal e aperfeiçoamento da administração tributária

Além do presidente, integram o grupo os deputados Ulysses Moraes (PSL), Thiago Silva (MDB), João Batista (Pros), Lúdio Cabral (PT), Paulo Araújo (PP), Elizeu Nascimento (DC), Xuxu Dal Molin (PSC), Dr. Eugênio (PSB) e Faissal Calil (PV). A comissão também reúne entidades como Fiemt, Câmara de Dirigentes Lojistas, Federação do Comércio, Associação Comercial e Associação Mato-grossense dos Municípios.

 

Fonte: ALMT

Propaganda

POLÍTICA MT

Governo garante funcionamento do Centro de Triagem durante todo o mês de outubro

Publicados

em


Em funcionamento desde o dia 22 de julho, o Centro de Triagem Covid-19 continuará prestando atendimento à população durante todo o mês de outubro, com realização de teste do novo coronavírus, consultas e entrega de medicamentos para o tratamento precoce da doença.

Atualmente, Mato Grosso e mais dez estados brasileiros apresentam queda na média de mortes, conforme mostra o balanço do consórcio de veículos de imprensa atualizado na noite desta quinta-feira (01.10).

“Mato Grosso está numa área de estabilidade, mas é importante destacar que temos muitas pessoas passando por aqui e que recebem o diagnóstico positivo para coronavírus, famílias inteiras com a doença. Esses pacientes tem um grande potencial para um quadro de agravamento e consequentemente podem ser hospitalizados. Essa foi nossa preocupação e motivo pelo qual pensamos em estender o atendimento”, explicou Patrícia Dourado, que atua na coordenação da unidade.

Outro importante resultado gerado com ativação do Centro de Triagem foi a redução no número de internação dos pacientes nos leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) dos hospitais da rede estadual de Saúde. Atualmente, não há registros de espera de pessoas ou dificuldades para encontrar leitos. O mais recente Boletim n° 206, divulgando no final da tarde de quarta-feira (30.09), mostra que a taxa de ocupação nos leitos de enfermaria ficou em 29%, com disponibilidade de 625 leitos de enfermarias.  Com relação aos registros de ocupação nas UTIs, os números mostram 59,51% com a disponibilização de 187 leitos vagos.

Leia Também:  Marcelo de Oliveira apresenta relatório de obras à Comissão de Infraestrutura da ALMT

Ainda de acordo com as informações repassadas pela coordenação, a demanda de atendimentos permanece em alta; uma média de 800 pessoas são testadas por dia. Além disso, durante dois meses de funcionamento, a unidade registrou mais de 40 mil atendimentos.

A paciente Maria das Dores de Araújo, moradora do bairro Cidade de Deus, em Várzea Grande, faz parte do grupo de pessoas que procurou a unidade. Com dores no corpo, dor de cabeça, coriza e tosse, ela realizou o teste e o resultado do exame foi positivo. Ela explicou que acredita ter contraído o vírus no trabalho, pois teve contato com o patrão que também está em tratamento contra o coronavírus.

“Eu estou com sintomas, meu resultado deu positivo, fui consultada aqui, recebi medicamento e agora vou ficar em casa para recuperação. Eu tenho certeza que peguei a Covid-19 do meu patrão, ele pegou a doença e está afastado se tratando”, explicou.

Ainda de acordo com as declarações de Maria, o atendimento oferecido pelos profissionais de saúde “é excelente, as meninas são super atenciosas, a médica que realizou minha consulta é um amor de pessoa”.

Leia Também:  Bombeiros militares realizam prisão em flagrante por crime ambiental

A paciente destacou ainda que a ação promovida pelo Governo de Mato Grosso “contribui para evitar que os hospitais fiquem sobrecarregados, pois depois do teste, os pacientes são medicados para o tratamento, evitando assim o agravamento da doença”.

Como funciona o Centro de Triagem

O atendimento no Centro de Triagem funciona de segunda-feira a domingo, das 7h às 17h. São entregues até 800 senhas por dia, sendo 500 emitidas pela internet, através do link: triagem.mt.gov.br, e 400 senhas presenciais, entregues no local, das 6h às 6h45.

A unidade conta com equipe de 20 médicos, que atendem adultos com sintomas leves da Covid-19. Para casos graves do coronavírus, as referências continuam sendo as unidades da Atenção Primária, que regulam pacientes para os Hospitais de Referência no tratamento da Covid-19.

É obrigatório o uso de máscaras de proteção e as equipes do Corpo de Bombeiros monitoram o local para garantir a organização do espaço durante a entrega das senhas.

Serviço

O Centro de Triagem na Arena Pantanal fica localizado na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n – Verdão, em Cuiabá.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA